Guia da Ocitocina → O que é, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Cérebro
Conheça tudo o que você precisa saber sobre a Ocitocina, benefícios, como tomar e muito mais!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

Ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio naturalmente produzido pelo corpo em relações de afeto, carinho e amor.

Muitos especialistas a têm chamado de hormônio do amor, uma vez que está intimamente ligada ao afeto entre seres humanos.

Resumo da Ocitocina
Nomes comuns:
  • Ocitocina;
  • Oxitocina;
  • Hormônio do amor.
Auxilia em:
  • Promove contrações uterinas;
  • Ajuda na mametanção e parto;
  • Combate o estresse e a ansiedade;
  • Melhora o humor e o sono.
Dosagens típicas:
  • 10Ui;
  • 12Ui;
  • 20Ui.

Embora seja produzida naturalmente, muitas pessoas podem se beneficiar com o uso de Ocitocina em diferentes áreas da vida, trazendo benefícios que vão desde uma melhor relação interpessoal, até mesmo a redução do estress, aumentando de forma significativa a qualidade de vida e bem estar, além de modular a saúde.

Nota-se também benefícios na ansiedade e em outros problemas psicológicos, sendo cada vez mais indicada por nutrólogos e médicos de diferentes especialidades.

O que é?

Como já citado anteriormente, esse hormônio é conhecido, principalmente, por conta da sua ação em relação aos sentimentos de amor e de afeto.

Além disso, no sistema nervoso, age como um neurotransmissor, ou seja, atua para enviar informações para outros neurônios importantes que garantem o bom funcionamento do organismo em função das emoções.

Por outro lado, age para promover uma melhoria nas fases de gravidez das mulheres, isso é possível porque atua junto com outras substâncias importantes para esse momento. Um exemplo dessa junção é com a Prolactina. Esta, ajuda durante a fase da amamentação do bebê, enquanto a Ocitocina atua no trabalho de parto.

Ainda sobre a gestação, a Ocitocina junto com o hormônio Progesterona trabalham na preparação do útero para a recepção do óvulo e, ainda ajuda na regulação do ciclo menstrual antes e depois da gravidez.

Por outro lado, por melhorar os sentimentos, opera com a Serotonina para melhorar os sentimentos diante das atividades do dia a dia, o que favorece a sensação de bem-estar físico e mental das pessoas.

Não só isso, mas exerce uma certa influência nas relações sociais entre as pessoas. Isso se deve ao fato da sua combinação com a Vasopressina. Juntas, são capazes de atuar no hipotálamo que é importante para ajudar as pessoas a se envolverem umas com as outras e criar uma ligação social.

Para que serve?

Ocitocina sempre serviu a comunidade médica para induzir o parto e a amamentação de recém nascidos.

Muitas mães acabam sofrendo com a deficiência deste hormônio por motivos diversos, e sua utilização, sublingual ou intranasal, se mostra benéfica nesses cenários.

Além disso, cada vez mais são notados novos benefícios desta molécula, como mostraremos abaixo.

A gama de uso é cada vez mais diversa e está relacionada à interação entre seres humanos.

Este hormônio é comumente liberado entre casais que se abraçam, dormem juntos ou realizam tarefas juntos, além disso, por melhorar a qualidade do sono, aumenta nossa disposição, melhora o desempenho atlético e modula uma série de funções corporais.

Sua falta muitas vezes se relaciona com a introversão do indivíduo, que evita, por exemplo, realizar tarefas em grupo.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui bula?

Pela Ocitocina ser um produto manipulado, nós não disponibilizamos a bula. Nós mandamos um informativo com dicas e recomendações sobre o produto.

2
Possui efeitos colaterais?

A maior parte dos nossos clientes relatou que não teve nenhum efeito colateral com o uso do produto.

3
Ocitocina engorda?

Não, estudos comprovaram que a ocitocina não engorda, pois ela ajuda a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos, além de reduzir a gordura abdominal.

4
Gestantes precisam de receita?

Não, mas é recomendado que o uso seja supervisionado por um médico, já que este produto estimula as contrações uterinas e provocam a dilatação do colo do útero.

5
Quais são as contraindicações?

Não é recomendado para pessoas que apresentam alergia a algum componente da fórmula, crianças e mulheres grávidas precisam tomar cuidado com a sua ingestão.

6
Onde comprar e o melhor preço?

A seguir, vamos listar alguns lugares onde é possível encontrar a Ocitocina a venda:

  • Biofarm;
  • Drogasil;
  • Oficial farma;
  • Mercado Livre.

Mas, na DrogaRio, a Ocitocina é encontrada em sua forma manipulada, de fácil ingestão e com diversos testes que comprovam a sua eficácia. Sem falar que, eles garantem descontos imperdíveis para o consumidor para que o mesmo não fique sem essa importante suplementação.

