Guia do Hibisco → O que é, Como Tomar e Benefícios

Perda de Peso
O Hibisco é conhecido em todo o mundo por suas diversas atuações, principalmente sobre o processo de emagrecimento. Neste artigo, conheça mais sobre seus benefícios e atuações e acompanhe algumas dicas.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Hibiscus Sabdariffa L., mais conhecida por hibisco, é uma planta nativa da África Central, em que as suas flores são muito utilizadas como remédios naturais. Ele possui diversos benefícios para o corpo e, exatamente por isso, seu uso vem se popularizando como suplemento.

Um de seus benefícios mais procurados é o auxílio no processo de emagrecimento. Algumas de suas propriedades lhe conferem a habilidade de prevenir o acúmulo de gordura e além de reduzir a absorção de carboidratos.

Contém poderes antioxidantes que dão ao organismo capacidade de se proteger contra os danos causados pelos radicais livres. Também participa na redução da pressão arterial e do colesterol, ajudando a evitar doenças cardiovasculares.

Além disso, alivia a constipação, reduz a dor de estômago, combate gripes e resfriados, diminui as cólicas menstruais e retarda o envelhecimento da pele.

Resumo do Hibisco
Nomes populares:
  • Hibisco;
  • Graxa-de-estudante;
  • Mimo-de-vênus;
  • Hibisco-tropical.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como já vimos, uma das ações principais desse produto é atuar na perda de peso, isso porque ele reduz a adipogênese, responsável pela produção do tecido adiposo, que se caracteriza por armazenar gordura em células especializadas, denominadas adipócitos.

Ou seja, o Hibisco pode diminuir a absorção de gordura, o que facilita a perda de pedo e redução da gordura localizada, principalmente do abdômen.

Além disso, ele participa na regulação da hipertensão arterial, tanto a sistólica (onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos) e na diastólica (onde faz que o sangue entre no coração), o que é importante para evitar doenças cardiovasculares.

Pode também controlar o colesterol, por reduzir os níveis do colesterol LDL e aumentar os de HDL. 

Ele é rico em poderosos antioxidantes, o que ajuda a neutralizar os radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos às células e tecidos, podendo prevenir condições crônicas e doenças neurodegenerativas.

Ação que também lhe confere atividade imunoestimuladora, protegendo o organismo de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, causadores de infecções, inflamações e doenças virais como gripes e resfriados.

Ainda mais, melhora a flora intestinal, melhorando a constipação, alivia dores de estômago e alívio das cólicas menstruais.

Como tomar?

Uma forma de potencializar os resultados e garantir a sua segurança é sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A posologia recomendada é de uma cápsula, de uma a três vezes ao dia. As dosagens podem variar de acordo com a necessidade.

Para maximizar seus resultados emagrecedores, você pode associá-lo a outros suplementos como:

  1. Hibisco 300mg + Vitamina C 100mg + Colina 400mg + Picolinato de Cromo 100mcg; 
  2. Hibisco 300mg + Cavalinha 200mg;
  3. Hibisco 300mg + Goji Berry 100mg;
  4. Hibisco 300mg + Gengibre 250mg.

Existem algumas contraindicações associadas ao uso deste produto, por isso, é importante sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação.

Benefícios

Foi comprovado por estudos diversos benefícios à saúde associados sobre o uso do suplemento de hibisco, mostrando que ele ajuda a baixar a pressão arterial, tem ação diurética e além de tudo, auxilia na perda de peso. Veja:

#1
Ajuda a emagrecer

O hibisco está associado a perda de peso e a proteger contra a obesidade. Isso ocorre porque a sua substância contém polifenóis, antocianinas, compostos fenólicos e flavonoides, que auxiliam na diminuição e na queima de gordura corporal.

Além disso, o uso deste suplemento também pode ajudar a aumentar a saciedade, influenciando alguns hormônios como a grelina e a leptina, que agem regulando o apetite e  acelerando o processo de emagrecimento.

Porém, para que o resultado seja eficaz, é importante aliar o consumo do hibisco com a prática de exercícios físicos regulares e uma vida saudável.

#2
Ajuda a baixar a pressão arterial

Um dos benefícios mais conhecidos do hibisco, é que ele pode reduzir a pressão arterial.

Pessoas que tendem a ter pressão alta devem permanecer atentas, pois pode causar uma sobrecarga no coração, aumentando o risco de ter um infarto, AVC ou desencadear uma doença cardíaca.

Foi comprovado por diversos estudos que o uso deste suplemento pode reduzir tanto a pressão arterial sistólica quanto a diastólica. Isso ocorre porque o hibisco contém antocianinas, que são efeitos responsáveis pelo anti-hipertensivos.

Conclui-se que o uso do hibisco é totalmente seguro e natural, ao contrário da maioria dos medicamentos para hipertensão e pressão alta, além de não ter nenhum relato de efeito colateral ou sintomas adversos.

#3
Tem excelente ação diurética

O hibisco tem efeito sobre o endotélio vascular provocando a liberação de óxido nítrico, aumentando a excreção de líquidos.

E por conta do seu efeito diurético, ele se torna um grande aliado para evitar a retenção de líquidos. Foi comprovado por estudos que o flavonoide quercetina, presente no hibisco, é um dos nutrientes mais importantes para promover essa ação.

Ainda há diversos estudos em andamento sobre a ação diurética deste suplemento. Mas, mesmo assim, já há relatos que o produto realmente funciona e tem um resultado rápido e eficaz, principalmente, na melhora da retenção líquida.