Guia do Óleo de Alho → O que é? Para que Serve e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
Garanta a saúde do seu coração com o Óleo de Alho. Este produto é capaz de prevenir e tratar doenças cardiovasculares de forma segura e natural. Para conhecer seus mecanismos de ação e usos, acompanhe a leitura a seguir.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O Alho já é muito popular por ser um poderoso tempero, mas atualmente a procura pelo suplemento de Óleo de Alho vem crescendo exponencialmente. Isso porque ele contém diversos benefícios à nossa saúde.

Seu principal ativo é a alicina, que exerce ações antioxidantes no organismo, podendo demonstrar benefícios imunoestimulantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, além de promover maior saúde ao sistema cardiovascular.

Um de seus usos mais procurados é para participar no processo de perda de peso, estimulando a lipólise, evitando assim o acúmulo de gordura e, consequentemente, levando ao emagrecimento.

Resumo do Óleo de Alho
Nomes comuns:
  • Óleo de Alho.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 1000mg.

Para que serve?

A alicina, princípio ativo do Óleo de Alho, contém propriedades antioxidantes, que desempenham funções neutralizadoras, impedindo que os radicais livres causem danos oxidativos às células e tecidos.

Ação que promove diversos benefícios para a saúde, pode prevenir condições crônicas, doenças neurodegenerativas (que afetam as funções cognitivas), além de impedir o fotoenvelhecimento da pele e o envelhecimento precoce de todo o organismo.

Também podem reforçar o sistema imunológico, diminuindo o risco de doenças como gripes e resfriados, infecções e inflamações. Isso porque bloqueia a proliferação de fungos, bactérias e vírus, agentes patogênicos responsáveis por causar esses problemas.

Além disso, ele pode proteger as células do cérebro, melhorando nossa capacidade cognitiva, proporcionando melhor memória e aprendizado. 

Por ter poderes anti-inflamatórios, ela ajuda a aliviar sintomas da osteoartrose, evitando que ocorra o agravamento da doença.

Ele pode reduzir os níveis de LDL, levando a ao maior controle do colesterol. Também pode normalizar a pressão arterial, evitando a hipertensão. Esses dos benefícios podem levar a uma melhor saúde cardiovascular, evitando diversos problemas como AVC e infarto.

Ainda mais, o Óleo de Alho pode auxiliar na perda de peso. Por agir na lipólise e na termogênese, ele faz com que haja maior degradação das células lipídicas (gordura), sendo transformada em fontes de energia e maior queima da gordura.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados, é importante sempre seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens indicadas.

A posologia indicada é de uma cápsula duas vezes ao dia. As dosagens podem variar de 500 a 2000mg.

Esse produto costuma ser muito seguro. Porém a superdosagem pode levar a efeitos adversos indesejáveis como:

  1. Desconforto estomacal;
  2. Náuseas;
  3. Diarreia;
  4. Vômito.

Existem algumas contraindicações de uso, por isso é essencial consultar um médico antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

O Alho contém poderosas propriedades que garantem a saúde de todo o organismo. O suplemento de Óleo de Alho pode levar a benefícios como:

#1
Previne contra doenças cardíacas

Nosso coração é o músculo mais importante de todo o corpo, sendo responsável por fornecer alimento e oxigênio para as células a cada batimento. Mantê-lo saudável é indispensável para cuidar de todo o organismo.

O Óleo de Alho é muito conhecido como agente de prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Estudos indicam que ele pode proteger as células de danos oxidativos, consequentemente, protegendo de condições crônicas como a hipertensão e a aterosclerose.

Além disso, controla o colesterol. Ter altos níveis colesterol LDL e baixos de HDL colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e graves problemas de saúde.

Esse produto pode reduzir o colesterol total e os níveis de colesterol LDL (ruim).

#2
Regula a pressão arterial

A hipertensão é um problema crônico causado pela contração dos vasos por onde o sangue circula, fazendo com a pressão sanguínea se eleve. Essa condição pode levar à insuficiência cardíaca, aneurismas nos vasos cerebrais, além de aumentar o risco de AVC. 

Como vimos, o suplemento de Óleo de Alho pode promover maior saúde ao sistema cardiovascular e ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial sistólica (contração do coração) e diastólica (fase de relaxamento).

Estudos indicam que em alguns casos, a suplementação do alho pode funcionar tão eficazmente quanto os medicamentos padrões, porém, ele apresenta pouquíssimos efeitos colaterais.

Ou seja, o Óleo de Alho pode reduzir de forma significativa a hipertensão, levando a um maior cuidado com o coração. 

#3
Combate infecções causadas por fungos e bactérias

O Óleo de Alho possui propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias, que estimulam a atividade do sistema imunológico, ajudando-o a combater patógenos como fungos, vírus e bactérias, responsáveis por causar a infecção.

A infecção, como já mencionado, é um processo causado por agentes externos. Ela ocorre pela entrada e desenvolvimento ou pela proliferação de um agente infeccioso que causam danos chamados de doenças infecciosas.

Isso ocorre, porque ele possui um ativo chamado de alicina, que inibe o crescimento e a multiplicação desses microrganismos, podendo ser indicado para o tratamento de infecções bacterianas vaginais, gripe, parasitoses, entre outros.