7
Quanto tempo para fazer efeito?

Em forma de cápsulas, os efeitos positivos não demoram muito para começar a aparecer, isso porque ele tem a capacidade de circular rapidamente, por isso, nas primeiras semanas de uso já é possível sentir a diferença.

Entretanto, as mulheres grávidas fazem uso de forma injetável, geralmente, de maneira intravenosa ou intramuscular, pois os efeitos são mais rápidos quando estão entrando em trabalho de parto.

8
Serve para homens?

No caso dos homens, esse hormônio é essencial para manter as ereções durante os atos sexuais, dessa forma, é perceptível uma melhora nas relações de amor e afeto entre o casal.

Como tomar?

Há diversas formas de fazer utilização de Ocitocina. Há versões intranasais e sublinguais disponíveis para compra. Pode-se escolher entre essas versões de acordo com preferências individuais.

As doses normalmente utilizadas variam de 10 a 30ui, de uma a três vezes ao dia em horários alternados. Conheça alguns protocolos visando benefícios específicos:

  1. Para melhora da disfunção erétil: de 10 a 30 ui antes de se relacionar com a parceira;
  2. Para melhora do sono: 30 ui sublinguais logo antes de dormir, a fim de reduzir pesadelos e reduzir o cortisol, que atrapalha o sono;
  3. Para redução do estresse e ansiedade: 20 ui intranasais em momentos logo antes de tarefas estressantes, como, por exemplo, falar em público.

Ainda mais, existe a sua forma em spray, usada para ajudar os bebês que não conseguem ter o momento de amamentação correto. Nesses casos, a recomendação é estritamente nasal, pois ocorre de forma nasal nos recém-nascidos.

Benefícios

Como dito acima, a gama de benefícios da Ocitocina é muito vasta, podendo modular a saúde e funcionamento do organismo, confira abaixo os principais usos dessa molécula do amor:

#1
Alívio do estresse

A Ocitocina possui ação direta no controle do cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea.

Muitas pessoas a têm utilizado em momentos estressantes, logo antes de passar por eles, ou logo após, quando precisam relaxar e aliviar a tensão, aumentando a sensação de bem estar..

Como seu uso é prático, sobretudo o na versão intranasal, é uma excelente ferramenta para aqueles que precisam deste alívio constantemente no seu dia a dia.

#2
Melhora nas habilidades sociais

Não é novidade que grande parcela da população sofre ao ter de lidar com pessoas.

Muitas vezes, esse contato é até um fator limitante para muitos, evitando relações pessoais e até mesmo se culpando por isso.

Ocitocina pode trazer grandes benefícios a esta parcela mais tímida e "retraída" da população, uma vez que seu uso ajuda em relações interpessoais.

#3
Melhoria do sono

Ocitocina pode ser utilizada para melhorar a qualidade do sono, uma vez que reduz o cortisol, que atrapalha o relaxamento necessário para um sono reparador.

Utilizá-la logo antes de dormir pode facilitar a indução do sono e garantir mais restauração, trazendo mais fases REM a quem a utiliza e promovendo um sono mais profundo.

Os resultados podem ser vistos desde o primeiro uso.

Depoimentos

Veja agora alguns depoimentos de pessoas que começaram a usar a Ocitocina e comprovaram seus benefícios

Junior Siqueira
Campo Limpo Paulista, SP
Comecei a usar esse suplemento para me ajudar a dormir melhor. Por causa das tarefas do dia a dia, eu acabava não relaxando durante a noite como deveria e isso atrapalhava o rendimento para o dia seguinte. Desde que iniciei o tratamento com a Ocitocina, consigo dormir muito bem, não sinto mais nenhuma dificuldade para pegar no sono e acordo totalmente descansado para o próximo dia. Eu recomendo o uso.
Alessandra Andrade
Joinville, SC
Sempre fui uma pessoa muito tímida e isso atrapalhava na hora de conversar com as outras pessoas e fazer amizades. Em uma pesquisa na internet descobri a Ocitocina em cápsulas para ajudar nesse problema, então resolvi comprar para testar. Depois de um mês de uso, eu já conseguia me envolver mais com as pessoas da faculdade e, depois, não demorou muito para perceber que estava mais comunicativa e simpática com as pessoas ao meu redor. Super indico.

Conclusão

Portanto, com todas as informações apresentadas, é comprovada a garantia desse suplemento para a saúde de todo o organismo.

O uso da Ocitocina apresenta benefícios não apenas para a saúde mental das pessoas, mas ajuda as mulheres que vão ganhar bebês e também as que já são mães, mas precisam de auxílio para amamentar.

Esse fato demonstra o quão necessário esse neurotransmissor é para o corpo humano. A sua ação permite melhorias em regiões importantes para o bem-estar diário.

Sendo assim, a Ocitocina é de grande eficácia para as pessoas que buscam por benefícios que ela apresenta.