Guia da Quitosana → O que é, Benefícios e Efeitos Colaterais

Perda de Peso
Conheça tudo sobre Quitosana, um composto promissor para evitar a absorção de gorduras pelo sistema digestivo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A quitosana, também conhecida como quitosano, é um remédio natural dietético feito de cascas de crustáceos, como camarões, lagostas e caranguejos. Frequentemente, as pessoas usam esse composto para auxiliar na perda de peso sem prejudicar a saúde.

As fibras presentes neste suplemento, são retiradas, principalmente, da parte externa do esqueleto desses animais, sendo assim, a produção é totalmente natural.

Resumo do Quitosana
Nome comum:
  • Quitosana;
  • Quitosano;
  • Quitina;
  • Ascorbato de quitosana.
Auxilia em:
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Regula os níveis de colesterol;
  • Facilita a cicatrização;
  • Combate os radicais livres no organismo.
Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 350mg;
  • 500mg.

Quitosana também tem benefícios para a cicatrização, pois estimula a coagulação sanguínea, além de regular os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o composto também pode ser usado como cosmético e odontológico. O uso da quitosana reduz inflamações e aumenta o rejuvenescimento, sendo essencial para a saúde da pele. Ele também ajuda a combater cáries e reduzir a inflamação gengival.

Ademais, a Quitosana apresenta uma excelente ação antimicrobiana, segundo estudos. Sendo assim, ela ajuda a preservar o organismo de diversas doenças que possam causar riscos graves aos sistemas que mantêm o bom funcionamento.

O uso deste suplemento proporciona inúmeros benefícios a sua saúde, veja para que ele serve, como tomar e suas principais vantagens.

Para que serve?

A quitosana garante benefícios potenciais à saúde humana. As pessoas usam principalmente para ajudar na perda de peso e diminuir o colesterol.

Sendo assim, o uso deste suplemento pode reduzir a absorção de gorduras e toxinas do intestino, que são liberadas através das fezes, reduzindo assim a quantidade de gordura armazenada no organismo.

Ainda mais, seu uso é muito procurado para melhorar a aparência e a saúde da pele, diminuindo os danos e auxiliando na cicatrização.

Segundo estudos, esse suplemento pode ter uma essencial ação analgésica, isto está relacionado com a sua atuação na cicatrização, não só da pele, mas também de todo o organismo, que pode causar inflamações graves. Dessa forma, pode-se dizer que também possui propriedades anti-inflamatórias.

A quitosana também contém propriedades antimicrobianas naturais, que ajudam a combater as bactérias dentárias, como a cárie. E por conta disso, também pode reduzir a inflamação gengival.

Além dos seus benefícios à saúde, o uso deste suplemento não apresenta nenhum tipo de efeito colateral, por isso, o produto é totalmente seguro para todos.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem sentir desconforto gástrico ao utilizar quitosana.

2
Possui bula?

Por ser um suplemento natural magistral, não há necessidade do envio da bula.

3
É aprovado pela Anvisa?

Sim, Quitosana é um emagrecedor aprovado pela ANVISA.

4
Corta o efeito do anticoncepcional?

Se tomado em horários alternados à pílula, não há redução da efetividade da mesma.

5
Qual é a sua composição?

A Quitosana é um composto feito com a junção da extração de animais como, lagosta, caranguejo e camarão. Essa extração resulta em carboidratos importantes para a saúde.

Como funciona

Muitas pessoas ficam em dúvidas quanto a veracidade desse produto, por isso nós vamos explicar o funcionamento dele, para que se sintam mais confortáveis a fazer o seu uso.

Como já sabemos, a principal função da Quitosana é promover a perda de peso, mas as pessoas querem saber como essa ação é possível.

A atuação desse composto acontece dentro do nosso próprio corpo, através da redução do tecido adiposo, uma vez que ela tem a capacidade de não absorver totalmente a gordura do que consumimos no dia a dia.

Sem falar que, ela age em acordo com o intestino e estômago, pois reduz a prisão de ventre que alguns alimentos consumidos podem trazer e promove a saciedade.

Ou seja, ao mesmo tempo que a pessoa elimina o que fica acumulado no organismo com facilidade, ainda consegue comer menos e controlar a fome.

