Guia do Guaraná → Para que Serve, Efeitos Colaterais e Benefícios

Desempenho Físico
O Guaraná é um poderoso estimulante capaz de melhorar o rendimento dos treinos e promover maior saúde para todo o organismo. Neste artigo, acompanhe os principais mecanismos de ação e benefícios do extratos desta planta amazônica.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O guaraná é uma planta nativa do Brasil, especificamente da Amazônia que, além de ser muito utilizada para fabricação de refrigerantes, energéticos e sucos, vem se popularizando cada vez mais como suplemento alimentar, isso graças a seus poderes medicinais.

Ele age estimulando o SNC (sistema nervoso central), o que lhe confere habilidades nootrópicas, estimulantes e energizantes, sendo um grande aliado para as atividades do dia a dia, melhorando nosso rendimento.

Além disso, pode auxiliar em problemas de saúde, melhorando a flora intestinal, o sistema gástrico, impulsionando o desempenho sexual e físico e aliviando dores. Também auxiliam no tratamento de distúrbios psicológicos e na perda de peso. 

Ou seja, demonstra ações energéticas, antioxidantes, emagrecedoras, diuréticas, analgésicas, tônicas, afrodisíacas e antidiarreico.

Resumo do Guaraná
Nomes comuns:
  • Guaraná;
  • Guaranauva;
  • Guaraná-da-amazônia;
  • Uaraná.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como mencionado, esse produto age diretamente no sistema nervoso central, isso proporciona benefícios como combate à sonolência e melhora o rendimento cognitivo, potenciando funções cognitivas como concentração e foco, essenciais para nos sairmos bem em testes e em atividades mentais.

Pode também auxiliar em distúrbios psicológicos como estresse e depressão.

Por ser um poderoso estimulante, o Guaraná auxilia na melhora do desempenho físico reduzindo a fadiga motora e aumentando os níveis de energia. Além disso, pode reduzir a dor muscular, tornando-se benéfico para atletas e esportistas.

Ele ainda pode ajudar no tratamento de problemas físicos, como diarreia, dores de cabeça, prisão de ventre, impotência sexual e dor no estômago. Também promove renovação celular e estimula a circulação sanguínea.

Pode além disso, reduzir as cólicas menstruais, as enxaquecas e aliviar os sintomas provindos das hemorroidas.

Ainda mais, atua no processo de perda de peso, por aumentar o metabolismo das gorduras. E por ser rico em antioxidantes, o que protege o corpo dos danos oxidativos, através da neutralização dos radicais livres.

Ação que restaura nossa imunidade, previne doenças crônicas e neurodegenerativas e impede o envelhecimento precoce.

Como tomar?

Uma forma de garantir os melhores resultados e a sua segurança é seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens.

Recomenda-se tomar entre 1 a 3 cápsulas ao dia, devendo evitar o uso à noite, pois pode atrapalhar o sono. As dosagens variam de 200 a 900mg.

A superdosagem do Guaraná pode levar a efeitos adversos como:

  1. Insônia;
  2. Tremores;
  3. Hiperatividade.

Existem algumas contraindicações de uso, por isso, é essencial buscar orientação médica antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

O guaraná não é apenas utilizado por indústrias de refrigerantes e energéticos, ele também conta com as suas propriedades terapêuticas em forma de suplemento. Veja os seus principais benefícios para a saúde.

#1
Reduz a fadiga e melhora o foco

O guaraná também é muito conhecido por suas propriedades energéticas, sendo uma excelente fonte de cafeína, o que auxilia a manter o foco e a energia mental.

Contando também que o suplemento de guaraná contém cafeína seis vezes mais do que o próprio café. Além disso, pessoas que fizeram o uso do produto, afirmaram que se sentiram menos cansadas ao completar vários testes.

Também foi concluído por estudos que o guaraná reduz a fadiga mental em pessoas que estão fazendo tratamento do câncer, sem apresentar nenhum tipo de efeito colateral.

#2
Rico em antioxidantes

O guaraná é um composto natural com inúmeras propriedades antioxidantes, incluindo a cafeína, saponinas, teobromina, taninos e catequeinas. Eles são de extrema importância para a saúde, pois destroem as moléculas dos radicais livres presentes no corpo.

Os radicais livres podem interagir com algumas células do corpo e causar danos relacionados a doenças cardíacas, cânceres, envelhecimento e entre outras doenças.

Além disso, foi comprovado por estudos que as propriedades antioxidantes do guaraná age no combate ao crescimento das células cancerosas, além de reduzir outros problemas e doenças causadas pelos radicais livres.

#3
Auxilia no emagrecimento

Como já citado, o guaraná é uma fonte rica em cafeína, o que ajuda a promover a perda de peso. Isso ocorre porque ele acelera o metabolismo fazendo que o seu corpo queime as gorduras mesmo estando em repouso.

Além disso, o uso desse suplemento suprime os genes que auxiliam na produção das células de gordura, impulsionando o DNA a reduzi-las.

Dessa forma, perder peso é algo multidisciplinar, o suplemento guaraná ajuda a acelerar o metabolismo para que queime a gordura mais rápido. Porém, continua sendo necessário fazer uma dieta e praticar atividades físicas.