Guia da Gymnema Sylvestre → Para que Serve, Dosagens e Principais Benefícios

Nutrição e bem-estar
O Gymnema Sylvestre é uma erva utilizada há tempos pela medicina tradicional. Capaz de combater condições crônicas e doenças cardiovasculares, é uma grande aliada na saúde e bem estar. Quer conhecer mais sobre este poderoso extrato natural? Acompanhe.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Gymnema Sylvestre é uma planta arbustiva trepadeira lenhosa, nativa das regiões tropicais da Índia, África e Austrália, muito utilizada na medicina ayurvédica, por conter diversos benefícios. 

Seu uso vem ganhando popularidade como suplemento alimentar, isso se dá graças às suas propriedades antioxidantes, diuréticas, emagrecedoras e anti-inflamatórias, que oferecem mais saúde ao organismo.

Mas isso não é tudo, esse produto é muito procurado para diminuir a compulsão por açúcar, agindo sobre as papilas gustativas. Além disso, equilibra os níveis de insulina, controla o colesterol e age como imunoestimulante.

Resumo do Gymnema Sylvestre
Nomes comuns:
  • Gymnema Sylvestre;
  • Gurmar.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 400mg;
  • 500mg;
  • 600mg.

Para que serve?

Pesquisas indicam que a gymnema sylvestre pode diminuir a compulsão por açúcar. Ação que ocorre devido à disponibilidade de ácido gimnêmico entre seus componentes, lhe dando a capacidade de bloquear os receptores de açúcar nas papilas gustativas.

Ainda mais, ela ajuda a controlar os níveis de insulina no corpo, potencializando suas ações e diminuindo a absorção da glicose no sangue, essencial para o tratamento e a prevenção do diabetes.

Essa ação beneficia, até mesmo, o processo de emagrecimento e a prevenção do ganho de peso. Isso porque, consequentemente, promove uma redução da ingestão de calorias.

Além disso, contém propriedades antioxidantes, que ajudam o corpo a se proteger dos danos oxidativos através da neutralização dos radicais livres, fornecendo a ele ação imunoestimulante, ajudando o corpo a combater as inflamações e infecções causadas pelos agentes patogênicos (fungos, vírus e bactérias).

Pode também, melhorar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, o que é de grande ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, que normalmente são causadas por essas substâncias.

Não o bastante, fornece ainda propriedades diuréticas, aumentando a produção de fluidos e melhorando a saúde digestiva.

Como tomar?

Para garantir os melhores resultados e a sua segurança, é importante respeitar as dosagens e seguir as recomendações de uso.

A posologia recomendada é de uma cápsula duas vezes ao dia, preferencialmente 15 minutos antes de cada refeição. As dosagens do seu uso individual podem variar entre 300 a 550mg.

Uma forma de impulsionar seus resultados emagrecedores desse produto é associá-la a outros produtos como:

  1. Gymnema Sylvestre 100mg + Picolinato de Cromo 200mcg;
  2. Gymnema Sylvestre 100mg + Garcinia Cambogia 250mg;
  3. Gymnema Sylvestre 200mg + Morosil 500mg;
  4. Gymnema Sylvestre 70mg + Pholia Magra 100mg.

Benefícios

A Gymnema Sylvestre é muito conhecida como um remédio natural que auxilia no tratamento de diversas doenças, incluindo a diabetes, por inibir a absorção de açúcar. 

Portanto, veja os seus benefícios impressionantes para a saúde:

#1
Reduz a compulsão por doces

Um dos principais componentes desse suplemento é o ácido gimnêmico, ele é o responsável por reduzir o desejo por açúcar. 

Quando o suplemento é consumido antes de comer um doce ou tomar uma bebida açucarada, é esse ácido que bloqueia os receptores de açúcar nas papilas gustativas.

Dessa forma, foi concluído por estudos que o uso da gymnema sylvestre reduz a capacidade de saborear o doce, tornando os alimentos açucarados menos apetitosos e atraentes.

#2
Reduz os níveis de açúcar no sangue

A gymnema sylvestre possui propriedades anti-diabéticas, pois o seu uso auxilia no tratamento da redução dos níveis do açúcar no sangue.

O diabetes é uma doença metabólica causada pelos níveis elevados de açúcar no sangue. Isso faz com que o corpo se torne incapaz de produzir ou de usar a insulina de forma eficaz.

Dessa forma, semelhante aos seus efeitos nas papilas gustativas, o uso desse suplemento também pode bloquear os receptores presentes no intestino, reduzindo a absorção e os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

E também foi comprovado cientificamente que a gymnema sylvestre auxilia no tratamento de pessoas com diabetes tipo 2, controlando e reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

#3
Diminui os riscos de doenças cardíacas

A gymnema sylvestre além de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, ela também auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos ruins.

O uso do suplemento pode influenciar na absorção de gorduras e nos níveis de lipídios. Além disso, foi comprovado por estudos que uma dieta rica em gorduras, o extrato de gymnema sylvestre ajudou no controle de peso e reduziu o acúmulo de gorduras no fígado.

Contando também que ao fazer uma dieta equilibrada de gorduras, mantém os níveis de triglicerídeos baixos. Portanto, diminui os riscos de apresentar doenças cardíacas, pois há efeitos positivos no uso deste suplemento sobre os níveis de colesterol e triglicerídeos ruins.