Guia da Porangaba → Para que Serve, Como Tomar e Seus Benefícios

Perda de Peso
A Porangaba é um extrato natural comumente utilizado para facilitar o processo de emagrecimento. Sua atuação é capaz de aumentar a sensação de saciedade, combater a retenção de líquidos e a celulite de forma natural e segura.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Cordia salicifolia ou Porangaba como é popularmente conhecida, é uma planta nativa do Brasil, principalmente em alguns estados como Minas Gerais, Acre e Goiás. Ela possui diversos benefícios para saúde, inclusive, por esse motivo seu uso como suplemento vem crescendo cada vez mais.

Sua maior procura é por seus poderes emagrecedores. Ela pode agir de diferentes maneiras no organismo para promover a perda de peso.

Além disso, tem ação diurética, evitando que ocorra a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço. Pode ainda reduzir os níveis de LDL, reduzindo as placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos evitando assim problemas cardiovasculares.

Resumo do Porangaba
Nomes comuns:
  • Porangaba;
  • Café do Mato;
  • Bugrinho;
  • Caraiba.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como vimos, a Porangaba é um extrato que tem como foco facilitar o processo de emagrecimento. Ela participa de forma diferentes, sua ação começa por suprimir o apetite, auxiliando em dietas de redução calórica, fazendo com que evite comer grandes quantidades. 

Ela também é termogênica, participando da metabolização lipídica, podendo aumentar a degradação das células de gordura, transformando-as em fonte de energia para o corpo, aumentando o gasto calórico e consequentemente levando a perda de peso.

Mas seus benefícios vão além do emagrecimento, ele pode promover a redução da celulite e da gordura localizada, principalmente na região do abdômen. Além disso, tem ação diurética, evitando que ocorra a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço.

Pode ainda controlar os níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, diminuindo as placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos evitando assim problemas cardiovasculares.

Alguns outros benefícios relacionados a porangaba são o alívio da tosse, o combate a febre, a melhora da circulação sanguínea e suas propriedades antioxidantes, que agem removendo as toxinas do organismo.

Como tomar?

É indispensável seguir corretamente as recomendações de uso e respeitar as dosagens indicadas. Isso te ajuda a garantir maior segurança e os melhores resultados.

Recomenda-se a administração de duas cápsulas ao dia. As dosagens podem variar de 300 a 500mg.

  1. Arritmias cardíacas;
  2. Insônia.

Existem algumas contraindicações do uso deste produtos, por isso é importante sempre buscar orientação médica antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

A Porangaba visa facilitar o processo de emagrecimento, porém ela possui outros benefícios que garantem mais saúde e autoestima. Entre seus principais benefícios encontramos:

#1
Auxilia na perda de peso

A busca pelo emagrecimento cresce cada vez mais. Isso se dá visto que o sobrepeso e a obesidade são problemas que estão afetando grande parte da população mundial, podendo levar a problemas sérios de saúde, como colesterol alto, hipertensão e diabetes.

A Porangaba visa facilitar o processo de perda de peso. Ela participa de forma diferente, suprimindo o apetite e auxilia em dietas de redução calórica, fazendo com que evite comer grandes quantidades.

Além disso, o composto pode estimular a termogênese, processo em que ocorre a metabolização lipídica, aumentando a degradação das células gordurosas, transformando-as em fonte de energia para o corpo, promovendo o gasto calórico e, consequentemente, levando ao emagrecimento.

#2
Ajuda na retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema muito incômodo, que afeta principalmente as mulheres. Ela pode causar o inchaço abdominal e em regiões periféricas como as pernas e os pés, além de levar ao surgimento da celulite.

Entre as principais causas para essa condição estão o consumo excessivo de sal e distúrbios hormonais. A Porangaba possui ação diurética, podendo ajudar no combate da retenção de líquidos.

Isso se dá visto que ela atua no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais, gerando um aumento na quantidade de urina produzida pelo organismo, o que facilita a eliminação do sódio.

#3
Combate a celulite

Lipodistrofia ginóide, ou celulite como é popularmente conhecida, é um problema que se caracteriza pelo aspecto ondulado na epiderme, deixando-a com furinhos, semelhante a casca de laranja. Ela pode ser causada pelo acúmulo de gordura e líquidos.

Como vimos, a Porangaba possui ação diurética, ajudando no combate da retenção de líquido, facilitando a eliminação do sódio. Isso é importante pois ajuda a reduzir o acúmulo de água no tecido adiposo e, consequentemente, amenizar a celulite.

Ou seja, a ação da Porangaba vai além do emagrecimento, ele pode promover a redução da celulite e da gordura localizada, principalmente na região do abdômen, graças a sua poderosa ação diurética.