Guia da Vitamina B5 → O que é, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Nutrição e bem-estar
Veja como tomar Vitamina B5 e extrair benefícios máximos para sua saúde com a suplementação dessa vitamina importantíssima.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A vitamina B5, ou ácido pantotênico, é uma vitamina hidrossolúvel assim como todas as vitaminas do grupo B, isto é, solúvel em água. Seu nome tem origem na palavra grega “pantos”, que significa por todo lugar, uma vez que ela está presente de fato em todos os alimentos.

É uma vitamina essencial que não é produzida nem armazenada pelo organismo. Por isso que é fundamental consumir alimentos ricos em vitamina B5 para o bom funcionamento do metabolismo.

Portanto, atua no metabolismo de diferentes nutrientes energéticos, como açúcares, lipídios e aminoácidos.

Embora uma deficiência dessa vitamina seja raro, é necessário obtê-la através de uma alimentação variada e equilibrada. E quando isso não é possível, recomenda-se o uso de suplementos.

Resumo da Vitamina B5
Nomes comuns:
  • Vitamina B5;
  • Ácido pantoténico;
  • Ácido pantotênico;
  • Pantotenato.
Auxilia em:
  • Promove a renovação celular;
  • Melhora a função da berreira cutânea;
  • Favorece a redução do colesterol ruim;
  • Diminui a produção de cortisol.
Dosagens típicas:
  • 400mg;
  • 500mg;

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
A bula é disponibilizada?

Não, pelo fato dos nossos produtos serem manipulados, não enviamos a bula. Porém, todas as informações sobre o produto estão disponíveis neste site.

2
Auxilia no emagrecimento?

Sim, a vitamina B5 é muito importante no processo de emagrecimento, pois ela age sobre os ácidos graxos e sobre as gorduras, convertendo-as em fontes de energia para que o corpo possa gastar.

3
Possui efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais deste produto só aparecem quando há um excesso no uso, e alguns deles são diarreia e náuseas, além disso, em casos mais graves pode ocasionar alergias e coceiras.

4
Ajuda a dimunuir a queda de cabelos?

Sim, este produto, além de ajudar a reduzir a queda de cabelos, também fortalece os folículos e células capilares, deixando o cabelo mais resistente.

Para que serve?

Primeiramente, é uma vitamina necessária ao funcionamento correto do metabolismo energético, principalmente no que se refere ao metabolismo dos nutrientes.

Assim que a vitamina B5 entra no corpo, se transforma em coenzima A, a qual tem uma ação direta no sistema nervoso, assim como nas glândulas suprarrenais. Com base daí que se origina o termo “vitamina anti-estresse”.

Também apresenta um papel importante na síntese dos hormônios, e consequentemente, tem a capacidade de sintetizar ao mesmo tempo os hormônios que geram o estresse, assim como os hormônios sexuais.

Como tomar?

Como qualquer suplemento, a dosagem varia de indivíduo para indivíduo e de acordo com a faixa etária. No entanto, é importante estar atento nas orientações a seguir:

  1. Recomenda-se tomar 1 cápsula no almoço ou de acordo com a orientação do profissional de saúde;
  2. Embora sejam raros casos de superdosagem, é importante observar efeitos adversos;
  3. É aconselhável seguir as dosagens conforme a faixa etária e sexo;
  4. A suplementação é sugerida em casos de deficiência;
  5. Grávidas, lactantes, idosos e menores de 18 anos só podem tomar sob supervisão médica.

Benefícios

É um suplemento que proporciona muitos benefícios à saúde, entre os quais podemos destacar:

#1
Reduz estresse, ansiedade e depressão

Muitos estudos mostram que uma deficiência em vitamina B5 diminui a produção de cortisol, um hormônio particularmente importante para gerenciar o estresse.

Consequentemente, o estresse pode levar à ansiedade e em casos mais graves à depressão.

Assim, a vitamina B5 é benéfica ao bom funcionamento do cérebro, pois participa da produção de hormônios anti-estresse, e ao equilibrar o sistema nervoso, reduz a ansiedade e depressão.

#2
Auxilia a saúde do coração

Estudos comprovam que o colesterol ruim ao nível das artérias constitui um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

A vitamina B5 favorece a redução dos níveis do colesterol ruim e dos triglicerídeos, por sua vez, auxilia a saúde do coração.

Isso ocorre pois a vitamina B5 permite aumentar os níveis da coenzima A, a qual contribui para inibir outras enzimas que intervêm na síntese dos triglicerídeos e no metabolismo de lipoproteínas .

#3
Melhora a pele e cabelo

A vitamina B5 age nos processos de reparação dos tecidos e crescimento. É conhecida por suas propriedades regeneradoras para pele, unhas e cabelo.

É essencial para manter a saúde da pele, pois estimula a renovação das células, a produção de colágeno, além de seu papel na pigmentação do cabelo.

Ela representa também um papel importante no processo de cicatrização da pele em casos de lesão, além de reduzir o surgimento de acne e manchas.