Guia da Gynostemma Pentaphyllum → O que é, Como Tomar e Benefícios

Perda de Peso
Se você está buscando um emagrecedor natural realmente eficaz e seguro, o Gynostemma Pentaphyllum pode ser seu grande aliado. Nas próximas linhas, acompanhe as principais informações de uso e suas atuações.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Gynostemma Pentaphyllum é uma erva nativa do sul da China, que contém propriedades semelhantes ao Ginseng Panax, como por exemplo, os gipenosídeo, esteróis, flavonóides e clorofila, que podem ajudar a preservar a saúde.

Além de muito utilizada na medicina tradicional chinesa, este produto vem ganhando popularidade na atualidade como suplemento alimentar, dados seus diversos benefícios.

Esse produto se mostra promissor em diferentes campos, podendo controlar o diabetes, auxiliar no processo de emagrecimento, equilibrar os níveis de colesterol e reduzir a pressão arterial.

Além disso, atua como poderoso antioxidante, calmante e imunoestimulante. Não o bastante, ainda participa na ativação mitocondrial, tornando-se eficaz no tratamento da síndrome metabólica.

Resumo do Gynostemma Pentaphyllum
Nomes comuns:
  • Gynostemma Pentaphyllum;
  • Jiaogulan.
Auxilia em:
  • Facilita o processo de emagrecimento;
  • Controla o diabetes;
  • Reduz o colesterol;
  • Combate os radicais livres.
Dosagens típicas:
  • 120mg.

Para que serve?

Como já mencionado, a Gynostemma Pentaphyllum participa do processo de emagrecimento. Em sua composição encontramos uma substância chamada actiponina, ela tem a habilidade de estimular a lipólise.

Consequentemente, a lipólise é um processo em que há a degradação das células lipídicas (gordura), sendo transformadas em fontes de energia, como os ácidos graxos e o glicerol, promovendo maior queima de gordura e evitando seu acúmulo.

Além disso, pesquisas indicam que esse produto é promissor no controle do diabetes, agindo na redução significativa dos níveis de glicose no sangue e também aumentando a sensibilidade à insulina, hormônio essencial para tal controle.

Fornece ajuda ainda no controle do colesterol total, isso porque reduz os níveis de LDL (colesterol ruim), aumentando os de HDL(colesterol bom).

Ainda mais, pode agir como vasodilatador, relaxando os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares como por exemplo, o infarto do miocárdio e o AVC.

Mas seus benefícios ainda não acabaram, ela também demonstra propriedades calmantes, ajudando na redução do estresse e na prevenção da insônia. Também pode participar na melhora do desempenho físico.

De quebra, ainda contém propriedades antioxidantes, que ajudam o corpo a se proteger contra os danos oxidativos causados por radicais livres, além de restaurar o sistema imunológico, protegendo contra infecções, inflamações e doenças virais.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados é importante sempre respeitar as dosagens e seguir as orientações de uso.

A posologia recomendada é de uma cápsula, duas vezes ao dia, ou conforme prescrição médica. As dosagens podem variar de 120 a 450mg.

A superdosagem deste produto pode levar a efeitos indesejáveis como:

  1. Náuseas;
  2. Aumento da movimentação intestinal.

Existem algumas contraindicações associadas a Gynostemma Pentaphyllum, por isso, é indispensável procurar orientação médica antes de iniciar uma suplementação.

Benefícios

A gynostemma pentaphyllum conta com inúmeros benefícios para a saúde, como a perda de peso, tratamento e prevenção da diabetes e também efeitos calmantes. Acompanhe as vantagens de fazer o uso deste suplemento:

#1
Auxilia na perda de peso

A gynostemma pentaphyllum possui diversos mecanismos sinérgicos em ação, além dos seus efeitos adaptogênicos que funciona de forma colaborativa para estabilizar o metabolismo, tornando-se uma solução perfeita para a perda de peso.

Sua ação ajuda o fígado a converter o açúcar e o carboidrato em energia para o corpo, em vez de triglicerídeos que ficam armazenados como depósito de gordura no organismo. 

Também foi concluído por estudos que o suplemento tem bons resultados em pessoas obesas. Tiveram uma diminuição significativa na gordura abdominal total, peso, massa de gordura, porcentagem e índice de massa corporal.

Contando também que por conta dos seus efeitos, pesquisadores estão examinando o composto para tratamento em pacientes com aterosclerose.

#2
Auxilia no tratamento e na prevenção da diabetes

Como citado acima, a gynostemma pentaphyllum possui inúmeros mecanismos sinérgicos e também efeitos adaptógenos que auxiliam em diversas funções do corpo, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar. 

Por conta da sua função emagrecedora, o uso deste composto reduz os níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2. E além de regular os níveis de açúcar no sangue, o composto também aumentou as enzimas antioxidantes.

Portanto, foi comprovado que a gynostemma pentaphyllum melhora a sensibilidade à insulina ativando o sensor de energia AMPK, auxiliando no tratamento da obesidade e diabetes. 

Além disso, ele também diminui as vias que produzem o colesterol, que é um dos maiores fatores de risco que causa a diabetes, além de problemas de hipotireoidismo e também doenças nos rins.

#3
Tem propriedades calmantes

A gynostemma pentaphyllum trata-se de uma planta adaptogênica proporcionando equilíbrio ao corpo. Ela contém em sua substância saponinas e gipenosídeos, dois compostos naturais que reduzem o estresse.

Além disso, as substâncias presentes protegem o sistema endócrino contra os efeitos nocivos causados pelo estresse, aumentando a resiliência do corpo.

E por ser uma planta adaptógena, ela ajuda o organismo a se adaptar com os diversos tipos de estresse, como a ansiedade, depressão, insônia e até mesmo o frio extremo. 

Portanto, o uso deste composto acalma o sistema nervoso tenso e resulta em menos estresse e ansiedade, além de evitar danos físicos e mentais.