Guia da Melissa → Para que Serve, Como Tomar e Benefícios

Nutrição e bem-estar
Melhore a qualidade de seu sono e reduza os sintomas do estresse e ansiedade de forma natural e segura com o suplemento de Melissa. Para entender melhor sua atuação, acompanhe a leitura a seguir.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Melissa officinalis ou Erva-Cidreira, como também é conhecida, é uma erva da família da hortelã, muito utilizada na medicina tradicional, principalmente por seus efeitos na melhora do desempenho cognitivo.

Ela pode ser eficaz para induzir a calma, podendo ser utilizada na redução do estresse, da ansiedade e na melhora do sono, melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior bem-estar.

Além disso, possui ação imunoestimulante e anti-inflamatória, graças às suas propriedades antioxidantes. E também participa do processo de emagrecimento, promovendo a lipólise e ajudando a manter a saúde do coração.

Resumo do Melissa
Nomes comuns:
  • Melissa;
  • Erva-cidreira;
  • Chá da França;
  • Citronela.
Auxilia em:
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Favorece o sistema imunológico;
  • Facilita o processo de emagrecimento.
Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 500mg.

Para que serve?

Um dos usos mais procurados da Melissa é sua ação sobre o estresse e a ansiedade. Ela pode atuar sobre os neurotransmissores GABA, aumentando sua disponibilidade. Baixos teores dessa substâncias podem causar a ansiedade e outros transtornos de humor. 

O GABA também está relacionado à qualidade do sono, então, ao aumentar seus níveis, esse produto também demonstra grande ação sobre a insônia.

Também possui propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos ao organismo.

Favorecendo assim o sistema imunológico, que aumenta os níveis dos glóbulos brancos, responsáveis pela imunização, prevenindo problemas causados por agentes patogênicos como gripes, resfriados e infecções.

Além disso, possui ação anti-inflamatória, que auxilia tanto na redução da inflamação, quanto nas dores no corpo.

Mas seus benefícios não se limitam a isso, a Melissa ainda participa no processo de emagrecimento, estimulando a lipólise, que consiste na degradação das células lipídicas (gordura), impedindo seu acúmulo e expansão.

Pode ainda agir na redução da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas e garantindo saúde ao coração.

Como tomar?

Uma forma de garantir a sua segurança e os melhores resultados é sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens indicadas.

Recomenda-se tomar uma cápsula duas vezes ao dia, uma na parte da tarde e outra na parte da noite. As dosagens podem variar de 250 a 500mg.

Uma forma de potenciar seu uso é associá-la a outros suplementos como:

  1. Para reduzir o estresse e a ansiedade: Passiflora 125mg + Melissa 125mg + Valeriana 125mg + Mulungu 125mg;
  2. Para combater o acúmulo de gordura: Chá Verde 100mg + Melissa 125mg + Cavalinha 150mg + Centella Ásiatica 150mg + Hibiscus 250mg.

Benefícios

A melissa pode potenciar nossa qualidade de vida, garantindo a manutenção da nossa saúde física e mental. Entre seus principais benefícios podemos destacar:

#1
Ajuda no combate a prisão de ventre e gases intestinais

A prisão de ventre, ou constipação intestinal, assim como a flatulência, é um problema digestivo muito incômodo, podendo levar a dor e desconforto abdominal constante, sensação de inchaço e até mesmo irritabilidade.

A Melissa é uma planta utilizada há séculos pela medicina tradicional graças a seus benefícios digestivos, podendo ajudar no tratamento de distúrbios gastrointestinais. Ela possui propriedades carminativas (antigases), antiespasmódico e laxantes.

Isso lhe confere a habilidade de soltar o intestino, facilitando a evacuação, além de prevenir espasmos e cólicas no estômago, intestino e combater as bolhas que retêm os gases, facilitando assim sua eliminação e aliviando o desconforto.

#2
Melhora os sintomas da depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que vem afetando milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Ela tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor

Estudos mostram que a Melissa possui a habilidade de atuar sobre neurotransmissores importantes, como o GABA, aumentando sua disponibilidade. Baixos níveis de GABA podem estar associados a sintomas como a ansiedade e outros transtornos de humor. 

Por promover maior sensação de calma e controle das emoções, esse produto se torna um coadjuvante no tratamento da depressão, assim como na redução do estresse e da ansiedade, consequentemente, aumentando a qualidade de vida.

#3
Combate a insônia

A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Estudos indicam que grande parte da população brasileira se encontra nessa situação.

Um dos focos da Melissa é auxiliar no tratamento desse distúrbio. Como vimos, ela pode agir diretamente no cérebro, sobre os receptores de GABA, proporcionando assim um efeito calmante

Além disso, estimula a síntese da serotonina, outro neurotransmissor que promove a calma. Ação que pode melhorar a qualidade do sono e de vida, nossa capacidade mental e nosso desempenho diário.