Guia do ZMA → Benefícios, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Desempenho Físico
ZMA traz inúmeros benefícios a todas as pessoas, sobretudo a praticantes de musculação. Conheça TUDO nesse guia completo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O ZMA contém em sua composição magnésio, vitamina B6 e zinco, é considerado um suplemento eficaz para o desenvolvimento muscular, além de regular as taxas de testosterona no organismo.

O zinco é um mineral essencial por suas propriedades antioxidantes, impulsionando o funcionamento de várias enzimas no organismo. Por isso, é necessário à síntese das proteínas, pois o mecanismo molecular é responsável pela recuperação e crescimento muscular.

Resumo do ZMA
Nome comum:
  • ZMA.
Auxilia em:
  • Melhora a força muscular;
  • Evita a perda de massa muscular;
  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Contribui na recuperação e diminui a fadiga.
Dosagens típicas:
  • 268,3mg;
  • 3000mg.

Por sua vez, o magnésio é também um mineral igualmente importante para várias reações do corpo, como o bom funcionamento do sistema cardiovascular e saúde dos ossos.

O ZMA também pode ser chamado de aspartato de zinco ou magnésio e também é popular por contar com efeito anabólico entre as pessoas. Ou seja, efeito de construir mais músculos por meio das suas substâncias.

O que é?

O ZMA é muito procurado por pessoas que estão acostumadas a fazer exercícios físicos de maior intensidade. Por outro lado, nos últimos anos está ganhando reconhecimento por outras pessoas que buscam benefícios presentes nesta fórmula.

O seu foco principal, é ajudar atletas na melhora da saúde muscular antes, durante e depois de treinos físicos. Mas, não se limita só a isso por conta das suas propriedades naturais e eficazes.

Devido a sua composição, as pessoas que usam o ZMA encontram benefícios e melhorias em todas as partes da saúde, pois ajuda na digestão, fortalece o organismo e melhora a síndrome metabólica.

Como consequência, o corpo fica protegido e saudável diante do que for exposto durante o dia a dia.

O ZMA ainda é usado por indivíduos que buscam melhorar a testosterona, uma vez que age sobre hormônios necessários para esse aumento.

Dessa forma, ele é um ótimo aliado para a saúde de forma geral. Já que promove mais resistência física e um aumento do sistema imune, o que previne o organismo de danos oxidativos.

Para que serve?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a deficiência de zinco e magnésio pode reduzir a produção de testosterona, afetando assim a massa muscular, assim como o crescimento e recuperação das células.

As vitaminas e minerais contidos no suplemento podem representar um papel na perda de peso.

Por exemplo, o zinco faz parte da produção dos hormônios da tireoide, os quais estão diretamente ligados ao metabolismo e a quantidade de calorias queimadas.

Segundo pesquisas feitas na Universidade de Palermo, este elemento ainda auxilia pessoas pré-diabéticas e diabéticas. Quando esse auxílio acontece há a ocorrência de um aumento na resistência à insulina, um dos fatores responsáveis pelo ganho de peso.

Por outro lado, o magnésio desempenha um papel na qualidade do sono, o que se reflete no aumento dos níveis do hormônio do crescimento e consequentemente, atua na recuperação muscular.

Agora, a vitamina B6 tem uma grande função sobre as proteínas ingeridas através dos alimentos, pois, ela ajuda a digerir bem todas as moléculas. Além disso, é usada para o tratamento de doenças envolvendo os ossos como a artrite e a osteoartrite.

Ademais, todas essas substâncias ajudam a:

  • Equilibra o humor;
  • Aumentar a energia;
  • Melhorar a digestão;
  • Melhorar a inflamação;
  • Melhorar as funções musculares;
  • Produzir hormônios cerebrais importantes para o bem-estar.

Portanto, esses 3 elementos são a chave para um sistema imunológico saudável.

Quando esses elementos entram em contato com o corpo humano, é possível notar uma melhora, não só durante as atividades físicas, mas após elas também. Uma vez que é útil na restauração dos músculos depois de feita as atividades.

Dessa forma, é um dos mais buscados quando o assunto é melhoramento físico, isso torna-o uma ótima opção para pessoas que usam os treinos físicos como trabalho, como é o caso dos fisiculturistas.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
ZMA ajuda a emagrecer?

