Sibutramina: Promove o Emagrecimento de Forma Rápida

Perda de Peso
Entenda mais sobre a Sibutramina, um medicamento que aumenta a sensação de saciedade e facilita o processo de perda de peso.
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A busca pelo emagrecimento vem crescendo cada dia mais. Isso se dá não apenas pela parte estética, mas porque as pessoas estão buscando mais saúde.

A obesidade, é um problema que além de ser uma doença, ela ocasiona a outras, podendo levar até mesmo a morte.

É sabendo desses riscos que hoje trouxemos para você um medicamento que é um grande aliado a perda de peso, a sibutramina.

A sibutramina age rapidamente promovendo a sensação de saciedade. Isso evita que comamos grandes quantidades. Ela também age na termogênese, outro fator que leva ao emagrecimento. 

O que é sibutramina?

A sibutramina é um medicamento usado para o tratamento de pessoas como o IMC (índice de massa corporal) maior que 30kg/m². Ou seja, ela é um produto emagrecedor, usado em pacientes obesos.

Este medicamento age diretamente no SNC (sistema nervoso central) através de neurotransmissores que ajudam no controle da fome.

Quando nos sentimos satisfeitos fica mais fácil diminuir a quantidade que comemos e isso associado a uma dieta balanceada e a exercícios físicos promovem o emagrecimento.

Ele garante uma perda de peso significativa logo nas primeiras semanas. Vale lembrar que é um medicamento, não um suplemento, por isso ele precisa de acompanhamento e prescrição médica.

Como esse medicamento age?

Como já mencionado a sibutramina age através dos neurotransmissores, seu papel é inibir a reabsorção da dopamina, serotonina e noradrenalina. 

Isso faz com que essas substâncias permaneçam mais tempo agindo no nosso cérebro, estimulando por um período maior os neurônios.

Essa ação causa a sensação de saciedade, além de aumentar o metabolismo, gerando o emagrecimento.

Esse produto também age na termogênese. Ou seja, o corpo consegue utilizar a queima da gordura corporal como fonte de energia.

Modo de uso

Depois de uma avaliação médica, deve-se iniciar o tratamento com uma dosagem de 10mg ao dia, ou seja, uma cápsula ao dia.

Esse tratamento tem resposta rápida e caso não se note uma redução significativa de peso, de pelo menos 2kg em 4 semanas, é necessário que se procure o médico.

Ele deverá avaliar os resultados, decidindo se é preciso aumentar a dose ou será necessário descontinuar o tratamento.

Caso ele decida aumentar a dose, ela pode passar para 15mg. Atente-se pois doses acima disso não são recomendadas.

Este medicamento costuma ser utilizado apenas por 2 anos, nesse período se o paciente não atingir a meta de emagrecimento adequado, o tratamento deve ser descontinuado. 

Isso também se dá a pacientes que tiveram uma reação inversa ao pretendido, ou seja, tiveram ganho de peso.

Contraindicações

Esse remédio é contra indicado para pessoas com o IMC menor que 30kg/m² e pacientes com problemas pré-existente como:

  1. Diabetes mellitus tipo 2;
  2. Hipertensão;
  3. Colesterol alto;
  4. Doenças cardíaca;
  5. Anorexia ou bulimia.

Também devem evitar o uso pessoas que fumem ou utilizem de medicamentos como:

  • Antidepressivos;
  • Antitussígenos;
  • Supressores do apetite;
  • Descongestionante nasal.

Efeitos colaterais e precauções

Entre os efeitos colaterais pode se sentir:

  • Boca seca;
  • Insônia;
  • Náuseas;
  • Tonturas; 
  • Alteração de paladar;
  • Constipação.

Deve se atentar a:


Aumento da pressão arterial e frequência cardíaca: este medicamento pode interferir tanto na pressão, como nos batimentos, por isso é necessário monitoramento durante todo o tratamento;
Causas da obesidade: deve ser tratada antes do início do tratamento, qualquer causa orgânica da obesidade como o hipotireoidismio, os maus hábitos alimentares e sedentarismo;
Gravidez: apesar de não se ter respostas conclusivas sobre efeitos negativos desse medicamento na gestação, por precaução é indicado que não se use.

FAQ

Abaixo respondi várias perguntas comuns que muita gente questiona sobre a sibutramina. Acompanhe para melhores informações:

1
A sibutramina atrasa a menstruação?

Não. Este medicamento não causa nenhuma irregularidade menstrual. Qualquer atraso ou sangramento precoce deve ser avaliado por seu médico.

 

2
Este medicamento pode ser usado como antidepressivo?

Não. Apesar de ser classificado como antidepressivo, por conta de sua ação inibidora da reabsorção de neurotransmissores, quando comparados seus efeitos colaterais com efeitos antidepressivos, ela acaba não sendo suficientemente potente.

 

3
A pessoa que utiliza pode retornar ao peso anterior?

Vários estudos comprovam que, ao interromper a sibutramina, algumas pessoas podem voltar ao peso anterior com grande facilidade, por isso é de extrema importância associar seu uso com hábitos saudáveis como uma dieta balanceada e exercícios físicos.

 

4
Pode tomar a noite?

Geralmente recomenda-se que se use esse medicamento pela manhã, podendo ser em jejum ou após uma refeição.

 

5
É liberado pela Anvisa?

Sim. Esse produto é liberado para fabricação, distribuição e comercialização. 

Conclusão

Este medicamento é um potente emagrecedor que traz resultados logo no começo do tratamento. Em poucas semanas já se pode notar uma perda significativa de peso.

Ele é um inibidor de apetite e também age na queima da gordura. Indicado apenas para pessoas com IMC maior que 30kg/m².

Além disso, o seu uso necessita de acompanhamento médico.