Guia da Silimarina → Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Nutrição e bem-estar
Melhore sua qualidade de vida e bem-estar com Silimarina e comprove os benefícios para sua saúde.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A Silimarina é um composto ativo da planta Cardo Mariano, que permite aumentar o poder de regeneração das células hepáticas consideravelmente, ou seja, tem a propriedade de proteger o fígado contra os efeitos de toxinas nocivas.

Para isso, estimula a capacidade regenerativa do fígado, aumentando a síntese de enzimas, e também contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Resumo da Silimarina
Nome comum:
  • Silimarina.
  • Cardo Mariano;
  • Cardo de Leite;
  • Silybum marianum.
Auxilia em:
  • Ajuda no tratamento de doenças hepáticas;
  • Ajuda nos distúrbios gastrointestinais;
  • Melhora a digestão.
Dosagens típicas:
  • 150mg;
  • 200mg;
  • 300mg.

Um estudo mostrou que a ingestão dessa substância pode diminuir significantemente os riscos de mortalidade em indivíduos com cirrose devido ao álcool.

No entanto, os resultados variam de pessoa para pessoa e de acordo com a dosagem.

Para que serve?

A Silimarina, além de ter a função de regenerar os tecidos do fígado, tem a capacidade de prevenir a fibrose, um processo que contribui para o desenvolvimento da cirrose em indivíduos que apresentam uma inflamação do fígado em razão do abuso de álcool ou hepatite.

É conhecida também por sua atividade antioxidante, não apenas neutralizando os radicais livres, mas protegendo os glóbulos vermelhos e estabilizando as membranas.

Além disso, é muito eficaz para tratar inflamação do canal biliar, problemas digestivos, mau hálito e danos ao fígado causados por substâncias tóxicas, pois é capaz de regenerar as células.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui efeitos colaterais?

A maioria dos consumidores da silimarina afirmam não sentirem nenhum efeito colateral. Apesar disso, este produto possui alguns, como alergias na pele, diarreia, dores no estômago e dificuldades para respirar.

2
Possui bula?

Não, este produto é manipulado, portanto, o envio da bula não é necessário. Todas as informações sobre este composto estão disponíveis neste site.

3
Possui contraindicações?

Sim, este produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade.

4
Ajuda na gastrite?

Não, a silimarina é contraindicado para pessoas com gastrite, pois o uso da mesma pode agravar o quadro da doença.

5
A Silimarina reduz os sintomas da ressaca?

A Silimarina possui a capacidade de reduzir os danos celulares causados por substâncias tóxicas. Desta forma, é comumente utilizado para proteger o fígado dos sintomas causados pelo excesso de álcool. 

6
Pode ser encontrada em outras formas?

Sim. Apesar de seu consumo ser feito no geral em cápsulas, a Silimarina também pode ser encontrada como gotas, chá e pó.

7
Funciona mesmo?

Foram realizados uma série de estudos para comprovar a eficácia e segurança deste produto. Além disso, é comum encontrar relatos positivos de pacientes que se beneficiaram com o consumo deste suplemento.

Como tomar

Há diferentes formas de tomar a silimarina, dependendo inclusive do uso de outras substâncias.

Usuários de substâncias anabólicas lesivas ao fígado utilizam cerca de 200mg 3 vezes ao dia, pessoas com problemas hepáticos tendem a usar 200mg apenas uma vez ao dia.

Veja algumas combinações que podem ser feitas:


Para melhor regeneração do fígado: conjugar 200mg de silimarina com 400mg de NAC;
Para melhoria nos rins: aumentar o consumo de água e tomá-la 2x ao dia, evitar o consumo de creatina e proteínas em excesso;
Para manter a função hepática: associar 250mg de Silimarina a 120 mg de Metionina;
Para proteger o fígado e favorecer o emagrecimento: utilizar cerca de 200mg de Silimarina e 400mg Alcachofra;
Para maximizar o metabolismo: consumir 200mg de Silimarina e 400Ui de Vitamina E;
Para combater os radicais livres e doenças hepáticas: tomar 200 de Silimarina e 50mg de Coenzima Q10.

Benefícios

Possui propriedades antioxidantes, neutralizando os radicais livres e os danos oxidativos. Seus benefícios são inúmeros, entre os quais podemos destacar:

#1
Previne e trata doença hepáticas

Previne e trata doenças hepáticas em razão de proteger o fígado de substâncias tóxicas, sendo utilizada em indivíduos com cirrose, hepatite ou outras doenças do fígado.

