Guia da Vitamina E → Para que Serve, Dosagens e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
Conheça os benefícios e veja como tomar Vitamina E para extrair os melhores resultados.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como nozes, abacate, óleos vegetais e germe de trigo, assim como folhas verdes e peixes. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades em obter a quantidade suficiente de vitamina E, sendo necessário assim sua suplementação.

É um antioxidante que está diretamente relacionado ao consumo de gorduras poli-insaturadas, as quais entram na constituição das membranas celulares e das proteínas que transportam as gorduras no sangue.

Resumo da Vitamina E
Nome comum:
  • Vitamina E;
  • Tocoferol.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 100Ui;
  • 400Ui.

A forma mais conhecida e ativa no organismo é o alfa-tocoferol, podendo ser utilizada sob aspecto natural ou sintética. Segundo estudos, a forma natural possui uma maior disponibilidade e assim, é melhor absorvida pelo corpo.

Principais fontes naturais

A Vitamina E possui uma série de benefícios para a saúde. Como vimos acima, ela pode ser encontrada naturalmente em diferentes alimentos da nossa dieta. De acordo com pesquisadores, as principais fontes desta vitamina são:

  • Germes de trigo: 149 mg de vitamina E em 100 gramas;
  • Óleo de girassol: 2,1 mg de vitamina E em 100 gramas;
  • Óleo de avelã: 47 mg de Vitamina E em 100 gramas;
  • Óleo de amêndoa: 39 mg de Vitamina E em 100 gramas;
  • Sementes de girassol: 35 mg de Vitamina E em 100 gramas.

Sendo assim, o consumo pode ser feito através de uma suplementação e/ou através da alimentação. Por ser extraída de óleos essenciais, sementes e nozes, este produto é uma opção 100% vegana, podendo ser consumida por todas as pessoas.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Vitamina E ajuda a engravidar?

Sim, pois com a carência de vitamina E no organismo pode haver diminuição na fertilidade, ou seja, o uso desta vitamina ajuda a estimular a fertilidade.

2
Possui reações adversas?

Não, não foi relatado nenhuma reação adversa com o uso correto do suplemento. Porém, se tomar exageradamente pode ocorrer alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, enjoôs e fraqueza.

3
Gestantes podem tomar?

Podem sim, inclusive essa vitamina é muito importante em diversos aspectos na saúde das mulheres gestantes.

4
A bula é enviada?

Não, por este produto ser manipulado, o envio da bula não é necessário. Porém, disponibilizamos todas as informações sobre a vitamina neste artigo.

5
Vitamina E aumenta a testosterona?

Sim. De acordo com pesquisas realizadas, este nutriente possui a capacidade de aumentar naturalmente os níveis de testosterona, apoiando principalmente a saúde reprodutiva masculina.

6
Engorda ou emagrece?

Sim, de maneira indireta. Segundo pesquisas, esta poderosa vitamina possui ação sinérgica com a Vitamina K, estando associada a produção e manutenção muscular. Desta forma, ela favorece o ganho de massa muscular e, consequentemente, a queima de gordura.

Sendo assim, podemos afirmar que este nutriente possui a capacidade de promover um efeito emagrecedor leve.

7
Onde comprar?

A Vitamina E pode ser encontrada em diferentes farmácias e marcas. Algumas das mais populares são: drogasil, drogaria são paulo, ultrafarma, oficial farma e vitae. Em geral, não existe uma grande diferença entre elas. 

Na realidade, especialistas da área de saúde comumente indicam a suplementação da Vitamina E manipulada, sendo considerada mais eficaz e segura. A DrogaRIO é uma farmácia de manipulação de altíssima qualidade, conhecida por seus preços justos, produtos eficazes e entrega expressa.

Para que serve?

A principal função da vitamina E é sua capacidade antioxidante: ela defende as membranas das células do organismo, neutralizando a ação severa dos radicais livres, principalmente as da pele, retardando seu envelhecimento.

É frequentemente associada à vitamina C e à vitamina A, pois é conhecida por facilitar sua ação ao prevenir sua oxidação.

Desempenha um papel indispensável na prevenção de doenças cardiovasculares, pois contém propriedades imunológicas e anti-inflamatórias. Isso porque protege as hemácias contra as substâncias oxidantes.

Como tomar?

Como já citado anteriormente, a vitamina E é essencial para a saúde do organismo, e nem sempre é possível suprir sua carência através de alimentos, por isso, é necessário uma suplementação.

Os benefícios desta vitamina são diversos, como:

  1. Para melhorar a saúde ao todo: 100Ui, tomados na primeira refeição do dia. Isso já diminui o risco de doenças cardíacas, melhora o sistema imune e inibe os radicais livres, reduz o envelhecimento precoce e previne doenças neurológicas;
  2. Para a saúde dos atletas: 400Ui, tomados junto a primeira refeição, já garante melhora a resistência nos treinos, auxilia no ganho de massa muscular, fortalece os ossos e os músculos e proporciona efeitos estéticos na pele e cabelo.

