Guia do Óleo de Abacate → Benefícios, Para que Serve e Como Tomar

Perda de Peso
O abacate é um dos alimentos mais saudáveis encontrados no mercado. O extrato do Óleo de Abacate é um suplemento em cápsulas capaz de promover mais saúde e qualidade de vida, ajudando no controle do colesterol e no processo de emagrecimento.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O Óleo do Abacate é extraído da polpa carnuda ao redor do caroço da fruta. Ele consiste em ácido oleico e ácidos graxos , que possuem muitos benefícios, sendo considerado uma grande fonte de gordura e nutrientes saudáveis para o organismo.

Pode ser considerado um verdadeiro "tônico" para nossa saúde, justamente por isso, seu uso como suplemento vem crescendo exponencialmente. 

Entre seus benefícios estão a melhora do sistema cardiovascular, previne o envelhecimento precoce, preserva as funções cognitivas, reduz o estresse e melhora o sono, além de reforçar o sistema imunológico.

Resumo do Óleo de Abacate
Nomes comuns:
  • Óleo de Abacate;
  • Abacateiro;
  • Guadite;
  • Louro-abacateiro.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 1000mg.

Para que serve?

O Óleo de Abacate dispõe de diferentes benefícios e usos. Entre os mais procurados, está sua ajuda em promover maior saúde cardiovascular mantendo-o forte e saudável. 

Isso porque ele possui a capacidade de normalizar a pressão arterial. As gorduras monoinsaturadas, encontradas neste produto, podem prevenir e combater a hipertensão. Além disso, participa na redução do LDL, ajudando no controle sobre o colesterol total.

Também auxilia na perda de peso através do controle do apetite, promovendo maior sensação de saciedade, o que contribui para as dietas e reduções calóricas, consequentemente, facilitando o emagrecimento.

Não o bastante, contém propriedades antioxidantes, que ajudam a evitar os danos oxidativos nas células, por meio da neutralização dos radicais livres. 

Ação que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, dando saúde à pele e demonstrando poder anticancerígeno.

Pode ainda melhorar nossas capacidades cognitivas para garantir o bom funcionamento dos nervos e neurônios, auxiliando nossa memória e raciocínio. Além disso, tem ação anti-estresse e pode melhorar a qualidade do nosso sono.

Além disso, reforça o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, evitando assim doenças, inflamações e infecções.

Como tomar?

É importante sempre seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens indicadas, para garantir os melhores resultados e a sua segurança.

A posologia indicada é de duas cápsulas ao dia. As dosagens podem variar de 500 a 1200mg.

Apesar de ser seguro na maioria dos casos, a superdosagem do Óleo de Abacate pode levar a efeitos indesejados como:

  1. Gases;
  2. Inchaço;
  3. Diarreia.

Recomendamos sempre que se consulte o médico antes de realizar a suplementação, principalmente em gestantes, lactantes e crianças.

Benefícios

O Óleo de Abacate é extremamente rico em nutrientes e traz diversos benefícios à saúde. Entre seus principais usos podemos destacar os seguintes: 

#1
Auxilia no controle do colesterol e triglicérides

Altos níveis de colesterol no sangue são extremamente prejudiciais à saúde, ele provoca o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, dificultando o fluxo de sangue e a circulação, além de contribuir para doenças cardiovasculares como aterosclerose, AVC e infarto.

O suplemento do Óleo de Abacate pode garantir a manutenção do colesterol. Por ser rico em ácido oleico, uma gordura insaturada, está associado à redução do colesterol LDL e ao aumento do HDL.

Nosso colesterol é dividido por duas lipoproteínas, o LDL, é responsável por transportar o colesterol do fígado e intestino para as células dos tecidos do corpo, enquanto o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado.

Ao modular esses níveis, o Óleo de Abacate facilita o controle do colesterol total e dos triglicérides, dando ao sistema cardiovascular maior saúde.

#2
Ajuda no processo de emagrecimento

O sobrepeso e a obesidade são problemas enfrentados por grande parte da população mundial, podendo contribuir para o desenvolvimento de problemas crônicos como diabetes, colesterol alto e hipertensão, além de insônia e distúrbios emocionais.

Como mencionado, o Óleo de Abacate contém alto teor de ácido oleico, um ácido graxo ômega 9, que pode melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo durante o exercício e estimular a atividade de enzimas que proporcionam o metabolismo lipídico. 

Isso lhe proporciona a habilidade de facilitar e estimular o processo de emagrecimento.

Além disso, ele contém diversos nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos, que ajudam a melhorar a digestão, processando os alimentos com mais eficiência.

#3
Melhora a saúde intestinal

A saúde do nosso intestino é essencial para garantir a absorção de nutrientes e de água durante o processo de digestão, além de proporcionar a eliminação de toxinas. O Óleo de Abacate visa facilitar esses processos.

Seus altos níveis de gordura monoinsaturadas ajudam o corpo a absorver melhor as vitaminas e nutrientes essenciais que são lipossolúveis. Estudos indicam também que ele contém poderosa ação desintoxicante.

Além disso, por conter diversos tipos de nutrientes, esse óleo possui a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema digestivo, principalmente no intestino, facilitando a digestão dos alimentos e evitando o acúmulo de gases.