Guia do Óleo de Chia → O que é, Benefícios e Como Tomar

Perda de Peso
Para perder peso com saúde e segurança, opte pelo uso do Óleo de Chia, um suplemento alimentar responsável por aumentar a sensação de saciedade e facilitar a realização das dietas hipocalóricas.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
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O Óleo de Chia é derivado da semente da planta Salvia hispânica L.. O uso de seu suplemento vem ganhando popularidade graças a seu alto valor nutricional que podem trazer diversos benefícios à nossa saúde.

Ela contém propriedades antioxidantes, que neutralizam os radicais livres, dando ao organismo maior proteção e desintoxicação.

Além disso, ele pode controlar os níveis de glicose e colesterol e auxiliar na melhora da flora intestinal. Porém, um de seus usos mais procurados é para auxiliar no processo de emagrecimento, graças ao seu alto teor em fibras.

Resumo do Óleo de Chia
Nomes comuns:
  • Óleo de Chia.
Auxilia em:
  • Promove maior sensação de saciedade;
  • Combate os radicais livres;
  • Impede o fotoenvelhecimento;
  • Melhora a flora intestinal.
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 1000mg.

Para que serve?

O suplemento de Óleo de Chia é rico em fibras, antioxidantes, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Isso explica tamanhos benefícios que ele dispõe. Entre esses, o mais procurado é o auxílio no emagrecimento.

Seu alto teor em fibras, ajuda a promover maior sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite, o que reduz a quantidade de alimento ingerida durante as refeições, essencial para impulsionar dietas e redução calórica.

Suas propriedades antioxidantes também lhe conferem diversas habilidades. Ele pode neutralizar os radicais livres, impedindo que eles causem danos oxidativos nas células e tecidos.

Ação benéfica por ser imunoestimuladora e neuroprotetora, além de impedir o fotoenvelhecimento da pele, agindo contra a radiação UV, promovendo maior hidratação e saúde, e o envelhecimento precoce do organismo.

Pode ainda ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, controlando o diabetes. Também normaliza a pressão arterial, ajudando a reduzir a hipertensão.

Não o bastante, ainda ajuda no controle do colesterol, baixando os níveis de LDL, considerado o colesterol ruim. Além disso, suas fibras também podem auxiliar para a melhoria da flora intestinal.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados é importante sempre seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens indicadas.

O uso recomendado é de uma a duas cápsulas ao dia, antes do almoço e do jantar. As dosagens podem variar entre 250 e 1000mg.

Uma forma de potencializar os resultados desses produto é associá-lo a outros suplementos como por exemplo:

  1. Para provocar a sensação de saciedade: Óleo de Cártamo 500mg + Óleo de Chia 500mg;
  2. Para perda de peso: Óleo de Cártamo 500mg + Óleo de Coco 1000mg + Picolinato de Cromo 350mcg + Vitamina E 400Ui + Óleo de Chia 250mg.

Sempre é recomendada a busca por orientação médica antes de iniciar qualquer suplementação, principalmente para gestantes, lactantes e crianças.

Benefícios

O óleo de chia é um composto rico em proteínas, fibras, ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e entre outros nutrientes. É por esse motivo que este composto contém inúmeros benefícios à saúde.

#1
Ajuda no controle de peso

O óleo de chia é rico em fibras e proteínas, o que pode suprir temporariamente o apetite, fazendo com que se sinta saciado por mais tempo e controlando a fome.

Sendo assim, este composto também é capaz de controlar a retenção de líquidos, a diabetes, colesterol e regula o intestino, devido ao seu alto teor em fibras, proteínas, ômega 3 e antioxidantes.

Portanto, devido às suas propriedades, o óleo de chia é um excelente colaborador para o controle de peso. Além disso, para resultados mais eficientes, é preciso juntá-lo com uma dieta e prática de exercícios físicos.

#2
Auxilia na mobilidade intestinal

Como já citado anteriormente, o óleo de chia possui grandes quantidades de fibras, e elas se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel retém a água do corpo e forma uma mucilagem, muito parecida com um gel transparente. Já a fibra insolúvel faz com que aumente o volume das fezes, absorvendo grande parte da gordura no organismo.

Ambas as substâncias não são absorvidas pelo intestino delgado, ou seja, isso faz com que elas cheguem no intestino grosso sem se deteriorar, eliminando as toxinas e as gorduras prejudiciais do organismo.

Portanto, o composto óleo de chia proporciona inúmeros benefícios à saúde intestinal, melhorando o aspecto da excreção, mais saúde a flora intestinal, previne o câncer do intestino e também aumenta a frequência da evacuação.

#3
Controla os níveis de colesterol

O óleo de chia também é rico em alfa linolênico (ômega 3) e ácido linolênico (ômega 6), por isso, uma das suas principais funções é baixar os níveis de colesterol LDL “ruim”.

Esses compostos de origem vegetal são de grande importância para a saúde do organismo, pois são eles que protegem o sistema cardiovascular, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Quando os níveis de colesterol estão altos, há uma ligação direta com o aparecimento de problemas no coração, doenças e até mesmo acidente vascular cerebral, como AVC.

Portanto, este composto é capaz de controlar os níveis de colesterol e proteger o organismo contra inúmeros problemas e doenças, proporcionando um bem-estar melhor e qualidade de vida.