Guia do MSM → Benefícios, Para que Serve e Como Tomar

Dores e Articulações
O MSM é um suplemento com propriedades estéticas e anti-inflamatórias, muito usado para tratar dores e inchaços, além de manter as articulações saudáveis. Saiba mais!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Pra que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O metilsulfonilmetano, mais conhecido como MSM, é um produto químico encontrado naturalmente em alguns alimentos, além de também estar disponível como suplemento dietético.

O suplemento contém enxofre em sua composição, é um elemento químico muito conhecido que auxilia em diversos processos biológicos, como tratar inflamações crônicas e dores articulares.

Há inúmeras pesquisas que apoiam o uso do suplemento MSM para tratar uma série de condições, como por exemplo, artrite e a rosácea. Além de contar com uma potente ação antioxidante.

Dessa forma, o uso do suplemento proporciona benefícios tanto para a saúde quanto para a estética. Portanto, saiba mais sobre o seu uso, como tomar e as vantagens para o bem-estar.

Resumo do MSM
Nome comum:
  • MSM;
  • DMSO2;
  • metil sulfona;
  • Metilsulfonilmetano.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 400mg;
  • 500mg;
  • 1000mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui contraindicações?

Não há contraindicações no uso de MSM.

2
Este suplemento emagrece?

Não existe correlação em estudos que afirme poder emagrecedor do MSM.

3
Possui efeitos colaterais?

Não há efeitos colaterais neste suplemento.

4
É aprovado pela Anvisa?

Sim, MSM é 100% aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Pra que serve?

O uso mais popular do MSM é para diminuir ou tratar as dores nas articulações e nos músculos. Pois, mostrou ser muito benéfico para pessoas que sofrem com a degeneração articular, que pode afetar negativamente a qualidade de vida, limitando os movimentos e a mobilidade.

O seu uso também age sobre o sistema imunológico, que muitas vezes é enfraquecido por conta do estresse, doenças, dieta inadequada, má noites de sono ou falta de atividade física. 

Mas, por conter enxofre em sua substância, tem um papel importante que ajuda a aumentar a imunidade. Ele é eficaz na redução do estresse oxidativo ou de inflamações que enfraquecem o sistema imunológico.

Além disso, muitas pessoas fazem o uso do MSM para estética, pois a sua substância fortalece a queratina, uma proteína essencial para o cabelo, unhas e pele.

Como tomar?

As doses de MSM variam de acordo com os benefícios potenciais que você procura. A dosagem ideal varia de acordo com a intensidade dos problemas e sintomas.

Mas, na maioria dos casos é recomendado as dosagens:

  1. Para inflamações e dores: tomar 2 cápsulas de 500mg três vezes ao dia;
  2. Para uso estético: tomar 2 cápsulas de 500mg duas vezes ao dia;
  3. Para fortalecer o sistema imunológico: tomar 2 cápsulas de 500mg apenas uma vez ao dia.

Para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, é necessário consultar um médico para melhores orientações.

Benefícios

De fato, o suplemento MSM possui diversos benefícios para a saúde. Abaixo listamos os principais benefícios: 

#1
Protege as articulações

O MSM possibilita a proteção das articulações afetadas por doenças ou até mesmo lesões, graças à concentração de enxofre presente na substância.

O consumo diário do suplemento consegue reduzir problemas nas articulações e nos ossos, pois ele tem propriedades anti-inflamatórias poderosas, que é frequentemente usado como uma alternativa natural para melhorar os sintomas de doenças e inflamações. 

Foi comprovado por estudos que o uso do MSM reduziu significativamente a rigidez e as dores aos movimentos, além de aumentar a qualidade de vida. 

#2
Mais disposição para realizar atividades física

A prática de exercícios intensos, pode ocorrer danos musculares e aumentar o estresse oxidativo, o que pode prejudicar o desempenho e o treinamento de diversos atletas.

O MSM pode acelerar a recuperação muscular após os exercícios, além de reduzir o estresse oxidativo e as inflamações, pelo simples fato de conter enxofre em sua composição.

O seu uso também auxilia na prevenção da fadiga e aumenta a disposição física, além de intensificar a atividade antioxidante no organismo, sendo benéfico para uma boa recuperação após a prática de atividades físicas.

#3
Para os cuidados dos cabelos, unhas e pele

O MSM é um composto poderoso para a saúde da pele, unhas e cabelo, pois age como um doador de enxofre para a queratina, que auxilia no fortalecimento dessa proteína.

Algumas inflamações podem danificar as células da pele e causar o envelhecimento precoce, como o aparecimento de rugas. No entanto, o uso deste suplemento também ajuda reduzir a inflamação, mantendo uma pele macia e hidratada.

E por conta da queratina, uma poderosa proteína para a saúde estética, os cabelos ficam mais fortes e hidratados, e as unhas mais firmes e rígidas.