Guia da Taurina → O que é, Benefícios e Para que Serve

Cérebro
A Taurina é um aminoácido muito popular por exercer um papel essencial no corpo. Ela é muito utilizada como um suplemento natural energético, principalmente por atletas e pessoas que buscam aumentar o rendimento nos estudos e/ou no trabalho. Confira!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A taurina é um aminoácido vastamente presente no corpo humano e com funções distintas.

Na atualidade, seu consumo está a serviço daqueles que buscam maior desempenho físico, maior detoxificação e efeitos cerebrais ansiolíticos. Mas, seus efeitos são muito mais amplos do que isto.

Segundo pesquisas, seu consumo pode reduzir os sintomas da ansiedade, aumentar as defesas do organismo, melhorar a saúde cardiovascular, combater condições crônicas e muito mais.

Para conhecer melhor suas funções, acompanhe a leitura do artigo a seguir e veja os principais benefícios, mecanismos de ação e informações de uso deste produto.

O que é?

A taurina é um ácido 2 aminoetanossulfónico (aminoácido) gerado naturalmente pelo nosso corpo, sintetizados no fígado e no cérebro, a partir da metionina, cisteína e  vitamina B6, e que está presente em diferentes órgãos, como o coração, cérebro, olhos, músculos e ossos.

Além disso, é encontrada em diferentes alimentos de origem animal como frutos do mar, aves, carne bovina e derivados de laticínios. Atualmente, é comum vê-la como suplemento alimentar e em bebidas energéticas com cafeína, uma vez que possui efeito sinergístico com a cafeína.

Resumo do Taurina
Nome comum:
  • Taurina
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 1000mg.

Ela possui a capacidade de nutrir os tecidos cerebrais, estimular o coração e melhorar a saúde ocular. Seus efeitos devem-se ao aumento de gaba cerebral e uma melhor adaptação do corpo a entrada e saída de substâncias nas células, regulando a ação das membranas celulares.

É buscada por muitos para aumentar o desempenho físico e reduzir a perda de massa muscular, uma vez que ajuda na hidratação das células musculares.

Também reduz a ansiedade a partir de sua ação no aumento do neurotransmissor gaba no cérebro humano. Ademais, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de combater diferentes substâncias nocivas para o organismo.

Para que serve?

Taurina pode servir para distintos objetivos. Há aqueles que a utilizam para estudar ou realizar tarefas nas quais normalmente ficam ansiosas, há também aqueles que a buscam para uma maior performance em exercícios.

É importante dizer que as doses toleradas são altíssimas, não apresentando toxicidade até 1000mg por kg corporal. Ou seja, uma pessoa de 70kg pode consumir até 70 gramas de taurina diariamente sem apresentar qualquer sinal de intoxicação ou efeito colateral.

Ela está presente em muitos energéticos cafeinados porque dissipa o efeito gerador de ansiedade da cafeína em altas doses.

É comum que pessoas que consomem excessivamente cafeína fiquem "enérgicas" porém desatentas, e é aí que a taurina entra: mantendo os altos níveis de energia e reduzindo os efeitos da desatenção gerados pelo excesso de cafeína.

Ela também reduz o glutamato por aumentar o gaba, deixando o cérebro menos excitado e protegendo os neurônios da ação excessiva deste neurotransmissor.

Funciona mesmo?

Sim! Para comprovar todos os efeitos mencionados acima, foram realizadas diversas pesquisas e estudos de longa duração, visando descobrir a eficácia, qualidade e segurança deste produto.  Por conta disso, seu consumo é indicado por especialistas de saúde.

Além disso, é comum encontrar depoimentos de pacientes e atletas que testaram o consumo da taurina e aprovaram seus efeitos positivos no organismo, como veremos ao decorrer deste artigo.

Perguntas frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes feitas pelos compradores da Taurina, estarei respondendo algumas delas. Acompanhe:

1
Taurina emagrece?

A taurina não emagrece, ela tem como objetivos reduzir o glutamato e promover uma maior hidratação celular.

No entanto, por reduzir a ansiedade, ela pode ajudar em compulsões alimentares.

2
Existem contraindicações?

Este produto é um aminoácido que já está presente em nossa alimentação, portanto, pode ser consumido sem nenhuma contraindicação.

3
Tem bula?

A taurina é um composto manipulado, por isso, não é necessário o envio da bula. Porém, algumas franquias enviam junto ao produto um informativo que contém dicas de uso.

4
Ajuda diminuir a ansiedade?

Sim, a taurina diminui a ansiedade pois ela aumenta o ransmissor químico GABA, que age como um calmante, reduzindo a ansiedade.

