Guia da Goma Guar → O que é, Para que Serve e Seus Benefícios

Perda de Peso
A Goma Guar é uma fibra alimentar muito conhecida por sua participação no processo de emagrecimento, principalmente promover maior sensação de saciedade. Neste artigo, acompanhe as principais informações e usos deste poderoso suplemento.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A goma guar é a fibra extraída da planta Cyamopsis tetragonolobus, muito utilizada para tratar problemas gastrointestinais. Sua capacidade de formar um gel viscoso quando em contato com a água, é o que a torna tão popular.

Por ser uma fibra, ela normaliza o funcionamento da flora intestinal, podendo combater a constipação, além de diminuir a sensação de flatulência e inchaço. Além de ajudar no alívio e na precaução da diarreia e ser benéfico para manter a saúde intestinal.

Um de seus usos mais procurados é para auxiliar no processo de emagrecimento, principalmente por aumentar a saciedade, reduzindo o apetite e a quantidade de calorias ingeridas durante as refeições. Além disso, participa no controle do colesterol e do diabetes.

Resumo do Goma Guar
Nomes comuns:
  • Goma Guar;
  • Goma Gum.
Auxilia em:
  • Facilita o processo de emagrecimento;
  • Promove a saúde intestinal;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como mencionado, um dos usos mais populares do Goma Guar é no processo de perda de peso. Isso se dá por sua habilidade de triplicar de tamanho quando ingerido, proporcionando assim maior sensação de saciedade, o que reduz apetite e a quantidade de alimento ingerido, consequentemente levando a perda de peso.

Mas esse não é seu único benefício, ela também é extremamente benéfica para a saúde intestinal. 

Ele pode, por exemplo, aliviar diarréia, melhorando o tempo de trânsito intestinal, e aumentando a excreção fecal de nitrogênio, sem afetar a absorção dos outros nutrientes alimentares. Além de diminuir o número de suas ocorrências.

Também combate a prisão de ventre, estimulando a movimentação intestinal e a formação fecal. Estudos ainda indicam que ela pode ser benéfica para a aterosclerose e para a síndrome do intestino irritável.

Não o bastante, ele pode melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim), aumentando os de HDL (colesterol bom), ajudando no controle do colesterol total.

Ainda mais, ajuda na redução da pressão arterial, diminuindo assim alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como AVC e infarto. Pode também reduzir a absorção da glicose no sangue, ajudando no controle do diabetes.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados é importante seguir as orientações de uso e restaurar as dosagens indicadas.

A posologia indicada é de uma cápsula três vezes ao dia, ingerindo-o com bastante água, antes ou durante as refeições. As dosagens podem variar entre 1 e 2g.

Em casos de superdosagem a Goma Guar pode levar a efeitos indesejados como:

  1. Gases;
  2. Náuseas;
  3. Diarreias.

Existem algumas contraindicações de uso, por isso, é essencial consultar um médico antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

Estudos indicam que a goma guar tem inúmeros benefícios à saúde, principalmente na digestão, colesterol, regula os níveis de açúcar no sangue e também auxilia no controle de peso. Acompanhe:

#1
Melhora a saúde intestinal

A goma guar é um suplemento rico em fibras, o que é essencial e também ajuda no sistema digestivo.

Foi comprovado por estudos que o seu uso ajuda a aliviar a constipação, acelerando o trato intestinal, além de melhorar a textura das fezes e a frequência de evacuação.

O suplemento é um excelente prebiótico, pois ele promove o crescimento de bactérias boas no intestino e reduz o crescimento das bactérias nocivas à saúde.

Portanto, por promover tantos benefícios e saúde ao sistema digestivo, a goma guar também ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável (SII). Isso ocorre porque o seu uso reduz o inchaço e aumenta a frequência das fezes.

#2
Auxilia no emagrecimento

Foi concluído por pesquisadores que a goma guar ajuda no controle do apetite, ou seja, ela é muito usada no tratamento da perda de peso.

Este suplemento é rico em fibras, o seu uso promove a saciedade e reduz o apetite. Isso ocorre porque as fibras se movem no organismo sem ser ingeridas, diminuindo a sensação de fome ao longo do dia.

Um estudo mostrou que tomar 2 cápsulas de goma guar de 500mg por dia, pode reduzir 10% das calorias ingeridas nas refeições. Portanto, foi comprovado que o suplemento é realmente eficaz na redução do apetite e na ingestão de calorias.

#3
Reduz o colesterol

As fibras solúveis mostraram ter efeitos positivos na redução do colesterol, por isso o uso do suplemento goma guar é muito procurado para auxiliar nesse processo.

Esse efeito ocorre porque a fibra se liga aos ácidos biliares presentes em seu corpo, fazendo com que sejam excretados e diminuindo o número de ácidos biliares em circulação. 

Dessa forma, o fígado é obrigado a usar o colesterol para produzir mais ácidos biliares, resultando na diminuição de seus níveis.

Portanto, fazer o uso da goma guar além de reduzir os níveis de colesterol no sangue, também aumenta o colesterol bom (HDL).