Guia da Manga Africana → Para que Seve, Efeitos Colaterais e Principais Benefícios

Perda de Peso
Facilite sua perda de peso sem abrir mão da saúde e qualidade de vida com a Manga Africana, um extrato natural capaz de aumentar o metabolismo e controlar o apetite. Quer entender mais sobre sua ação? Continue lendo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Irvingia Gabonensis, ou Manga Africana como é popularmente conhecida, é uma fruta nativa da África Ocidental, que traz diferentes benefícios para a saúde. O uso de seus extrato vem se popularizando principalmente por seus efeitos emagrecedores.

Ela age no metabolismo lipídico e sobre um hormônio responsável pelo controle do apetite. Além disso, pode ajudar no tratamento de algumas condições de saúde, possuindo efeitos antidiabéticos e participando na redução do colesterol total.

Não o bastante contém propriedades analgésicas e antioxidantes, ajudando no alívio da dor na neutralização dos radicais livres, prevenindo danos oxidativos às células e tecidos, propondo maior bem-estar.

Resumo do Manga Africana
Nomes comuns:
  • Manga Africana;
  • Irvingia gabonensis.
Auxilia em:
  • Promove a perda de peso;
  • Controla o apetite;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduz o colesterol ruim.
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como vimos a Manga Africana, traz inúmeros benefícios para a saúde. Seus principais benefícios são os efeitos antidiabéticos e anti-obesidade. Ele auxilia na perda de peso, pois ele age diretamente no metabolismo, inibindo o desenvolvimento das células de gordura

Garantindo assim, uma redução de medidas principalmente nas cintura e quadril.

Também tem influência sobre a leptina, que é responsável pelo controle do apetite, promovendo maior sensação de saciedade e, consequentemente, reduzindo a quantidade de alimento ingerido durante as refeições.

Pode ainda controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico no tratamento e na prevenção contra o diabetes. 

Além disso, reduz o colesterol LDL , e aumenta os níveis de HDL, o colesterol saudável, prevenindo doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Ele também é rico em fibras, o que pode ser de grande ajuda para a flora intestinal.

Não o bastante, ele tem propriedades analgésicas, podendo ajudar na redução da dor, e antioxidantes, protegendo contra os danos causados pelos radicais livres e antimicrobianas inibindo a ação dos fungos e bactérias.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados é essencial respeitar as dosagens indicadas e seguir as orientações de uso.

Recomenda-se tomar uma cápsula duas vezes por dia, meia hora antes das refeições, com água. As dosagens podem variar de 150 a 500mg.

A superdosagem da Manga Africana pode levar a efeitos adversos como:

  1. Boca seca;
  2. Flatulência;
  3. Dor de cabeça;
  4. Problemas com sono.

Sempre reforçando a importância de buscar orientação médica antes de iniciar qualquer suplementação.

Benefícios

Como vimos, a Manga Africana proporciona diversos benefícios à saúde, entre tais podemos destacar:

#1
Inibe o apetite

Sabemos que a dieta é parte essencial no processo de emagrecimento. O controle do apetite e de momentos de compulsão é uma das maiores dificuldades para grande parte das pessoas que estão buscando perder peso. 

Também tem influência sobre a leptina, hormônio que age diretamente no cérebro e possui como principais funções controle do apetite, promover maior sensação de saciedade e regular o gasto energético.

Ou seja, sua atuação sobre esse importante hormônio ajuda a reduzir o apetite e, consequentemente, reduzir a quantidade de alimento ingerido durante as refeições, facilitando o controle do peso corporal.

#2
Possui efeito termogênico

O sobrepeso e a obesidade são problemas que afetam grande parte da população mundial e que podem levar a diversas condições maléficas à saúde como colesterol alto, diabetes, hipertensão e em alguns casos extremos até a morte. 

Um dos principais focos da Manga Africana é facilitar o emagrecimento, além de controlar o apetite, que ajuda na redução calórica, esse produto age sobre a termogênese, aumentando a queima de gordura.

Esse processo consiste no estímulo do metabolismo lipídico, que utiliza as células lipídicas (gordura) como fonte de energia para o organismo, impedindo que ela se acumule e por conseguinte, levando a perda de peso.

#3
Reduz os níveis de colesterol

O colesterol alto é extremamente prejudicial para a saúde, podendo causar problemas no sistema cardiovascular, como o AVC e o infarto. Esse produto pode ajudar a evitar esse acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Ele reduz os níveis de LDL, considerado ruim, impedindo que ele transporte o colesterol do fígado às células e gere seu acúmulo nas artérias, o que facilita o fluxo de sangue para os órgãos essenciais.

Além disso, ele aumenta os níveis de HDL, que tem ação inversa, retirando tal excesso e devolvendo-o para o fígado. Isso garante a saúde de diversos órgãos como cérebro, coração e rins, evitando também doenças cardiovasculares.