Nesse sentido, seu funcionamento no organismo não traz benefícios, ao contrário, age a favor do próprio organismo, garantindo uma perda de peso eficaz e saudável, assim, no final do processo a pessoa se sente bem com o próprio corpo.

O que ele faz também em relação a regeneração da pele e o controle do colesterol é de extrema importância para a saúde.

Uma vez que o colesterol está controlado, o sistema cardiovascular está preservado. Quanto à pele, o envelhecimento precoce não acontece facilmente e ainda melhora a aparência, garantindo uma beleza.

Dessa forma, o uso desse suplemento é seguro para a saúde e comprovado que é eficaz para o organismo como um todo.

Como tomar?

Para notar os benefícios da quitosana à saúde, é necessário seguir as recomendações de uso corretamente.

Veja a seguir as dosagens de uso do produto e combinações:

  1. Quitosana 500mg + Spirulina 500mg: para auxiliar na perda de peso, tomar 1 cápsula de cada duas vezes ao dia;
  2. Quitosana 500mg + Picolinato de cromo 350mcg: para reduzir os níveis de colesterol, tomar 1 cápsula de cada duas vezes ao dia;
  3. Quitosana 500mg + Vitamina A 100.000Ui: para ação cicatrizante, tomar 1 cápsula de cada duas vezes ao dia.

Benefícios

Existem inúmeros benefícios no consumo deste produto, dentre eles, podemos destacar alguns que são:

#1
Aliada da beleza

A quitosana, contém propriedades antioxidantes para combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.

O seu uso também reduz inflamações, que é essencial para uma boa cicatrização e regeneração dos tecidos.

Além disso, a quitosana, contém em sua substância ácido hialurônico e heparina, são elementos presentes no tecido da pele cuja a sua função é hidratar e lubrificar, fornecendo água aos tecidos e evitando a desidratação da pele.

Há relatos de estudos que dizem que os compostos da Quitosana são capazes de produzir colágeno no organismo, prevenindo a pele contra o envelhecimento precoce.

Outrossim, o uso de suas cápsulas, ajudam na melhora da aparência das unhas e dos cabelos. Este fato está ligado com a fibra presente em sua composição, que ajuda na formação de fibras capilares mais resistentes e no fortalecimento de unhas, garantindo mais beleza tanto na pele como em unhas e cabelos.

Dessa forma, é muito comum encontrar essa substância em produtos cosméticos, como hidratante facial, anti-envelhecimento, tratamento para a acne e entre outros.

 

#2
Regula o colesterol

A quitosana também contribui para a redução dos níveis de colesterol. Devido a sua ação emagrecedora, há uma diminuição na absorção de lipídios naturais da dieta através do trato gastrointestinal, com isso, consequentemente, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.

O suplemento age na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), sem diminuir o colesterol bom (HDL) e os nutrientes essenciais para a saúde.

Essa redução, advém da ação da fibra presente no suplemento alimentar, isto porque ela ajuda a impedir que o corpo absorva toda a gordura dos alimentos consumidos, assim, esta gordura não fica acumulada no organismo, o que favorece a diminuição de doenças causadas pelo colesterol alto.

Contando também que, a fermentação das fibras solúveis no intestino grosso produz alguns componentes, como os ácidos graxos que podem reduzir o colesterol presente no fígado.

 

#3
Ação emagrecedora

Alguns estudos apontaram que a quitosana consegue interferir na absorção e na digestão de gorduras pelo trato intestinal, o que facilita na excreção delas pelas fezes, eliminando estas gorduras do corpo.

Além de evitar a absorção de gorduras, a quitosana também proporciona uma sensação de saciedade, fazendo com que os consumidores comam menos por se sentirem mais satisfeitos.

A quitosana também ajuda a diminuir o excesso de fome, ou seja, o consumidor vai sentir menos vontade de comer. Dessa forma, isso vai auxiliar na redução de peso, pois, a pessoa vai comer menos e eliminar mais gorduras.

Essa sensação de saciedade e o comer menos, está ligado com os seus compostos, uma vez que eles são capazes de construir uma espécie de gel no estômago. Assim, o próprio entende que não há a necessidade de comer a todo instante.

Ademais, a quitosana possui uma certa relação com a quitina, pois esta última ajuda o organismo, impedindo que a gordura fique acumulada no corpo, usando-a como fonte de energia.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Como vimos, a Quitosana age de forma benéfica no organismo e, além de tudo, é natural. Por outro lado, por se tratar de algo natural, as pessoas acham que pode ser consumido de qualquer forma. Porém, o uso excessivo desse suplemento pode trazer efeitos indesejados para quem consome.