O zma auxilia sim no emagrecimento, pois ele diminui o apetite facilitando o processo da perda de peso.

2
Funciona mesmo?

Sim, funciona. Muitos afirmam ter excelentes resultados após o uso deste produto.

3
Possui contraindicações?

Sim, possui. É contraindicado que gestantes, lactantes, crianças e pessoas com hipersensibilidade consumam o produto.

4
Tem efeitos colaterais?

Os que consomem o zma de forma correta não apresentam nenhum efeito colateral. Porém, com o uso excessivo deste produto, alguns efeitos como diarreia, náuseas e dificuldade para dormir podem aparecer.

Como tomar?

A melhor forma de tomar ZMA é fazê-lo logo antes de dormir e na dose diária total.

O efeito relaxador do magnésio é capaz de melhorar a qualidade do sono e trazer maiores resultados a homens que desejam aumentar sua testosterona. Entretanto, é necessário que seja ingerido a dose correta, caso contrário, trará efeitos reversos para o sono.

Pode-se também tomá-lo junto a outros produtos, com o intuito de obter uma ação sinérgica dos compostos, dependendo dos objetivos, como:

  1. Para aumento de testosterona: ingerir ZMA junto a 600mg de long jack;
  2. Para melhora da imunidade: tomar ZMA junto a 1g de vitamina C logo antes de dormir.

O uso deve ser feito da forma indicada, para que efeitos não esperados não causem problemas para a saúde.

Benefícios

Por se tratar de uma combinação de três elementos essenciais para a saúde, proporciona uma série de benefícios, entre os quais podemos destacar:

#1
Aumenta a produção de testosterona

Os baixos níveis de testosterona no corpo estão associados a uma falta de energia, letargia e até mesmo depressão, ou seja, o ZMA pode ser um grande aliado para aumentar a produção de testosterona no corpo, melhorar o humor, dar mais energia e aumentar a libido.

Diante de diversos estudos, foi comprovado que pessoas que sofrem com a falta de magnésio e zinco no corpo tem sérios problemas na produção de testosterona.

O suplemento ZMA traz em sua fórmula os minerais essenciais que, comprovadamente, agem no aumento dos níveis da testosterona e também no aumento da libido.

Pesquisas mostraram que esse aumento na testosterona acontece em homens que sofrem de deficiência em zinco e magnésio. Entretanto, não há correlação desse fato em indivíduos que apresentam níveis desses hormônios normais.

Nesse sentido, é ótimo para homens que desejam aumentar a testosterona e também a quantidade de zinco e magnésio no organismo de forma saudável.

 

#2
Melhora a recuperação muscular

Quando se trata de recuperação muscular, o zinco, magnésio e vitamina B6 são essenciais para a construção e recuperação celular.

Ou seja, uma das funções do zinco e do magnésio, é promover o aumento da massa muscular.

E por outro lado, a vitamina B6 auxilia na quebra de glicogênio fornecendo mais energia para os músculos.

Só que nem sempre as pessoas conseguem compor esses nutrientes através da alimentação, por isso, acaba sendo necessário o uso de suplementos alimentares para suprir todas as necessidades do organismo.

Com o uso do ZMA para recuperação muscular, os eletrólitos perdidos nos treinos de força, são repostos e não ficam com a quantidade insuficiente para o organismo.

Dessa maneira, a sua ingestão é importante para que a energia, força, resistência e os tecidos do corpo tenham a sua necessidade suprida. Isto favorece o ganho muscular de massa e impede danos graves aos músculos.

 

#3
Melhora a qualidade do sono

Muitos usuários do ZMA relataram que fazer o uso do suplemento antes de dormir melhora a qualidade do sono e se sentem mais descansados ao acordar.

Isso ocorre pois é o período onde a produção de hormônios é maior, e o momento onde os músculos se recuperam e se regeneram.

Ademais, quando auxilia no aumento de energia e testosterona, há, por consequência, um maior desenvolvimento na atividade física. Assim, a pessoa gasta um pouco mais de energia que está acostumada e, por isso, se sente um pouco mais cansada.

Na hora de dormir, o ZMA promove um relaxamento muscular, isto por causa da sua ação sobre o sistema nervoso. Ele ajuda o cérebro a liberar substâncias que promovem uma sensação de relaxamento, o que faz a pessoa dormir.

