O óleo de linhaça é conhecido por ser rico em ácidos graxos essenciais, ômega 3 e ômega 6, mas também contém vitamina E e flavonoides, antioxidantes naturais que permitem combater os radicais livres, protegendo as membranas celulares e as paredes dos vasos sanguíneos.
É extraído por prensagem a frio a partir de suas sementes, podendo ser consumido como alimento ou na forma de suplemento, onde suas características nutritivas são reconhecidas por melhorar a saúde em geral.
As substâncias do óleo de linhaça não são produzidos pelo organismo. No entanto, podemos destacar que ele é beféfico para a saúde do coração, e também mantém a pele e o cabelo mais saudáveis.
Resumo do Óleo de Linhaça | |
---|---|
Nomes comuns: |
|
Auxilia em: |
|
Dosagens típicas: |
|
Sim, o óleo de linhaça ajuda emagrecer uma vez que suas gorduras agem de forma termogênica no organismo.
O consumo deste produto corretamente não leva ao surgimento de efeitos colaterais, porém, o consumo elevado pode levar ao aparecimento de reações alérgicas e diarreia.
Sim, este produto faz bem para os olhos, pois ele contém altos níveis de ácido alfa-linolênico, uma substância que faz muito bem à visão.
Por ser rico em fibras e proteínas, o óleo de linhaça pode sim ajudar mulheres a engravidar.
O óleo de linhaça é um dos óleos vegetais mais ricos em ômega 3, o que lhe confere as propriedades dos ácidos graxos, com diversos benefícios à saúde.
É benéfico para o desenvolvimento da saúde do sistema cerebral e também para o coração, sendo um poderoso anti-inflamatório natural. Também é útil para o sistema digestivo, representando um papel importante no tratamento da constipação crônica.
Além de que, é usado para cuidados da pele, e por suas propriedades antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento das células cutâneas e se adapta a todos os tipos de pele.
E em razão de sua composição, é benéfico por restaurar e preservar o equilíbrio emocional.
A dosagem pode variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Contudo, é importante seguir algumas orientações:
Justamente por ser rico em ácidos graxos, é bastante benéfico à saúde. Entre os principais benefícios, podemos realçar:
As doenças cardiovasculares figuram entre as principais causas de morte em todo o mundo, provocadas especialmente por altos níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar, agravadas por hipertensão e dieta indevida.
Em 2018, um estudo feito pela universidade de Medicina da Polônia, mostrou sua eficácia em ampliar as taxas do colesterol bom e diminuir a pressão arterial.
E ao reduzir os níveis de LDL, reduz os riscos de doenças cardíacas. Contém o ácido alfa-linoleico, considerado por atuar como protetor cardiovascular, prevenindo contra o enrijecimento das artérias.
A linhaça propriamente dita contém fitoestrógenos, substâncias que imitam o hormônio sexual feminino, o estrogênio.
Sendo assim, pode aliviar os sintomas da TPM, uma vez que equilibra os níveis de estrogênio e progesterona, inclusive regularizar o ciclo menstrual.
Também é benéfico para mulheres na menopausa, reduzindo sintomas como calorão, inchaço, etc.
O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos, penetrando na pele rapidamente dando um efeito hidratante e nutritivo.
Permite também reforçar a barreira cutânea, ajudando na prevenção do envelhecimento da pele graças aos seus benefícios regenerativos e cicatrizantes.
O ômega-3 mostra uma ação anti-inflamatória, sendo útil para peles sensíveis e irritadas. Já o ômega-6 protege a epiderme, melhorando a elasticidade da pele.