Guia da Quercetina → O que é, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Nutrição e bem-estar
A Quercetina está associada a diversos benefícios à saúde humana, reduzindo o risco de diversas doenças cognitivas, cardíacas e prevenindo alguns tipos de cânceres. Entenda como funciona esta substância.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A quercetina é um pigmento pertencente ao grupo flavonóides que encontra-se presente nos vegetais, como frutas, grãos, chás e vinho.

Este composto está associado a vários benefícios para a saúde, pois reduz o risco de câncer, doenças cardíacas e distúrbios cerebrais degenerativos. Isso ocorre porque a quercetina tem efeito antioxidante no organismo e combate os radicais livres presentes.

Contando também, que o suplemento é um excelente anti-inflamatório, que ajuda na redução dos sintomas de doenças articulares, como artrite reumatóide.

Resumo da Quercetina
Nomes comuns:
  • Quercetina.
Auxilia em:
Dosagens típicas
  • 300 mg;
  • 400 mg;
  • 500 mg;
  • 1000 mg.

Além disso, ele aumenta a imunidade, combate alergias, regula a pressão arterial e auxilia na prevenção de diabetes.

E por mais que a quercetina esteja presente em diversos alimentos, ela é muito usada em forma de suplemento alimentar, para uma variedade de benefícios à saúde.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Esse suplemento emagrece?

Não há relação entre o consumo de quercetina e a perda de peso.

2
Possui efeitos colaterais?

Não são relatados em estudos quaisquer efeitos colaterais com o uso.

3
É aprovada pela Anvisa?

Sim, a suplementação com quercetina é autorizada pela Anvisa.

4
Possui bula?

Enviaremos um folheto com instruções de uso uma vez que bulas são restritas a farmácias tradicionais.

5
Quercetina pode reduzir as celulites?

Sim, por possuir uma leve ação diurética, a quercetina pode melhorar a aparência da pele, reduzindo a retenção de líquidos e inchaço, comumente associados a celulites, assim, combate o aspecto casca de laranja da pele.

6
Pode prevenir o HIV?

Algumas pesquisas indicam que este poderoso antioxidante possui propriedades que dificultam a atuação do vírus HIV, reduzindo o risco de ser infectado e contrair a doença. Por conta disso, esta substância é encontrada em preservativos.

7
Precisa de receita?

Por se tratar de um suplemento 100% natural, não há a necessidade da apresentação de receita médica para adquirir este produto.

Quercetina - Para que serve?

Como já citado, a quercetina atua como um excelente antioxidante e anti-inflamatório, que ajuda a reduzir inflamações externas e internas, destrói células cancerosas, previne doenças cardíacas e também controla as taxas de açúcar no sangue.

A ação antioxidante atua para proteger o organismo dos radicais livres, que são moléculas instáveis no corpo que podem causar doenças, além de acelerar o envelhecimento. Por isso, o uso desse suplemento também ajuda a combater o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

A inflamação é uma resposta natural do nosso organismo a algum estresse ou as lesões. No entanto, a quercetina pode ajudar a reduzir essas inflamações, pois ela previne inflamação aguda e crônica, além de apresentar propriedades para reduzir os sintomas da artrite.

Portanto, a quercetina não é produzida no organismo naturalmente, mas, ao ingerir bastante vegetais ou fazer o uso de suplemento, terá inúmeros benefícios à saúde e mais qualidade de vida.

Funciona mesmo?

Foram realizados diversos estudos de longa duração para confirmar os efeitos positivos propostos pelo consumo desta substância, além de sua segurança. Por conta disso, podemos afirmar os benefícios da quercetina para a saúde.

Outro fator relevante é que podemos encontrar facilmente relatos positivos sobre a suplementação deste produto, como veremos mais abaixo.

Como Tomar?

Para obter os melhores resultados a saúde, você também pode tomar a quercetina com outros suplementos, como:

  1. Para fortalecer a imunidade: tomar 2 cápsulas de 500mg de quercetina e 1 cápsula de 100mg de vitamina C por dia;
  2. Para ação anti-inflamatória: tomar 2 cápsulas de 500mg de quercetina e 2 cápsulas de 1000mg de bromelina por dia;
  3. Para saúde intestinal: tomar 2 cápsulas de 500mg de quercetina e 1 cápsula de 100mg de coenzima Q10 100mg por dia;
  4. Para combater os radicais livres: tomar 2 cápsulas de 500mg de quercetina e 1 cápsula de Zinco 25mg por dia ou tomar 2 cápsulas de 500mg de quercetina e 1 cápsula de resveratrol 500mg.