5
Possui efeitos colaterais?

O consumo deste suplemento é comumente seguro. Entretanto, altas doses de taurina podem levar a  alguns sintomas, como dor de cabeça, diarreia ou dor no estômago.

Como tomar

As dosagens recomendadas de taurina variam de 500mg a até 2.000mg diárias, divididas em uma a duas administrações todos os dias.

Para benefícios cerebrais, recomenda-se uma dose de 500mg a cada 4 ou 6 horas, dependendo das necessidades de foco e concentração.

Para benefícios sistêmicos em treinos, recomenda-se uma tomada diária de cerca de 1.000mg cerca de 1 a 2h antes da atividade física.

Recomenda-se também algumas ações adicionais para colher os melhores benefícios da taurina:

  • Caso o objetivo seja maior concentração, pequenas doses de cafeína ou teacrina podem ser ingeridas em conjunto;
  • Caso você deseje maior vasodilatação e recuperação, pode-se associar citrulina ou arginina, que são extremamente sinergísticas;
  • Para um efeito ansiolítico mais forte, pode-se modular o cortisol com o uso de adaptógenos, como ashwagandha ou rhodiola rosea.

ATENÇÃO!

Assim como todos os produtos, é essencial seguir todas as orientações de uso e dosagens impostos pelo fabricante e/ou nutricionista. Além disso, o atendimento adequado de um profissional da saúde pode te ajudar a tirar dúvidas e estabelecer a quantidade necessária para suas condições.

Benefícios

Por tratar-se de um aminoácido com diferentes funções, a taurina traz diferentes benefícios, trazendo uma vasta gama de possibilidades para aqueles que fazem seu uso.

Veja abaixo as principais utilidades deste composto:

#1
Maior hidratação celular

Por ajudar no transporte de nutrientes e nas membranas celulares, essa maior hidratação celular permite maior tolerância a altas cargas de exercícios físicos.

Um tecido muscular mais bem hidratado é capaz de suportar maiores cargas, maiores intensidades e se recuperar de forma mais rápida. Isso auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo também o envelhecimento celular.

Sua via de ação é dada através de ação diretamente na membrana celular, assim como na produção de óxido nítrico, que favorece vasodilatação. Esta, por conseguinte, é capaz de nutrir melhor as células.

 

#2
Redução do glutamato

A taurina fornece uma ação neuroprotetora uma vez que reduz os níveis de glutamato e aumenta o gaba.

Enquanto o glutamato é um neurotransmissor lesivo, que, embora atue na memorização de conteúdos no cérebro, em excesso é capaz de matar neurônios e atuar como um agente estressante no sistema nervoso central, o gaba é um neurotransmissor relaxante, que reduz a ansiedade.

A taurina ajuda na regulação do balanço entre glutamato e gaba, reduzindo a ansiedade sem prejudicar nos níveis de energia.

 

#3
Proteção cardíaca

Por atuar aumentando o óxido nítrico, a taurina tende a regular a pressão arterial e expor o coração a menos estresse.

Nota-se uma redução da pressão, vasos mais dilatados e, por consequência, isto traz benefícios a saúde cardíaca.

Alguns estudos mostram também redução da glicose circulante, o que a longo prazo também preserva a saúde cardiovascular.

 

#4
Melhora a imunidade

O consumo da Taurina está associado à melhora das defesas do organismo contra patógenos como os fungos, vírus e bactérias. Segundo pesquisas, este poderoso aminoácido possui a capacidade de modular as células T, principais células de defesa do sistema imunológico.

Além disso, tem poder anti-inflamatório, importante para reduzir a presença de neutrófilos, um tipo de leucócitos presente no sangue que se prolifera durante o processo de inflamação.

Por fim, conta com ação antioxidante essencial para combater o estresse oxidativo (danos celulares) causados pelos radicais livres, no qual este sistema é extremamente sensível. Sendo assim, pode modular, proteger e estimular a imunidade.

 

#5
Normalização da glicemia

A suplementação deste produto também pode melhorar os marcadores do diabetes. Evidências apontam que a taurina possui efeitos positivos sobre o metabolismo da glicose e gordura, auxiliando no controle do açúcar no sangue.

Além disso, pode reduzir a resistência à insulina, um hormônio essencial para o controle da glicemia.

Por conta disso, aumentar sua ingestão pode auxiliar a prevenir o diabetes do tipo 2 e muitas outras doenças crônicas.

 

#6
Proteção da saúde dos olhos

A Taurina é um dos aminoácidos com maior abundância na retina do olho, por conta disso, é essencial para proteger contra a degeneração retinal e outras doenças oculares, como glaucoma, e retinopatia diabética.

Em alguns casos, esta substância pode ser considerada como um tratamento potencial para essas condições.

