Guia da Marapuama → Para que Serve, Funcionamento e Benefícios

Nutrição e bem-estar
Trate a impotência sexual com a Marapuama, um extrato natural capaz de aumentar a libido e melhorar a disfunção erétil. Entenda seus mecanismos de ação e benefícios nas informações nas neste artigo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Ptychopetalum uncinatum A., ou Marapuama como é popularmente conhecida, é uma árvore nativa do Brasil, especificamente da floresta amazônica, que tem um grande histórico medicinal.

Não é atoa que o povo dessa região a utilizam para tratar diferentes condições de saúde, visto que esse produto demonstra benefícios para diferentes campos do organismo. Ele possui propriedades afrodisíacas, emagrecedoras, calmantes e nootrópicas.

Além disso, ele combate a fadiga, melhora a circulação sanguínea, trata disfunções intestinais e desempenha atividades antioxidantes, neutralizando a ação dos radicais livres, impedindo danos oxidativos às células.

Resumo do Marapuama
Nomes comuns:
  • Marapuama;
  • Muira Puama;
  • Liriosma;
  • Muiratam.
Auxilia em:
  • Melhora o desempenho sexual;
  • Combate os radicais livres;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Facilita a perda de peso.
Dosagens típicas:
  • 100mg;
  • 200mg;
  • 500mg.

Para que serve?

Como vimos, Marapuama possui uma gama de benefícios para nossa saúde. Um de seus usos mais populares é como afrodisíaco, servindo como estimulante para a libido (desejo sexual), tanto para homens quanto para mulheres.

Além disso, pode ser de grande ajuda no tratamento da disfunção erétil e ejaculação precoce.

Algumas das substâncias encontradas na Marapuama podem reduzir os danos induzidos pelo estresse oxidativo, sendo um excelente imunoestimulante, além de facilitar o metabolismo das células neuromotoras promovendo maior saúde para o cérebro.

Isso é essencial para prevenir doenças neurodegenerativas que afetam a memória e as funções motoras, como o Alzheimer e o Parkinson. Ainda mais, ele pode causar um alívio do estresse, da ansiedade e da depressão, aliviando a fadiga.

Traz também melhora na circulação sanguínea, o que é benéfico para todo o organismo, podendo prevenir e melhorar problemas como a anemia, além de reduzir a dor, principalmente na região pélvica.

Além disso, possui efeito secundário no processo de emagrecimento. Podemos atribuir isso a melhora no desempenho físico, que auxilia nos treinos, reduzindo a fadiga e dando maiores níveis de energia.

Ainda mais, a boa circulação é essencial para o bom funcionamento do organismo, o que consequentemente facilita a perda de peso. Outra ação que pode ajudar é o controle do apetite, auxiliando as dietas e a redução calórica.

Não se limitando a isso, ela ainda pode aliviar os sintomas da TPM e das cólicas menstruais, combater o inchaço e reumatismo e tratar das disfunções intestinais.

Como tomar?

É essencial, para garantir a sua segurança e os melhores resultados, que siga as orientações de uso e respeite as dosagens indicadas.

As dosagens podem variar de 100 a 500mg. Recomenda-se ingerir uma cápsula duas vezes ao dia.

A super dosagem deste produto pode levar a efeitos indesejáveis, como:

  1. Tremor nas mãos;
  2. Palpitações.

Existem algumas contraindicações de uso, por isso é importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

A Marapuama dispõe de diversos benefícios, podendo garantir a saúde de todo o organismo, entre eles podemos destacar:

#1
Melhora a circulação sanguínea

Nossa circulação sanguínea é importante por variados fatores. Ela é responsável por transportar substâncias fundamentais para a vida, como o oxigênio. Quando esse processo não acontece da forma correta pode comprometer partes do corpo, levando a inchaços, gangrena e trombose.

Não o bastante, é essencial para eliminar substâncias tóxicas do organismo, além de estabelecer conexão entre seus diversos sistemas, contribuir para o equilíbrio da temperatura corporal e promover a sua defesa.

A marapuama possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo pelos órgãos, além de que essa ação previne coágulos e previne doenças cardiovasculares.

Ainda mais, pode prevenir e melhorar problemas como a anemia e reduzir a dor, principalmente na região pélvica.

#2
Combate o estresse e a fadiga

O estresse e a fadiga podem reduzir de forma significativa nosso desempenho diário e nossa qualidade de vida. Por agir estimulando o sistema nervoso central, a Marapuama age como um tônico.

Algumas de suas substâncias podem reduzir os danos induzidos pelo estresse oxidativo e facilitar o metabolismo das células neuromotoras, o que promove maior saúde para o cérebro.

Isso é essencial tanto para prevenir doenças neurodegenerativas que afetam a memória e as funções motoras, como o Alzheimer e o Parkinson, quanto para causar um alívio do estresse e da ansiedade, além de auxiliar na depressão e aliviando a fadiga.

#3
Excelente afrodisíaco

A Marapuama é utilizada já por muito tempo pelos indígenas como um poderoso afrodisíaco, podendo impulsionar o desempenho sexual. Esse produto possui propriedades estimulantes, que agem diretamente no SNC.

Ele pode aumentar a libido (desejo sexual), tanto para homens quanto para mulheres. Além disso, pode ser de grande ajuda no tratamento da disfunção erétil e ejaculação precoce, aumentando a durabilidade e a estamina.

Outro fator que beneficia diretamente o desempenho sexual é sua ação em melhorar a circulação sanguínea, aumentando o fluxo de sangue para a região do pênis, facilitando a ereção.