Para mulheres grávidas, lactantes e crianças só devem fazer o uso sob prescrição médica. Além disso, caso sentir algum sintoma adverso, consulte um médico para melhores orientações.

ATENÇÃO!

É importante ressaltar a necessidade de sempre seguir a dose recomendada pelo fabricante do produto ou nutricionista. Isto garante os melhores resultados, além de sua segurança e bem estar.

Benefícios

A quercetina possui inúmeros benefícios, dentre eles podemos destacar:

#1
Pode aliviar os sintomas da alergia

A quercetina contém propriedades antialérgicas, anti-histamínicas e anti-inflamatórias. Dessa forma, ela reduz os efeitos respiratórios das alergias, diminuindo a inflamação das vias aéreas.

Ou seja, o suplemento pode ser efetivamente utilizado para tratar asma brônquica, rinite alérgica e reações anafiláticas restritas.

Além disso, o extrato vegetal da quercetina é muito utilizada como ingrediente principal de medicamentos anti-alérgicos. Portanto, o seu uso foi comprovado no tratamento de alergias respiratórias e também alimentares.

 

#2
Benefícios da ação antioxidante

A quercetina é considerada como um potente antioxidante, devido a sua capacidade de eliminar os radicais livres do corpo.

Os radicais livres são moléculas instáveis no organismo que podem causar ou aumentar o risco de diversas doenças e também acelerar o envelhecimento.

Ou seja, o uso deste suplemento é excelente para a saúde, pois torna-se um grande aliado do bem-estar, além de adquirir mais qualidade de vida, devido às suas propriedades antioxidantes.

 

#3
Pode reduzir a inflamação

As inflamações geralmente são respostas naturais do corpo, podendo ser causadas por conta de alguma lesão ou estresse. 

Mas quando trata-se de uma inflamação crônica, pode ser muito prejudicial à saúde. Porém, através de muitos estudos foi comprovado que o uso da quercetina pode ajudar a reduzir a inflamação aguda e crônica.

Além disso, foi comprovado que o seu uso apresenta propriedades para ajudar no tratamento da artrite reumatóide, principalmente em mulheres.

 

#4
Previne o envelhecimento precoce

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes mencionadas acima podem favorecer a saúde do cérebro. Segundo pesquisas, o estresse oxidativo pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Por reduzir a oxidação das células, a Quercetina pode proteger o sistema nervoso central do efeito tóxico de alguns metais, além de prevenir a inflamação causada pelo envelhecimento. Por conta disso, é muito procurada para evitar o declínio mental.

 

#5
Protege o coração

A quercetina também possui poderosa ação protetora sobre o sistema cardiovascular,  o que previne AVC (acidente vascular cerebral) e reduz o risco do surgimento de doenças cardíacas.

Seus efeitos podem melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e aumentar seu calibre, favorecendo o fluxo de sangue.

Assim, ela garante maior redução da pressão arterial, além de reduzir os níveis de colesterol ruim, responsável por se acumular nas paredes das veias, e promover efeitos antitrombóticos, impedindo o transporte saudável de sangue e aumentando o risco de coágulos.

 

#6
Melhora o desempenho físico

Outro uso comum para a quercetina é para favorecer a prática de exercícios físicos. Segundo pesquisas, este flavonoide possui a capacidade de aumentar a capacidade aeróbica e retardar a exaustão, melhorando a resistência durante exercícios de alta intensidade.

Por conta disso, é extremamente benéfica para atletas e esportistas que buscam melhorar suas capacidades durante os treinos.

 

#7
Aumenta a imunidade

Nosso sistema imune é extremamente sensível à oxidação causada pelos radicais livres. Por bloquear a ação destas substâncias nocivas ao organismo, evitando danos, a quercetina melhora as respostas de defesa do corpo, estimulando e modulando a ação da imunidade.

Assim,  facilita o combate a patógenos como os fungos, vírus e bactéria, prevenindo sua proliferação e contágio e, consequentemente, o aparecimento de doenças virais, infecções e inflamações.

 

#8
Outros benefícios

Ainda existem outros benefícios secundários associados ao consumo da quercetina, como a melhora da aparência da pele, por prevenir a oxidação dos tecidos, redução das células cancerígenas, combate a retenção de líquidos e desintoxicação do organismo.

Facilita a perda de peso?

Na atualidade, muitas pessoas procuram métodos rápidos e eficazes para facilitar a perda de peso. Mas, porque isso acontece? O sobrepeso está associado a diferentes comorbidades e riscos à saúde, por conta disso, em alguns casos torna-se essencial emagrecer.

A quercetina pode ser encontrada em diferentes tipos de plantas, inclusive o Hibisco. Por conta disso, ela apresenta efeitos positivos no processo de emagrecimento, atuando de maneira semelhante a esta erva milenar.