 

#7
Prevenção do envelhecimento cerebral

Outro benefício proposto pela taurina é um efeito protetor para o cérebro, prevenindo o envelhecimento precoce e garantindo o armazenamento saudável da memória de longo prazo.

Conforme envelhecemos, há uma redução natural nos níveis deste aminoácido. Especialistas acreditam que isto pode levar a problemas neurodegenerativos, como o Alzheimer.

Portanto, suplementá-la, pode evitar o aparecimento destas doenças além de melhorar o aprendizado e memória.

Outrossim, pode aliviar os sintomas de neurotoxicidade e proteger contra outras condições neurológicas específicas como o autismo  e a epilepsia.

Taurina para desempenho atlético

Já foi mencionado neste artigo que o consumo da taurina é muito procurado por atletas para melhorar o desempenho físico e aumentar os resultados obtidos. Mas, qual sua atuação? Ela possui diferentes papéis neste âmbito.

Para começar, pode ajudar a manter a função muscular adequada, prevenindo danos aos músculos, além de aumentar a resistência das fibras musculares e seus indicadores de força, proteger as células do estresse oxidativo e aumentar a queima de gordura.

Outrossim, melhora a resistência física durante exercícios de alta intensidade, permitindo o atleta a superar maiores distâncias e realizar mais repetições antes do início da exaustão. Ao mesmo tempo, pode reduzir a dor muscular pós-treino.

Por fim, como mencionado, possui efeito sinergístico com a cafeína, essencial para aumentar os níveis de energia, dando maior disposição para a prática de atividades físicas/esporte.

Outros benefícios

São diversos os benefícios associados ao consumo da taurina, além de todos os efeitos mencionados acima, este produto ainda pode proteger as células do fígado contra os danos dos radicais livres e outras toxinas.

Ademais, melhora o funcionamento dos órgãos da audição, eliminando os zumbidos, por exemplo, e acalmar e controlar do sistema nervoso, por aumentar os níveis de gaba no cérebro.

Este neurotransmissor é essencial para reduzir a excitação dos neurônios e promover o relaxamento, além de participar no seu desenvolvimento.

Além disso, como mencionado, a taurina pode favorecer de forma indireta a perda de peso, por melhorar o desempenho atlético e estimular o metabolismo da gordura.

Depoimentos

Veja agora alguns depoimentos de atletas e pacientes que fizeram o consumo da taurina e aprovaram os efeitos obtidos.

Robson Galhardo
Cerejeiras, RO
Recebi um e-mail de um amigo no meu telefone falando sobre os potenciais benefícios da taurina para os treinos, então decidi provar. Fiquei maravilhado com os benefícios! Meu desempenho aumentou demais, assim como minha disposição. As dores depois dos treinos também desapareceram. Recomendo o uso para todos os esportistas.
Vânia Santos
Taquaral de Goiás, GO
A taurina me ajudou a ter mais disposição e saúde. Comecei a tomar este suplemento pois vi um vídeo relatando todos seus benefícios. Logo, fiz o login em um site de minha confiança e realizei a compra (com um preço ótimo e sem juros). Assim que comecei a usar notei uma melhora extraordinária! Parece que tudo está funcionando direitinho agora.
Fabiano Borges
Nazaré, BA
Este produto é perfeito para quem pratica atividade física regular. Ele te dá mais força, energia, resistência e reduz as dores musculares após os treinos. Realmente vale muito a pena!!! Comecei a usar pela recomendação do meu personal e agora indico para todas as pessoas.
Marcos Moraes
Pirapetinga, MG
Vi diversos vídeos falando sobre os benefícios da taurina, na mesma hora decidi provar. Comprei a vista e assim que chegou iniciei o tratamento. Este suplemento é perfeito, pois, além de melhorar o desempenho durante os treinos, te dá mais saúde e qualidade de vida.

Conclusão

A taurina é um aminoácido importante para o funcionamento de todo o organismo. Este composto pode ser obtido através da dieta e de suplementos alimentares, além de ser produzido naturalmente por nosso corpo.

Suas propriedades têm papel importante na proteção do sistema imunológico, cardiovascular e do cérebro, garantindo maior saúde, além de controlar a glicemia e promover maior bem estar.

Outrossim, seu uso mais popular é para favorecer o desempenho físico durante os treinos, aumentando a resistência, energia e recuperação muscular, garantindo resultados mais promissores dos treinamentos de alta intensidade.

Entretanto, é importante evitar grandes quantidades pois, a superdosagem está associada a reações indesejadas. Sendo assim, vale ressaltar a importância de seguir as recomendações de uso.

Gostou deste artigo? Acompanhe outros conteúdos como este em nosso site. Lá encontrará diferentes artigos de fontes científicas preparados para te ajudar a ter mais qualidade de vida, saúde e bem estar através de produto naturais.