Guia do Óleo de Coco → O que é? Benefícios e Como Tomar

Perda de Peso
O Óleo de Coco possui diversos benefícios para a saúde. Milhares de pessoas optam pela sua suplementação para reduzir os níveis de colesterol e aumentar o metabolismo e queima de gordura, visando um emagrecimento saudável e seguro.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O Óleo de Coco, muito popular na culinária e no ramo estético, facilmente encontrado em cosméticos, agora está ganhando espaço entre os suplementos alimentares, graças a seus diversos benefícios.

Podendo exercer sua ação sobre todo o organismo, esse produto contém propriedades antioxidantes, essenciais para garantir a saúde através da neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo das células.

Ele pode auxiliar no controle do colesterol e dos níveis de glicose no sangue, e estimular a ação do sistema imunológico.

Um de seus benefícios mais procurados é sua ajuda no processo de emagrecimento.

Resumo do Óleo de Coco
Nomes comuns:
  • Óleo de Coco;
  • Azeite de Coco.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 1000mg;
  • 1450mg.

Para que serve?

A busca pelo emagrecimento cresce exponencialmente, os índices da obesidade e do sobrepeso tomam valores epidêmicos. O Óleo de Coco visa auxiliar nesse processo, facilitando a perda de peso.

Sua ação é sobre o apetite e o metabolismo. Ele causa maior sensação de saciedade, que auxilia as dietas e a redução calórica. 

Além disso, acelera o metabolismo lipídico, estimulando o bom funcionamento da tireoide, que transforma as células de gordura em fonte de energia, promovendo maior queima, o que consequentemente leva a perda de peso.

Mas seus benefícios não se limitam a isso, pode exercer outros papéis no nosso organismo. Por exemplo, ele pode contribuir para o controle do colesterol, aumentando os níveis de HDL, considerado o colesterol bom, levando a redução dos de LDL.

Pode ainda aumentar a sensibilidade à insulina, diminuindo a glicose no sangue. Também combate a compulsão por carboidratos.

Devido a presença do ácido láurico, pode fortalecer nosso sistema imunológico, prevenindo a proliferação de fungos, bactérias e vírus, evitando assim infecções, inflamações e doenças como gripe e resfriado.

Também tem poderes antioxidantes, o que evita os danos oxidativos às células, gerados pelos radicais livres. Promovendo a prevenção de diversas doenças, diminuindo o envelhecimento precoce e os danos causados pelos raios UV.

Como tomar?

Uma forma de garantir os melhores resultados e a sua segurança é sempre seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens.

A posologia indicada é de duas a quatro cápsulas ao dia. As dosagens podem variar entre 1 e 1,2g.

Existem alguns suplementos que podem ser associados ao Óleo de Coco, potencializando assim seus resultados emagrecedores, como:

  1. Vitamina E 400Ui;
  2. Óleo de Chia 500mg;
  3. Óleo de Cártamo 500mg;
  4. Picolinato de Cromo 350mcg.

Recomendamos sempre que busque orientação médica antes de iniciar a suplementação, principalmente para gestantes, lactantes e crianças.

Benefícios

O Óleo de Coco pode garantir a manutenção e saúde de todo o organismo. Entre seus principais benefícios podemos destacar:

#1
Auxilia na redução de peso

Entre os diversos benefícios propostos pelo suplemento de Óleo de Coco, está sua habilidade de facilitar o processo de emagrecimento. O sobrepeso e a obesidade são problemas comuns e que podem reduzir de forma significativa a qualidade de vida.

Por isso, cresce exponencialmente a procura por produtos que estimulam a perda de peso. Este suplemento contém uma substância chamada ácido láurico, que maximiza a produção e o gasto energético, levando a queima dos acúmulos de gordura.

Estudos indicam que ele ajuda a reduzir o IMC (índice de massa corpórea), os acúmulos de gordura e a circunferência na cintura, além de aumentar o ganho de massa magra, facilitando a hipertrofia muscular.

Além disso, esse produto pode aumentar a sensação de saciedade, o que auxilia nas dietas e redução calórica.

#2
Combate a prisão do ventre

A constipação consiste na dificuldade para evacuar, comumente causada por uma má alimentação. Pessoas nessa condição podem passar longos períodos sem ir ao banheiro, o que causa incômodo, dor, inchaço e flatulência.

O Óleo de Coco possui efeitos laxantes, que podem proporcionar evacuações mais frequentes, menores e mais suaves. Isso se dá porque ele pode aumentar o metabolismo e ajudar os alimentos a passarem mais rapidamente pelo corpo.

Acredita-se que esse obtém sucesso em aliviar a constipação porque contém alto teor em ácidos graxos de cadeia média (AGCM), consequentemente, possuem a habilidade de estimular os movimentos intestinais e ajudam a amolecer as fezes.

#3
Reforça o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico é importante para garantir a saúde de todo o organismo, visto que ele é responsável pelo combate de patógenos. O suplemento de Óleo de Coco possui propriedades que lhe conferem um efeito imunomodulador.

Devido a presença do ácido láurico, pode fortalecer nosso sistema imune, ajudando-o a prevenir a proliferação de fungos, bactérias e vírus, ou seja, isso é essencial para evitar infecções, inflamações e doenças como gripe e resfriado.

Também tem poderes antioxidantes, muito importantes para garantir a resposta imunológica. Isso bloqueia os danos oxidativos às células, gerados pelos radicais livres. Promovendo a prevenção de diversas doenças.