Guia do Tribulus Terrestris → Benefícios, Para que Serve e Como Tomar

Desempenho Físico
Garanta seu Tribulus Terrestris e melhore sua vida sexual, além de obter outros benefícios para sua saúde. Conheça tudo neste artigo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O tribulus terrestris é utilizado há séculos na medicina ayurvédica e na medicina asiática especialmente para tratar a infertilidade e disfunção erétil, tanto em homens quanto em mulheres, assim como para combater doenças renais, do fígado e do sistema urinário.

Tem sido muito utilizado há muito tempo na Europa no tratamento de impotência sexual e auxilia homens e mulheres a aumentar o impulsos e desempenho sexuais.

Isso se deve ao fato de agir na produção do hormônio luteinizante e aumentar os níveis de testosterona no organismo sem prejudicá-lo.

Resumo do Tribulus Terrestris
Nome comum:
  • Tribulus Terrestris;
  • Cruz de Malta.
Auxilia em:
  • Ação afrodisíaca;
  • Trata impotência sexual;
  • Reduz os sintomas da menopausa;
  • Melhora a fertilidade.
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Nos anos 80, os benefícios da planta começaram a despertar o interesse dos cientistas, onde foi demonstrado sua ação para melhorar a libido, assim como melhores desempenhos físicos, maior resistência e ganho muscular entre atletas.

Em geral, utiliza-se o conjunto da planta, mas é nos seus frutos que se encontra a mais alta centralização de seus compostos ativos, as saponinas.

Porém, contém ainda flavonoides, alcaloides, proteínas, vitamina C, minerais, etc, que produzem outras substâncias que ajudam a ação do Tribulus no organismo.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui reações adversas?

Sim, este produto apresenta reações adversas caso seja consumido exageradamente, como problemas para dormir e dor no estômago.

2
Tribulus Terrestris engorda?

Este produto não engorda, mas estudos afirmaram que ele causa um aumento de massa muscular, como nos níveis de testosterona, que dá a sensação de aumento de peso.

3
Funciona mesmo?

Sim, funciona mesmo. Vários estudos comprovaram a eficácia deste produto por meio de inúmeros testes.

4
Quanto tempo para fazer efeito?

Alguns estudos provaram que este produto demora cerca de 5 a 28 dias para começar a fazer efeito no organismo.

5
Qual é a sua composição?

O Tribulus Terrestris é composto por:

  • Saponinas, como protodioscina e protogracillina;
  • Flavonóides, como quercetina, canferol e isoramnetina.

Para que serve?

Embora seja mais conhecida por conta de seus benefícios sobre a libido, apresenta muitos outros benefícios à saúde. Tem uma ação para crescer a resistência e a recuperação física, além de ajudar a equilibrar o sistema nervoso.

Dessa maneira, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse, a agitação, as oscilações do humor, alivia os sintomas da depressão, enfim, contribui imensamente para o bem-estar mental.

O tribulus é um anabolizante natural, ou seja, favorece a construção dos tecidos e ganho de massa muscular. É justamente por isso que é apreciado por esportistas e adeptos da musculação.

O Tribulus Terrestris tem a capacidade de aumentar o nível de testosterona no organismo, isso ajuda o corpo a ganhar mais massa magra, que acaba substituindo a massa de gordura.

Isso favorece o aumento da força muscular, o que ajuda nos treinos, trazendo como resultado indireto a perda de peso, uma vez que a pessoa sente menos fraqueza muscular e mais disposição para exercícios físicos.

No caso das mulheres, esse suplemento também pode ser utilizado como forma de estimulante sexual e também para aliviar os sintomas pós menopausa, segundo estudos, uma vez que promove o aumento dos níveis hormonais.

Ainda mais, alivia os sintomas da TPM e melhora o humor, podendo ser usado para tratar o estresse causado no dia a dia.

Além de proporcionar o ganho de massa magra, ainda ajuda a reduzir o inchaço do corpo, pois apresenta uma ação diurética, ajudando na retenção de líquidos acumulados no organismo.

Pessoas que buscam esse suplemento para a perda de peso, é válido dizer que ele age apenas de forma indireta, pois o seu foco não é esse. Mas, com atividades físicas, alimentação balanceada, pode-se perder algum peso, pois ele ajuda no desempenho físico.

Como tomar?