Também tem um efeito antiviral diretamente contra o vírus da hepatite C, pois age impedindo a fixação de moléculas tóxicas sobre os receptores presentes nas células do fígado.

#2
Melhora a saúde óssea

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda óssea progressiva, que pode levar a quedas e fraturas.

Vários estudos mostram que esse suplemento estimula a mineralização dos ossos, melhorando não apenas a saúde óssea, mas também protegendo contra a perda da densidade óssea.

Além disso, pode ser usada por mulheres no período pós-menopausa, para prevenir ou retardar a perda óssea.

#3
Protege contra o excesso de medicação

O fígado pode ser sobrecarregado pelo excesso de medicação, o que pode acarretar problemas sérios, inclusive hepatite medicamentosa. 

Assim, pode reduzir os danos causados ao fígado decorrentes do uso de determinados medicamentos, pois o fígado metaboliza substâncias tóxicas.

Dessa forma, quem faz uso regular de medicamentos, ao usar esse suplemento, protege o fígado de danos maiores.

#4
Facilita o emagrecimento

De acordo com pesquisas, o consumo da Silimarina está amplamente associado a redução da glicemia sanguínea e, consequentemente, ao processo de emagrecimento. 

Isto ocorre pois o açúcar é absorvido pelo tecido adiposo e transformado em gordura localizada pelo organismo, causando o aumento do peso. Ao diminuir esses indices, esta absorção é bloqueada assim como a formaḉão lípidica, favorecendo a perda e manutenção do peso.

#5
Reduz o colesterol

O colesterol é necessário para a produção de hormônios e células. No entanto, o acúmulo da lipoproteína de baixa densidade, LDL, pode ser extremamente prejudicial para a saúde cardiovascular.

Por atuar na redução dos níveis de LDL a Silimarina é essencial para o controle do colesterol. Podemos atribuir a esta ação a sua capacidade de inibir uma enzima chamada 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A - reductase.

Além disso, especialistas acreditam que ela está associada à redução do colesterol biliar.

Onde comprar?

A Silimarina pode ser encontrada em diferentes farmácias e plataformas digitais. Algumas das distribuidoras (e marcas) mais conhecidas no mercado atualmente são:

  • Drogasil; 
  • Droga Raia; 
  • Drogaria São Paulo; 
  • Florien; 
  • Ultrafarma; 
  • Oficial Farma.

Mas, talvez você se pergunte: Qual a melhor marca? Na realidade, especialistas recomendam a suplementação de produtos manipulados. Assim, os efeitos são mais garantidos e seguros.

Desta forma, indicamos o consumo da Silimarina da DrogaRIO, uma poderosa farmácia de manipulação conhecida por seus produtos de altíssima qualidade e resultados imediatos.

Presente no mercado a anos, a DrogaRIO vem se reinventando, apresentando sua novíssima plataforma digital, com entrega expressa e preço justo. Realmente é a melhor opção.

Depoimentos

Acompanhe agora alguns relatos positivos de pacientes que suplementam e aprovaram os efeitos óbitos com a Silimarina.

Manuel Galhardo
Rio Branco, AC
Comecei a tomar a Silimarina por indicação de um nutricionista e estou adorando os resultados. Em poucos dias de uso, consegui notar uma melhora extraordinária na minha saúde. Meu colesterol foi reduzido e não sinto mais o efeito negativo de alguns medicamentos controlados que tomo, estou adorando.
Viviane Moura
Guarulhos, SP
A Silimarina me ajudou a perder peso e ter mais qualidade de vida. Estou adorando os resultados que obtive. Em poucos meses consegui emagrecer 6kg Realmente vale muito a pena, indico para todos os meus amigos.

Conclusão

A Silimarina é extremamente benéfica para a saúde, principalmente do fígado. Seu consumo é essencial para prevenir a toxicidade de medicações, melhorar a saúde óssea e prevenir doenças hepáticas.

Não o bastante, pode proteger o sistema cardiovascular por reduzir os níveis de colesterol ruim. Por fim, pode favorecer a perda de peso e ajudar a alcançar o corpo dos sonhos de maneira natural e segura.

Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado. Gostou deste artigo? Acompanhe mais informações como esta neste site, e veja como os produtos naturais podem promover saúde e bem estar.