Guia do Óleo de Prímula → Benefícios, Para que Serve e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
Conheça todos os incríveis benefícios do Óleo de Prímula para a saúde feminina.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O óleo de prímula, também conhecido como óleo de onagra, é um suplemento extraído a partir de uma planta nativa da América do Norte, a Oenothera biennis. Seu uso vem se popularizando na atualidade graças a seus poderes medicinais, sendo facilmente encontrada em formas de cápsulas.

Em sua composição, podemos encontrar alto teor do ácido gama linolênico (GLA), o que lhe confere o poder de diminuir inflamações crônicas, como por exemplo a artrose, tendinite e gota.

Resumo do Óleo de Prímula
Nome comum:
  • Óleo de prímula;
  • Prímula;
  • Prímula da tarde.
Auxilia em:
  • Melhora os sintomas da TPM;
  • Reduz os sintomas da menopausa;
  • Ajuda a regular os níveis de colesterol;
  • Contribui no tratamento da hipertensão arterial.
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 1000mg.

Mas essa não é a única substância benéfica encontrada no óleo de prímula, ele também contém inúmeros ácidos graxos, que tem papel em funções importantes do organismo como a redução do colesterol, além de serem poderosos anti-inflamatórios. 

Um dos principais usos desse produto é para proporcionar melhor saúde feminina, podendo ser de grande ajuda para reduzir os sintomas indesejáveis da TPM e da menopausa.

Para que serve?

Este produto contém diversas indicações, isso porque ele pode ser benéfico para todo o organismo. Para começarmos, podemos falar de seus usos estéticos. O óleo de prímula proporciona à nossa pele maior saúde.

Graças ao GLA, ele pode melhorar a estrutura da pele, dando-lhe mais elasticidade, firmeza e resistência, o que impede o aparecimento de rugas e linhas de expressão, deixando um aspecto viçoso e jovial.

Ainda mais, pode mostrar ação no combate contra a queda do cabelo. Podemos atribuir essa ação a seus poderosos ácidos graxos, como o ômega 6, que promove um maior controle hormonal.

Esse controle hormonal é muito benéfico para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. O GLA, pode se converter para uma substância que impede que a prolactina cause a tensão pré-menstrual.

Também pode reduzir um dos sintomas mais indesejados da menopausa, as intensas ondas de calor. Além disso, também pode levar a melhora na vida sexual e nas relações sociais.

Não o bastante, o óleo de prímula ainda atua no controle do colesterol, ajudando na redução do LDL (colesterol ruim), que pode ser um fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Também pode melhorar a saúde de nossos ossos, isso porque ele aumenta a absorção do cálcio. Além disso, o GLA reduz a dor causada por doenças inflamatórias como a artrite reumatoide.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Aumenta a fertilidade?

Há diversos estudos e relatos que afirmam uma melhora da fertilidade feminina com o consumo de óleo de prímula.

2
Esse suplemento melhora a ansiedade?

Sim, este suplemento tem sido usado para ansiedade e oscilações de humor com muito sucesso.

3
Possui efeitos colaterais?

Não há nenhum efeito colateral relatado quando utilizado nas dosagens sugeridas.

4
Grávidas podem tomar?

Gestantes e lactantes devem sempre consultar o médico antes de utilizar qualquer tipo de suplemento.

5
É acompanhado por bula?

Por se tratar de um suplemento alimentar 100% natural e seguro, não existe a necessidade de encaminhar a bula junto ao produto.

6
Interfere no efeito do anticoncepcional?

Não. Este produto não interfere no efeito do anticoncepcional nem promove maior risco de gravidez indesejada.

Como tomar?

Para garantir os melhores resultados e a sua segurança, é importante sempre seguir as recomendações de uso e respeitar a dosagem.

A dose posológica é de 1 cápsula de 500mg, duas ou três vezes ao dia. É indicado ingeri-las após as refeições.

Essas dosagens podem ser mais altas de acordo com a necessidade e o tratamento, podendo chegar até 6000mg ao dia.

Algumas recomendações de uso são:

  1. Para obter uma melhor absorção uma boa dica é ingeri-la após as refeições;
  2. Gestantes, lactantes e crianças devem evitar o uso sem acompanhamento médico;
  3. Pessoas com hipersensibilidade a algum componente da fórmula estão contraindicadas a fazer o uso.

Combinações

Uma dica importante para maximizar os efeitos obtidos pela suplementação do óleo de prímula, é associá-lo a outros compostos e suplementos alimentares naturais. 

Nas próximas linhas, acompanhe algumas das combinações mais populares atualmente:


Óleo de Prímula + Linhaça + Borragem: Este trio é essencial para apoiar a saúde feminina, sendo essencial para reduzir os sintomas da TPM e menopausa;
Óleo de Prímula + Cártamo: Seu consumo pode promover uma melhora na imunidade, prevenção de doenças cardiovasculares, assim como redução dos sintomas da menopausa e TPM e facilidade no processo de emagrecimento;
Óleo de Prímula + Vitamina E: Esta combinação é importante para minimizar os efeitos da TPM e melhorar a aparência e saúde da pele;
Óleo de Prímula + Zinco: Esta junção é essencial para modular e estimular a imunidade, aumentando as defesas do organismo, além de melhorar a aparência da pele.

Benefícios

São muitos os benefícios associados a utilização deste suplemento, dentre eles podemos destacar:

#1
Alívio dos sintomas da TPM e menopausa

Por auxiliar no controle hormonal, esse produto pode ser de grande ajuda para aliviar os sintomas associados à menopausa, como por exemplo, as terríveis ondas de calor (fogachos noturnos), que são causadas por níveis reduzidos do hormônio estradiol. 

