Guia do N Acetil Cisteína (NAC) → Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colarerais

Nutrição e bem-estar
A N Acetil Cisteína tem um grande poder sobre o sistema imunológico. Ele tem efeitos antioxidantes que beneficiam o metabolismo, protegendo contra os danos oxidativos. Quer entender melhor sobre sua função e seus benefícios? Leia o artigo abaixo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A N-acetilcisteína, popularmente conhecida como NAC, é uma forma de suplemento do aminoácido cisteína. Ele pode facilitar funções biológicas, ao juntar-se com outros dois aminoácidos, a glutamina e a glicina, por exemplo, ele atua na reposição de glutationa. 

Essa ação lhe confere um importante poder antioxidante, que é benéfico para neutralizar os radicais livres, evitando que causem danos oxidativos às células, ajudando a prevenir doenças e o envelhecimento precoce.

Um de seus usos mais comuns é para o tratamento de overdoses de paracetamol (acetaminofeno), isso porque ele ajuda a reduzir a taxa de mortalidade e o risco de lesões hepáticas, causada pelo excesso.

Resumo do NAC
Nome comum:
  • NAC;
  • Acetilcisteína;
  • N-acetilcisteína.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 300mg;
  • 500mg;
  • 600mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui bula?

Por se tratar de um aminoácido natural, não é necessário o envio de bulário.

2
Possui efeitos colaterais?

Não há efeitos colaterais com o consumo de NAC.

3
NAC é bom para o figado?

Sim, NAC é um excelente protetor hepático.

4
Auxilia no emagrecimento?

Através da redução das compulsões, NAC pode sim auxiliar na perda de peso.

Para que serve?

A princípio, este suplemento era utilizado para romper as ligações das proteínas do muco para o corpo conseguir eliminá-lo mais rápido, sendo chamado de agente mucolítico. Com o tempo, estudos indicaram que um aumento na dosagem, poderia proporcionar a esse produto uma ação antioxidante.

Isso pode trazer diversos benefícios para nosso organismo. Pode por exemplo, reforçar nosso sistema imunológico, dando maior proteção contra agentes patogênicos.

Ele pode auxiliar na recuperação muscular, principalmente por reduzir a inflamação. Está também envolvido na hipertrofia, isso porque contribui com a produção de glutationa, aminoácido que age como bloco de construção para a proteína.

Além disso, pode eliminar as toxinas do organismo, beneficiando principalmente nosso metabolismo, e facilitar a absorção de nutrientes.

Oferece também maior saúde para nosso cérebro, isso porque a glutationa, produzida através da junção de dois aminoácidos e do NAC, é extremamente importante para o bom funcionamento cerebral.

Ainda mais, ajuda a regular os níveis de glutamato, que apesar de ser um dos principais neurotransmissores do cérebro, quando em excesso pode causar danos cerebrais. Ou seja, o uso do NAC pode até mesmo prevenir e tratar transtornos psiquiátricos e comportamentos viciantes.

Como tomar?

Para garantir maior segurança e melhores resultados, é importante sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A dose posológica recomendada é de 1 cápsula de 500mg em jejum e outra depois do almoço.

Para aproveitar os melhores benefícios, também pode estar usando outros suplementos junto para potencializar os resultados, como:

  1. Para aliviar sintomas alérgicos: NAC 500mg + Quercetina 500mg;
  2. Para melhorar a função cognitiva: NAC 500mg + Picnogenol 150mg;
  3. Para fortalecer a imunidade: NAC 500mg + Vitamina C 300mg;
  4. Para fortalecer a saúde hepática: NAC 500mg + Silimarina 200mg.

É importante sempre consultar um médico antes de iniciar uma suplementação, principalmente para gestantes, lactantes e crianças.

Benefícios

Como vimos, são diversos os benefícios do consumo deste produto, dentre eles, podemos destacar:

#1
Combate a overdose por acetaminofeno

A N-acetilcisteína pode ajudar no tratamento da overdose de acetaminofeno, mais conhecido como paracetamol, isso porque é precursor da glutationa e age elevando os níveis dessa molécula no fígado e reduzindo a toxicidade do remédio.

Ele ajuda a prevenir os danos, eliminando-o antes que os cause, porém, não pode reverter os danos já causados.

O envenenamento por esse remédio, infelizmente, é mais comum do que imaginamos, ele pode levar, náuseas, vômitos, diarréias e até mesmo a danos no fígado e rins.

É importante administrá-lo num período de 24 horas. O envenenamento por paracetamol é considerado uma emergência médica, sendo recomendado procurar ajuda o mais rápido possível.

#2
Poderoso antioxidante

A N-acetilcisteína está ligada a produção da glutationa. Essa substância é um poderoso antioxidante. Ele ajuda a neutralizar os radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos às células.

Isso é benéfico para a prevenção de doenças crônicas e neurodegenerativas, assim como para evitar o envelhecimento precoce.

Além disso, pode ajudar a reforçar o sistema imunológico, responsável por inibir a ação de agentes patogênicos como vírus, fungos e bactérias, prevenindo assim infecções, inflamações e doenças virais, como gripes e resfriados.

Ainda mais, por ajudar a manter níveis adequados de glutationa, a NAC ajuda a manter a saúde respiratória, reduzir a fadiga muscular, apoiar a saúde do cérebro e do fígado e aumentar a capacidade desintoxicante do corpo.

Além disso, pode desempenhar um papel importante para a fertilidade masculina.

#3
Combate inúmeras doenças no organismo

Esse produto mostra-se muito benéfico para prevenir doenças, principalmente as doenças respiratórias crônicas. O NAC pode aliviar os sintomas de tais doenças por agir como antioxidante e expectorante.

Ele ajuda a liberar o muco das vias respiratórias e pode ajudar a diminuir a gravidade e a frequência de chiado, tosse e ataques respiratórios. 

Ainda mais, é muito utilizado no tratamento de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), doença causada por enfisema e a bronquite crônica e asma brônquica.

Pode ainda melhorar outras condições do pulmão e do trato respiratório, como asma, fibrose cística e fibrose pulmonar. Além disso, ajuda em outros problemas, bem como sintomas de congestão nasal e sinusal devido a alergias ou infecções.

Por ter ação antioxidante pode evitar doenças crônicas e neurodegenerativas, problemas de pele e evitar alguns tipos de de câncer.