Vale ressaltar que, antes de tomar qualquer tipo de suplementação, é importante consultar um médico para melhores recomendações de uso, como dosagens e reações adversas.

Combinações

Para maximizar os efeitos benéficos da Vitamina E, é recomendado associá-la a outras substâncias e suplementos alimentares. Nas próximas linhas, acompanhe algumas das principais combinações:

  1. Vitamina E + Vitamina C: Esta poderosa dupla é essencial para combater os radicais livres, aumentando as defesas do organismo e melhorando a aparência da pele e cabelos;
  2. Vitamina E + Zinco + Selênio: Esta combinação possui poderosos efeitos na saúde e beleza. Podemos associar isto a sua poderosa ação antioxidante e fotoprotetora, capazes de prevenir os danos causados por substâncias nocivas e radiação UV;
  3. Vitamina E + Ômega 3: Juntas, essas duas substâncias podem apoiar a saúde cardíaca, prevenindo doenças cardiovasculares, além de proteger a função cerebral, impedindo o envelhecimento precoce e declínio cognitivo.

Benefícios

Em razão de seu poder antioxidante, a vitamina E proporciona inúmeros benefícios à saúde, entre os quais podemos destacar: 

#1
Previne doenças neurológicas

Alguns estudos mostram que a carência de vitamina E pode afetar o funcionamento do sistema nervoso central, sendo recomendável o uso de suplementação.

Por essa razão que é cada vez mais usada na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

No entanto, é importante seguir as recomendações médicas para prescrever a dosagem mais indicada para cada caso específico.

#2
Melhora o sistema imunológico

A vitamina E revigora o sistema imunológico, estimula o processo de defesa celular e é um antioxidante poderoso, favorecendo a resposta imunológica.

Ao combater os radicais livres, fortalece as defesas do organismo contra as mais variadas doenças.

Pesquisadores descobriram, particularmente em idosos, uma correlação entre a falta de vitamina E e uma maior vulnerabilidade à infecções.

#3
Melhora a saúde da pele e cabelo

Uma das principais funções da vitamina E é proteger o organismo dos efeitos dos radicais livres, sendo conhecida como antioxidante natural.

Ao combater os radicais livres, protege as células do organismo contra os efeitos do envelhecimento da pele. Assim, faz parte geralmente da composição de produtos anti-idade.

Essa propriedade antioxidante permite também agir sobre o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

#4
Apoia a saúde cardíaca

Estudos indicam que a suplementação desta substância pode favorecer a saúde cardíaca, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto e doença coronariana.

Podemos associar isto a sua poderosa ação antioxidantes, capaz de reduzir a peroxidação lipídica, reduzir os níveis de colesterol ruim e combater substâncias nocivas.

Outras formas

Como vimos até aqui, a suplementação da Vitamina E vem se tornando cada vez mais comum. Mas, você sabia que este poderoso nutriente pode ser encontrado em outras formas?

Algumas pessoas optam pelo seu uso como:

  • Goma;
  • Líquido (ampolas);
  • Cremes e géis tópicos;
  • Injetável.

No entanto, especialistas indicam que os efeitos são mais eficazes e seguros quando suplementados por cápsulas manipuladas.

Depoimentos

Acompanhe agora alguns comentários positivos feitos por internautas satisfeitos com a suplementação.

Bruna Viana
Cacoal, RO
Uma amiga me indicou o consumo da Vitamina E para melhorar a aparência dos meus cabelos e pele e os resultados me surpreenderam. Alḿe de combater a queda, esse cabelo dá força aos fios e promove um aspecto mais jovem e saudável para a pele. Vale muito a pena, indico para todas as mulheres.
Viviane Dias
São Francisco, MG
A Vitamina E me ajudou a ter mais saúde e qualidade de vida. Em poucos dias, pude notar uma melhora impressionante em minha imunidade e aparência. Nunca mais fiquei doente! Realmente este produto vale muito a pena. Além disso, minha pele e meus cabelos ficaram mais saudáveis do que nunca.

Conclusão

A Vitamina E possui diversos benefícios para a saúde. De acordo com especialistas, ela é essencial para suportar o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo e protegendo contra patógenos. 

Além disso, possui poderosos efeitos sobre a beleza da pele e cabelos, tornando-os mais fortes, saudáveis e resistentes. Ainda mais, pode garantir mais proteção para o cérebro e o coração. 

Sejam quais forem suas necessidades, esta vitamina pode ser sua grande aliada. Gostou deste artigo? Acompanhe mais conteúdos como este nesse site. Aqui, encontrará uma série de produtos que, como a Vitamina E, podem garantir mais saúde e qualidade de vida.