Além disso, o óleo de prímula também costuma ser usado para aliviar cólicas menstruais e TPM.

Estudos indicam que as mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual são sensíveis aos níveis normais de prolactina no corpo. O GLA se converte em uma substância no corpo (prostaglandina E1) ajudando assim a impedir a atividade da prolactina, que desencadeia a TPM.

As dosagens desse produto para aliviar esses sintomas costumam ser mais altas, podendo variar entre 500 e 6000mg, sendo dividida em pelo menos 4 doses diárias.

#2
Melhoras em relação a pele

O óleo de prímula pode também fornecer mais saúde para nossa pele. Isso acontece porque o GLA, e outros ácidos graxos, têm papel fundamental na estruturação da pele.

Nosso corpo não produz esse ácido naturalmente, por isso quando implementamos esse produto a nossa dieta, podemos fornecer à nossa pele benefícios como maior elasticidade, hidratação, firmeza e resistência à fadiga, deixando-a com uma aparência mais jovial e viçosa.

Além disso, pode ajudar a reduzir irritações e inflamações cutâneas, podendo ser benéfica no tratamento de problemas de pele, como acne, eczema, psoríase e dermatite.

#3
Reduz a pressão arterial

O óleo de prímula, pode diminuir a sístole da pressão arterial em cerca de 4%, uma quantia significativa para quem sofre com a hipertensão arterial.

O produto tem uma ação antiagregante plaquetária, que têm função de inibir a formação do trombo (coágulo), sem interferir ou alterar os demais segmentos da coagulação.

Ou seja, ele pode impedir a aglomeração das plaquetas nos vasos sanguíneos.

Essa ação pode fornecer melhora no fluxo sanguíneo diminuindo assim a resposta dos hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial.

#4
Facilita o emagrecimento

Especialistas acreditam que diversos efeitos promovidos pelo Óleo de Prímula podem facilitar o processo de emagrecimento. Em primeiro lugar, este produto contém ácidos graxos poli-insaturados responsáveis por poderosa ação anti-inflamatória.

O organismo inflamado pode levar a maior dificuldade para perder peso, sendo assim, ele favorece este processo por combater as inflamações. Não o bastante, possui efeito saciador, capaz de reduzir a sensação de fome e aumentar a plenitude gástrica, facilitando as dietas hipocalóricas.

Podemos atribuir isto a sua capacidade de regular a glicemia sanguínea. Por fim, o reequilíbrio hormonal também está amplamente associado à perda de peso.

Onde comprar?

O óleo de prímula pode ser adquirido em diferentes farmácias e plataformas digitais. Algumas das marcas mais populares que distribuem este produto são:

  1. Drogasil; 
  2. Drogaria São Paulo; 
  3. Droga Raia; 
  4. Oficial Farma; 
  5. Ultrafarma; 
  6. Unilife.

Mas, qual será a melhor opção? De acordo com especialistas na área de saúde, a melhor forma de se utilizar o óleo de prímula é como manipulação. Tendo isso em mente, sempre recomendamos os produtos da DrogaRIO.

Esta importante farmácia de manipulação está no mercado a anos e vem se inovando com uma plataforma digital 100% pensada para facilitar o atendimento aos seus clientes.

Além de preço justo e produtos de alta qualidade, a DrogaRIO conta com entrega expressa para todo o Brasil e produtos exclusivos. Portanto, não deixe de acessar e conhecer seus serviços.

Antes e depois

Neste tópico, acompanhe a história de Vanessa Motta, uma mulher que começou a tomar o óleo de prímula para melhorar a aparência da pele e se surpreendeu com os resultados obtidos, acompanhe.

“Me chamo Vanessa Motta e comecei a tomar o óleo de prímula da DrogaRIO por indicação de uma amiga e amei os resultados! Em poucos dias de uso, pude notar maior hidratação à pele.

Com o decorrer do tratamento, fui sentindo maior estrutura, firmeza e jovialidade. Mas isso não é tudo. Sempre tive muitas espinhas e isso me incomodava demais e reduzia a minha autoestima, mas, com este produto, elas sumiram em poucos dias.

Recomendo para todas as mulheres, pois realmente vale a pena. O óleo de prímula devolve nossa autoconfiança e nos faz sentirmos lindas. Os resultados são realmente surpreendentes. Acompanhe abaixo meu antes e depois com este poderoso manipulado da DrogaRIO.”

ANTES E DEPOIS

Conclusão

Se você está buscando mais qualidade de vida e melhora aparência, o óleo de prímula pode ser seu grande aliado. Seu consumo como suplemento alimentar, vem se tornando cada vez mais comum por sua capacidade de promover a saúde da pele, cabelos e coração.

De acordo com estudos, este composto pode devolver a jovialidade, estrutura e hidratação à pele, assim como fortalecer e combater a queda de cabelo. Outrossim, reduz fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão, apoiando o funcionamento do coração.

Não o bastante, pode melhorar e aliviar os sintomas da menopausa e TPM e equilibrar os hormônios, sendo essencial para a saúde sexual feminina. Por fim, está amplamente associado ao controle do apetite e, por sua vez, à perda de peso. 

Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode te ajudar a ter mais bem estar e saúde. Gostou deste conteúdo? Acompanhe mais artigos como este neste site e conheça outros produtos naturais e seus benefícios.