Tribulus terrestris é um medicamento potente com inúmeros benefícios à saúde, por isso, é importante seguir as dosagens corretas para cada necessidade, como:

  1. Para reduzir os níveis de glicose no sangue: a dose recomendada é tomar 1000mg por dia;
  2. Para melhorar o desempenho sexual: as doses recomendadas são entre 250mg à 1500mg por dia;
  3. Para melhorar a fertilidade: tomar 500mg de Tribulus Terrestris + 500mg de Maca Peruana.

Vale lembrar que essas dosagens dessa suplementação são em forma de cápsulas e devem ser respeitadas para resultados satisfatórios.

É importante antes de iniciar o uso do suplemento consultar um médico para melhores orientações sobre dosagens e reações adversas do produto.

Além disso, é essencial manter este suplemento em temperatura ambiente e ter um controle sobre o seu uso, para que você obtenha o resultado desejado.

Benefícios

É uma planta medicinal conhecida há séculos por seus efeitos benéficos à saúde, entre os quais podemos destacar:

#1
Reduz a pressão arterial

Um dos benefícios está relacionado à redução da pressão arterial, pois ajuda a mantê-la em níveis saudáveis.

Por conta de um de seus compostos, a protodioscina, há uma estimulação em uma outra substância chamada de óxido nítrico, que é responsável por causar um efeito vasodilatador, assim a pressão arterial circula com mais facilidade.

Além de proteger de doenças cardiovasculares, ajuda a fluidificar o fluxo  sanguíneo, assim como tem uma influência na pressão arterial.

Ou seja, protege o coração e, ao diminuir a pressão, mantém a função cardíaca em seu funcionamento normal. 

#2
Aumenta a libido

Tanto em homens quanto em mulheres, o tribulus é um aliado da libido e da atividade sexual.

Desta forma, melhora o desempenho sexual, favorece, estimula o desejo e proporciona o aumento da libido.

Essa propriedade é devido à ação sobre os hormônios envolvidos na sexualidade, onde as saponinas ajudam a balancear a produção de testosterona em homens e estrogênio em mulheres.

Logo, esses dois hormônios estão diretamente ligados à libido, ao desejo sexual e à energia. É por isso que níveis baixos de testosterona e estrogênio podem provocar uma diminuição da libido.

Não o bastante, estudos indicam que este hormônio pode auxiliar no tratamento da disfunção erétil, condição em que há a incapacidade de ter ou manter ereções, melhorando o desempenho sexual.

#3
Melhora a fertilidade

Diversos estudos mostram que pode tratar problemas de infertilidade e de disfunção sexual em homens, pois é considerada uma planta fitomoduladora, isto é, seu consumo induz a uma ou mais alterações hormonais.

Isso porque permite expandir a quantidade de espermas em indivíduos com hipotrofia dos testículos. A quantidade assim como a mobilidade dos espermatozoides aumentou de forma significativa em indivíduos que não os produziam suficientemente.

Por outro lado, observou-se que, a planta reduziu os níveis de colesterol, o que se refletiu em um acréscimo da testosterona. No entanto, em homens saudáveis, o tribulus não exerce nenhuma dessas ações.

Em mulheres, os compostos do Tribulus Terrestris auxiliam na melhoria da ovulação. Dessa maneira, o casal que deseja ter filhos pode fazer uso, pois tanto o homem como a mulher terão melhorias em fenômenos sexuais que ajudam na melhora da fertilidade.

#4
Aumenta a imunidade

Como já citado anteriormente, a composição desse suplemento apresenta também os flavonóides, isso significa que possui uma grande quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios.

Sendo assim, o Tribulus Terrestris pode combater a oxidação causada pelos radicais livres nas células, protegendo diferentes sistemas, inclusive o imunológico.

Esse sistema é extremamente sensível ao estresse oxidativo, por combater esses danos, possui a capacidade de fortalecer o sistema imune, pois suas propriedades protegem o organismo contra doenças causadas por agentes invasivos.

Ademais, ainda há relatos de pessoas que sentiram uma redução em dores, uma vez que esse suplemento também conta com ação anestésica.

#5
Atua no controle de triglicerídeos

Os triglicerídeos são as principais gorduras presentes no organismo, eles servem como uma reserva de energia e são obtidos através de certos alimentos. Por outro lado, quando estão em níveis acima do normal acabam trazendo riscos à saúde.

Um dos principais riscos está relacionado à saúde cardiovascular, visto que o acúmulo de gordura traz muitos malefícios para o coração.

Além disso, ter os níveis de triglicerídeos altos significa que o seu corpo não está queimando as calorias necessárias de todos os alimentos, o que traz também problemas como diabetes, doenças hepáticas e problemas na tireóide.