Alguns desses efeitos são, náuseas, gases e prisão de ventre, sem contar que o excesso dele pode trazer o déficit de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Já quando se fala em contraindicações, ele também apresenta algumas. Mulheres grávidas ou que amamentam, crianças e pessoas alérgicas a frutos do mar, não são indicadas a tomar esse suplemento, pois pode causar reações adversas no corpo.

É importante dizer que, no caso das contraindicações, é importante ir até um profissional da área, para que as recomendações sejam corretas e eficazes.

Depoimentos

A seguir, vamos ver alguns relatos de pessoas que começaram a usar a Quitosana, comprovam e indicam o seu uso para emagrecer e manter o funcionamento do organismo.

Fátima Santos
Paraná, PR
Eu sempre estive atrás de suplementos que me ajudassem a perder peso, mas parecia que nenhum deles resolvia e só trazia mais gordura para o meu organismo. Foi aí que me recomendaram a Quitosana, eu testei porque não custava nada testar mais um. Fui em uma nutricionista para me ajudar em uma dieta e comecei a usar esse suplemento. Nas primeiras semanas de uso, eu já percebi uma melhora, pois algumas roupas ficaram mais largas. Quando fui me pesar, vi que já tinha perdido 3 kg. Estou muito feliz com os resultados.
Henrique Gonçalves
Maranhão, MA
Eu já prático atividades físicas, mas mesmo com elas não estava conseguindo perder tanto peso como eu queria. Foi então que um amigo meu da academia, que tem um familiar formado na área médica, me indicou esse suplemento. Desde que comecei a tomar, já consegui perder bastante peso. Continuei com o treino e com uma boa alimentação, então eu potencializei a perda de peso. Estou satisfeito com os resultados que estou tendo.
Juliana Gomes
Goiás, GO
Tenho contato com lojas virtuais que sempre me mandam por e-mail promoções de medicamentos para emagrecer, mas eu não ligava muito, porque às vezes a indústria farmacêutica pode enganar muito. Comentei com uma amiga sobre as informações da Quitosana que eu recebi, ela me disse que eu poderia confiar porque ela já fazia uso. Paguei a vista a minha compra e ainda recebi um desconto. E, realmente, este suplemento funciona. Eu estou surpreendida com os resultados que estou tendo, recomendo para todos que desejam emagrecer de forma saudável.
Carlos Batista
Santa Catarina, SC
Sempre que vejo alguma promoção em uma loja online, eu adiciono no meu carrinho, porque vai que um dia eu precise. Com esse suplemento não foi diferente, mas esse eu comprei, pois os benefícios me chamaram a atenção. Preenchi os dados com o endereço de entrega e chegou certinho na minha casa. Comecei a usar no mesmo dia, e umas 4 semanas depois, eu já estava sentindo menos fome e estava mais magro. Quando subi em uma balança, comprovei que tinha emagrecido mesmo. Indico para todos que querem emagrecer e preservar a saúde. Muito bom.

Conclusão

Diante das informações apresentadas, podemos perceber que os benefícios desse suplemento auxiliam muito, melhorando sistemas importantes da saúde do organismo como um todo, por isso tantas pessoas buscam por ele.

Além de promover um emagrecimento saudável, ainda ajuda a melhorar a saúde de órgãos que são prejudicados pelo excesso de peso, como o coração. O colesterol alto desfavorece o bom funcionamento do coração, trazendo como consequência infarto e outros problemas mais graves, e a quitosana ajuda a reduzir esses riscos.

Sem contar que, por ser indicado o uso antes das refeições, ele já vai agindo no organismo antes mesmo de uma alimentação, para que quando a comida for ingerida, o corpo já absorva menos a gordura presente na mesma.

Entretanto, vale lembrar que a Quitosana sozinha não vai resolver o problema de excesso de peso, é necessário que haja a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Dessa forma, o bem-estar e saúde do seu organismo ficará melhor preservado.

Portanto, esse suplemento é uma opção para quem quer chegar no peso que tanto quis e, com vários benefícios garantidos para favorecer o bem-estar do corpo e a saúde do organismo.