Alguns especialistas acreditam que o consumo deste flavonoide pode levar a uma perda de peso pequena, por possuir efeitos diuréticos leves, reduzindo a retenção de líquidos e, por sua vez, o inchaço.

Além disso, é capaz de eliminar toxinas e aumentar a resposta do organismo a outros estímulos emagrecedores, além de melhorar o sistema imunitário, combatendo inflamações (responsáveis por dificultar este processo).

Entretanto, não há confirmação deste efeito, precisando de mais estudos para comprovar sua eficácia. Apesar deste produto atuar em processos que facilitam o emagrecimento, não se pode afirmar que ele possui este benefício.

Quercetina e os seus efeitos no intestino

A quercetina também se mostra benéfica para a saúde do sistema digestivo, garantindo seu bom funcionamento. Segundo estudos, ele possui a capacidade de melhorar a microbiota intestinal, mantendo a integridade das mucosas encontradas em todo o trato gastrointestinal.

Além disso, pode prevenir a proliferação de bactérias nocivas que adentram o organismo, melhorando a resposta do sistema imunológico. Esses efeitos podem ser maximizados quando associado o consumo  da quercetina com a leucina.

Quercetina é realmente bom para queda de cabelo?

Sim, segundo algumas pesquisas este produto pode bloquear a produção de DHT (diidrotestosterona), um hormônio que está amplamente associado à queda de cabelo. Além disso, inibe uma enzima conhecida como alfa-5-redutase, podendo reduzir o estresse oxidativo.

Sendo assim, este produto está amplamente associado à redução da queda de cabelo principalmente quando causado pela alopecia androgenética.

Depoimentos

Separei aqui alguns comentários positivos de pessoas que realizaram a compra da quercetina e aprovaram o uso.

Maria Ramos
São Paulo, SP
Depois da pandemia do Covid-19, comecei a procurar produtos que me ajudassem a ter maior imunidade, até que um dia minha amiga me encaminhou um e-mail falando sobre os benefícios da quercetina. Fiquei maravilhada, aquele produto parece feito para mim! Assim que iniciei o uso notei uma melhora surpreendente na minha saúde. Nunca mais fiquei gripada e os sintomas das minhas alergias desapareceram. Recomendo o uso deste produto para todas as pessoas.
Murilo da Silva
Cerejeiras, RO
Comecei a tomar a quercetina por causa da indicação de um amigo. Eu nunca havia tomado outro suplemento alimentar além do omega 3, mas fiquei muito interessado nos benefícios propostos por este produto. Minha saúde melhorou muito! Realmente funciona e combate as alergias, inflamações e outros problemas. Todas as pessoas deveriam conhecer os poderes da quercetina.
Cleber Rocha
Patrício, GO
Um dia navegando em um site de manipulações que confio encontrei um produto que parecia feito para mim o nome era quercetina. Como já estava realizando algumas compras, decidi adicionar ao carrinho e assim que chegou, iniciei a suplementação. A melhor escolha que eu fiz! Este produto me ajudou a ter mais saúde e qualidade de vida, recomendo o consumo para todas as pessoas.
Irene Lopes
Ubatuba, SP
Estou adorando os resultados que obtive com a suplementação da quercetina. Ele me ajudou a ter mais saúde e qualidade de vida. Depois que comecei a tomar, nunca mais fiquei doente, tenho mais disposição e senti uma melhora extraordinária no funcionamento de todo o organismo. Recomendo o consumo para todas as pessoas.

Conclusão

A quercetina é uma substancia classificada pela família dos flavonoides, encontrada em frutas e vegetais, como a maçã, cebola, alcaparras e hibisco. Mas, para que serve a quercetina?

Por conter poder antioxidante, combate os radicais livres no organismo, responsáveis por causar danos para as células e DNA, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e de todo o organismo.

Entre seus principais benefícios, podemos destacar a ação anti-histamínica que alivia os sintomas das alergia, seu efeito cardioprotetor, reduzindo o risco de infarto e AVC, a proteção do sistema nervoso central, impedindo doenças degenerativas e a melhora do desempenho físico, por exemplo.

Ademais, estudos indicam que ela pode reduzir a retenção de líquidos e melhorar o aspecto da pele, entretanto, mais estudos precisam ser realizados para comprovar estas ações. Além disso, seu efeito detox, pode ajudar a eliminar toxinas e até mesmo proteger os órgãos de alguns remédios tóxicos.

Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado na qualidade de vida e bem estar. Gostou dessas informações? Acompanhe mais conteúdos deste tipo neste site e conheça outras opções de produtos naturais para melhorar a saúde.