Dessa forma, manter os níveis de triglicerídeos normais, é de extrema importância para a saúde de todo o organismo, mantendo a preservação de diversas doenças.

#6
Melhora o desempenho físico

Além dos benefícios mencionados acima, esse suplemento também ajuda no desempenho físico de pessoas que buscam por isso.

Uma vez que o aumento da testosterona que ele causa, ajuda o organismo a ter mais resistência, força, disposição, potência, capacidade de fôlego durante a atividade, além de te manter motivado para permanecer fisicamente ativo.

Dessa forma, as pessoas que estão acostumadas com treinos e buscam ter uma melhor performance utilizam o Tribulus Terrestris, pois mantém o nível de testosterona alto para manter uma boa atividade física.

Outrossim, este hormônio também tem efeito anabólico, ligando-se a uma proteína receptora conhecida como receptor de andrógeno, que sinaliza para células musculares a ativação do aumento da massa muscular magra.

Sendo assim, sua suplementação é muito procurada por fisiculturistas e atletas de musculação, podendo ajudar na hipertrofia muscular, aumentando o resultados dos treinos de musculação.

A melhora do desempenho físico e aumento da massa muscular pode favorecer o processo de emagrecimento, aumentando o gasto calórico e a queima de tecido adiposo.

Efeitos Colaterais

Mesmo se tratando de um composto natural, o Tribulus Terrestris pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas.

Há relatos de pessoas que tiveram insônia, agitação, dificuldade em concentração, dores de estômago, diarreia, náuseas e vômitos.

Além disso, a superdosagem e pessoas que são alérgicas a algum composto podem apresentar um efeito reverso.

Nas mulheres, o uso do Tribulus Terrestris pode causar a alteração no ciclo menstrual, porém não há relação de que ele interfere nos efeitos dos anticoncepcionais.

Por isso, recomenda-se uma orientação médica antes do uso e, em casos de efeito contrário, o produto recomenda-se descontinuar a suplementação.

Sem contar que, não pode ser utilizado por mulheres grávidas, que estejam amamentando e pessoas com problemas cardíacos.

Conclusão

A composição Tribulus Terrestris oferece uma série de benefícios para melhorar a função sexual de homens e de mulheres.

Entretanto, oferece diversos fatores positivos para o organismo, mantendo o bem-estar e o bom funcionamento do corpo.

Dessa forma, essa suplementação é muito importante para quem deseja além de aumentar o desempenho sexual, melhorar os sistemas do organismo, garantindo maior saúde a todos.

Pessoas que procuram por algo natural e que traga benefícios para todo o corpo, o Tribulus Terrestris é uma ótima opção.

Depoimentos

Veja o que algumas pessoas disseram sobre esse produto:

Roberto Garcia
São José dos Campos, SP
Eu estava a procura de algo natural que ajudasse a melhorar a minha função sexual, foi então que achei o Tribulus terrestres em uma farmácia de compras com custo a vista muito bom e sem juros no cartão. Esse suplemento me ajudou muito, não sofro mais com problemas sexuais e meu desempenho ficou muito melhor. Recomendo para todos que buscam por isso também.
Priscila Rocha
São Paulo, SP
A fase da menopausa chegou para mim e parecia que nada ajudava a reduzir os sintomas que eu estava sentindo. Foi aí que uma amiga minha me mandou um e-mail me indicando esse suplemento. Ele está me ajudando muito a reduzir esses sintomas, principalmente o calor descontrolado. Indiquei para outras amigas e está sendo um sucesso.
André Borges
Santo André, SP
Eu já pratico atividades físicas há algum tempo, mas queria algo que me ajudasse a melhorar mais o meu desempenho físico e aumentasse a minha massa magra. Fiz uma avaliação com o meu personal trainer e ele me recomendou esse suplemento. Consegui achar em um site muito recomendado, com garantia de diversos outros produtos e preços muito bons. Hoje em dia ganhei a massa que eu queria, me sinto muito melhor com o meu corpo e minha saúde está ótima.
Kátia Lima
Ribeirão Preto
Já tinha visto esse suplemento e adicionado no meu carrinho em um lugar que já estou acostumada a comprar. Algumas amigas minha me indicaram para ajudar a aumentar a minha libido e efetuei a minha compra e não precisei pagar frete. Eu não tinha ideia que era tão bom, ele me ajudou muito e melhorou bastante o meu desejo sexual, me sinto muito melhor atualmente.