Consequentemente, isso permite ao corpo receber todos os nutrientes necessários para ajudar na formação dos músculos e maior disposição para os treinos físicos.

 

#4
Auxilia na perda de peso

Segundo estudos, o zinco é um excelente apoiador para o processo de emagrecimento. Em virtude disso, a ingestão em cápsulas do ZMA, pode auxiliar na redução de acúmulos de gorduras trans e gorduras saturadas.

Esse fator positivo só acontece por causa da ação deste mineral sobre o metabolismo. Quando o metabolismo está desequilibrado e com deficiência de zinco, o organismo humano não consegue digerir bem os alimentos consumidos.

Quando isso acontece, a gordura das comidas fica acumulada em pontos estratégicos do corpo, como o abdômen, e isso inclui órgãos, como o coração, o que desfavorece a perda de peso.

Ademais, isso também pode ser aliado ao fato da maior força, energia e resistência física durante as atividades. Esses aumentos auxiliam em uma maior perda de valor energético, o que faz a pessoa queimar mais calorias.

Sendo assim, é muito importante uma suplementação que ajuda a não aglomerar o ganho de massa maléfica para o corpo e ajudar no emagrecimento.

Depoimentos

A seguir, alguns depoimentos de pessoas que aprovam a eficácia do ZMA e indicam o seu uso.

Camila Marques
Alvorada, TO
Olá, eu vi nas minhas redes sociais algumas recomendações desse suplemento alimentar. Comprei para me ajudar a perder peso, como eu já pratico atividades físicas, os seus benefícios me chamaram a atenção. Desde que comecei a tomar ele junto com a minha dieta de nutrição, senti uma perda de peso significativa, como nenhum outro suplemento tinha me ajudado. Eu uso e recomendo para todas as pessoas que buscam por uma perda de peso saudável e eficaz.
João Vitor Teixeira
Bom Jardim, MA
Por conta dos treinos pesados que eu estava fazendo, comecei a sentir algumas dores e o rendimento durante os treinos não estava mais como antes, pois estava ficando muito difícil. Em uma das lojas que faço compras, estava cheio de ofertas e eu vi a descrição deste suplemento. Aproveitei o frete grátis e finalizei a compra. Logo nos primeiros dias eu já percebi uma grande melhora no meu rendimento e as dores começaram a diminuir. Recomendo para todos os meus colegas de academia que precisam de ajuda com isso também.
Carlos Silva
Santa Cruz dos Milagres, PI
Eu recebi um e-mail que tirava todas as minhas dúvidas sobre o ZMA. Adicionei no meu carrinho, aproveitei que não estavam cobrando juros no cartão e comprei. Fiz um tipo de exame para mostrar o meu nível de testosterona e ele aumentou desde que comecei a tomar esse suplemento. No começo, não sabia que ajudava tanto assim, mas os resultados me surpreenderam muito. Ele aumentou ainda mais a minha libido. Gosto muito dos seus benefícios e indico para quem busca por essas melhorias também.
Amanda Gomes
Poranga, CE
Tive um atendimento com um profissional de saúde para me ajudar a tomar esse suplemento da forma correta. Aproveitei que ele estava com desconto e comprei. Por causa da minha rotina, o meu sono estava sendo prejudicado, por isso fui atrás de algo que ajudasse a resolver isso. Nas primeiras semanas, já senti que estava relaxando mais antes de dormir e meu sono começou a durar a noite toda. Hoje em dia, não sofro mais com a qualidade do sono e ainda tenho energia suficiente para fazer todas as atividades do dia sem me cansar tanto. Muito feliz com isso.

Conclusão

Diante dos dados que foram apresentados, fica evidente que o ZMA realmente funciona e garante resultados satisfatórios para a saúde como um todo.

Além de melhorar a saúde muscular e física, ainda desintoxica o organismo, protegendo-o de danos causados indesejáveis.

Ademais, ainda promove uma boa noite de sono, sem prejudicar o desenvolvimento de atividades propostas no dia seguinte.

Por esse motivo, o ZMA se torna um grande aliado de pessoas que buscam por uma maior energia, um maior desempenho físico e uma recuperação saudável após as atividades cotidianas.