Guia do Unha de Gato → Benefícios, Para que Serve e Dosagens

Nutrição e bem-estar
Unha de Gato é um suplemento alimentar essencial para melhorar nossa imunidade, reduzir a retenção de líquidos e combater agentes nocivos. Para entender mais sobre suas atuações, acompanhe este artigo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A Uncaria tomentosa é uma erva trepadeira tropical, nativa da América do Sul e Central, popularmente conhecida como Unha de Gato, graças aos seus espinhos em forma de gancho, que lembra as garras desse felino.

Sua casca e sua raiz são usadas há séculos pela medicina nativa dessa região como remédio natural para diversas doenças e inflamações. Hoje seu uso também vem se tornando popular na forma de suplemento.

Ela tem inúmeros benefícios, entre os principais é o reforço do sistema imunológico. Além disso, contém propriedades antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e impede os danos oxidativos que eles causam nas células e nos tecidos, também pode aumentar os níveis de energia e propõe ação anticoagulante.

Resumo do Unha de Gato
Nomes comuns:
  • Unha de Gato;
  • Rangaya;
  • Bejuco de água;
  • Garabato Amarillo.
Auxilia em:
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Combate os radicais livres;
  • Trata a artrite e osteoartrite;
  • Aumenta a resistência e os níveis de energia.
Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 500mg.

Para que serve?

Como vimos, a Unha de Gato é utilizada a séculos pela medicina alternativa, graças a seus diferentes benefícios. Entre um de seus principais, está sua ação imunoestimulante, que promove a todo o organismo mais saúde.

Isso lhe confere a habilidade de combater infecções, inflamações e doenças virais, defendendo o organismos de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias.

Podemos associar essa ação a seus alcalóides, que estimulam as células de defesa dos organismos em sua fagocitose (um dos principais mecanismos usados para remover patógenos e restos celulares).

Por conter flavonoides e antioxidantes, a unha de gato apresenta ação anti-inflamatória, principalmente para tratar problemas como artrite e osteoartrite.

Esses antioxidantes também são responsáveis pela proteção das células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Estudos ainda indicam que esse produto pode melhorar a resistência e aumentar os níveis de energia.

Além disso, age como anticoagulante, aumentando a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial e evitando possíveis coágulos, o que evita problemas cardíacos e condições como AVC.

Como tomar?

Para garantir os melhores resultados e a sua segurança, é essencial seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens indicadas.

Recomenda-se uma cápsula, duas a três vezes ao dia. As dosagens podem variar entre 250 e 500mg.

A superdosagem desse produto pode causar efeitos indesejados como:

  1. Prisão de ventre;
  2. Náuseas;
  3. Diarreia.

Seu uso não é recomendado para gestantes, lactantes, pessoas alérgicas a alguma substância contida na fórmula e pessoas com doenças autoimunes.

Benefícios

A unha de gato é um composto natural usado há séculos como um medicamento tradicional. Hoje, é muito conhecida como suplemento devido aos seus benefícios à saúde, como:

#1
Estimulante do sistema imunológico

A unha de gato é um composto excelente para apoiar o sistema imunológico do organismo, ajudando a combater infecções e outros problemas de forma eficaz.

Pesquisadores concluíram que o uso deste composto aumenta o número de leucócitos, muito conhecido por glóbulos brancos, que atuam em prol da defesa do organismo

Sendo assim, o suplemento aumenta a resposta imune do corpo e acalma o sistema imunológico hiperativo, que é uma condição oposta, pois ele ataca as células saudáveis do organismo, causando doenças autoimunes e inflamações.

Portanto, com os efeitos anti-inflamatórios e analgésicos presentes no composto, a unha de gato proporciona o aumento da imunidade, defendendo o organismo contra doenças infecciosas e autoimunes.

#2
Alivia os sintomas da osteoartrite e artrite

A osteoartrite é uma doença crônica que desgasta o tecido flexível presente nas extremidades dos ossos. Ou seja, danifica a cartilagem articular e os tecidos circundantes, causando dor, rigidez e até mesmo a perda da função.

Já a artrite é uma doença autoimune que causa inflamação nas articulações e que pode piorar com a idade, podendo causar desgaste articular, infecções e outras doenças, atacando o coração e os pulmões, por exemplo. 

Sendo assim, devido aos efeitos anti-inflamatórios presentes no composto unha de gato, alivia os sintomas da osteoartrite e da artrite. 

Isso ocorre porque o composto é rico em flavonoides e tem grandes propriedades antioxidantes, que aliviam os efeitos da inflamação no organismo.

#3
Reduz a pressão arterial

A pressão alta é um dos grandes perigos à saúde, podendo levar a grandes problemas cardíacos e ataques, como infarto e AVC.

No entanto, na composição do composto unha de gato, encontram-se presentes alcaloides tetracíclicos e indólicos, são excelentes vasodilatadores que levam a redução da pressão arterial, além de ser um grande aliado da hipertensão.

Ainda, por conta dos seus efeitos anti-inflamatórios e suas demais propriedades, além de reduzir a pressão arterial, ajuda estimular os vasos sanguíneos a produzirem óxido nítrico, auxiliando no relaxamento e dilatação do mesmo.

Dessa forma, estudos afirmam que as substâncias presentes no composto unha de gato reduzem a pressão arterial, além de ajudar no fluxo sanguíneo.