Guia do Picolinato de Cromo → Benefícios, Para que Serve e Dosagens

Perda de Peso
Conheça todos os benefícios do Picolinato de Cromo relativos tanto a perda de peso quanto a diabetes.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O picolinato de cromo auxilia na regulação da sensibilidade à insulina do organismo, sendo essencial para pessoas diabéticas ou pré-diabéticas, sua composição vem do composto ácido picolínico e cromo.

Embora algumas pessoas ainda questionam o seu uso, este suplemento é essencial e serve para diversas funções importantes do organismo, como no combate a obesidade, equilibra os níveis de colesterol, previne o envelhecimento e entre outras funções.

Além disso, muitos atletas fazem o uso deste suplemento, pois o picolinato de cromo ajuda a ter mais energia no treino, auxilia na perda de peso, no ganho de massa magra e entre outros benefícios.

Resumo do Picolinato de Cromo
Nome comum:
  • Picolinato de cromo.
Auxilia em:
  • Regula os níveis de açúcar no sangue;
  • Favorece a perda de peso;
  • Ajuda na saúde do coração;
  • Possui atividade antioxidante.
Dosagens típicas:
  • 100mcg;
  • 200mcg;
  • 350mcg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui bula?

O picolinato de cromo é um composto orgânico manipulado, portanto, não é necessário o envio da bula.

2
Possui reações adversas?

Quando consumido em excesso, o picolinato de cromo pode causar reações adversas como perda de apetite, cansaço e dores de cabeça. Portanto, grande parte das pessoas afirmam não sentirem nenhum efeito colateral com o suplemento se for usado corretamente.

3
Pode tomar na gravidez?

Este suplemento não deve ser ingerido na gravidez. Mas caso queira usá-lo é recomendado o acompanhamento médico.

4
Faz mal para o fígado?

Este suplemento só fará mal ao fígado se caso for consumido em excesso, caso contrário, pode usá-lo e aproveitar de seus benefícios à saúde.

Para que serve?

O picolinato de cromo é essencial para pessoas que estão com falta de cromo no organismo. O mineral cromo é fundamental por contribuir na melhora dos casos de diabetes e no retardamento da formação de colesterol, portanto, sua falta pode causar prejuízos ao nosso corpo.

O consumo de picolinato de cromo potencializa os efeitos da insulina, o que auxilia muito as pessoas diagnosticadas com diabetes.

Esse suplemento é muito consumido também por praticantes de exercícios físicos, pelo falo desse suplemento favorecer o anabolismo.

A falta do picolinato de cromo acaba interferindo diretamente nas concentrações plasmáticas de triacilgliceróis, que basicamente são conhecidos como gorduras e óleos vegetais. Por esse e outros motivos, muitos atletas tomam este produto.

Como tomar?

É recomendado que se ingira entre 25 a 1000 mcg (micrograma) por dia, o que corresponde a uma cápsula por día, conforme seus objetivos. 

Para pessoas obesas, atletas ou que usam o produto para abaixar o colesterol, a dosagem indicada é de 100 a 700 mcg por dia.

O tratamento com a picolinato de cromo dura em torno de 6 semanas, no entanto, é importante harmonizar proporcionalmente aos seus objetivos com o produto.

  1. O apropriado é tomar a cápsula antes de uma refeição principal;
  2. Pode causar dores de cabeça, náusea e insônia;
  3. É contraindicado para mulheres grávidas, crianças menores de 12 anos e pessoas com insuficiência renal.

Benefícios

O picolinato de cromo é um composto natural muito utilizado como suplemento alimentar, além disso, ele possui diversos benefícios para a saúde do corpo humano, e dentre eles podemos destacar:

#1
Contribuição na melhora da diabetes

O produto contribui para uma melhora nos casos de diabetes, principalmente as do tipo 2, onde o corpo cria uma resistência à insulina e para de produzi-la, causando uma falta de insulina no organismo.

Com o uso correto do picolinato de cromo, o corpo eleva a sensibilidade à insulina, o que auxilia na melhora das diabetes.

Quando uma quantidade adequada de cromo é ingerido pelo corpo, a insulina tem sua eficiência elevada, diminuindo a resistência do organismo. Com o picolinato de cromo, o cromo tem sua eficiência elevada também, agindo mais rápido no nosso organismo.

#2
Auxilia na perda de peso e ganho de massa

O picolinato de cromo age no metabolismo das gorduras e proteínas, fazendo com que o seu corpo queime calorias mais rápido.

Ou seja, para atletas ou pessoas que fazem alguma atividade física, o suplemento é muito utilizado para auxiliar na perda de peso e ganho da massa muscular.

Além disso, foi comprovado que o picolinato de cromo tem efeito positivo em pessoas que sofrem de compulsão alimentar periódica e sintomas de depressão, suprimindo ao máximo todos os desejos e fome.

#3
Favorece a saúde do coração

Especialistas comprovaram que esse produto ajuda muito para regular o colesterol e prevenir sobretudo problemas cardiovasculares

O picolinato de cromo diminui o fluxo de sangue, e isso é o que contribui para a prevenção de doenças cardíacas, especialmente em pessoas diabéticas.

Quando o colesterol está alto o fluxo de sangue fica reduzido e isso pode gerar um infarto ou até disfunções cardíacas.

O picolinato de cromo auxilia na regulação dos níveis de colesterol, fazendo-o abaixar. Consequentemente reduz-se o risco de sofrer um infarto.