Guia da Goji Berry → Para que Serve, Benefícios e Dosagens

Perda de Peso
O Goji Berry é extraído de uma frutinha vermelha rica em nutrientes e antioxidantes capazes de otimizar o funcionamento de todo o organismo. Suas cápsulas são comumente utilizadas para secar a barriga, diminuir as celulites e proteger a saúde da pele de forma segura e eficaz.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Goji Berry é uma fruta vermelha/alaranjada retirada de um arbusto nativo da Ásia. Ela é uma grande fonte de nutrientes, entre eles há vitaminas, minerais, fibras e ferro, além de estar repleta de antioxidantes.

Ela vem ganhando popularidade graças às suas propriedades medicinais, demonstrando benefícios para todo o organismo. 

Um de seus usos mais conhecidos e procurados é para auxiliar na perda de peso. Além disso, pode restaurar o sistema imunológico, protegendo o corpo de agentes externos e oferece propriedades anticancerígenas.

Também atua na melhora da saúde da pele, deixando-a com melhor aparência, e melhora a saúde de nossos olhos, coração e cérebro. Ainda mais, pode proporcionar o bem estar, reduzindo o estresse e melhorando o humor.

Resumo do Goji Berry
Nomes comuns:
  • Goji Berry;
  • Bagas-de-goji;
  • Lício da Barbária;
  • Wolfberry.
Auxilia em:
  • Neutraliza a ação dos radicais livres;
  • Restaura o sistema imune;
  • Reduzem os danos dos raios UV;
  • Previne doenças oculares.
Dosagens típicas:
  • 500mg.

Para que serve?

Como vimos acima, esse produto é rico em nutrientes e propriedades poderosas. As vitaminas A e C, encontradas em sua composição, desempenham papéis centrais na função imunológica e atuam como antioxidantes em seu corpo.

Essa ação impede os danos oxidativos, neutralizando a atividade dos radicais livres, impedindo a ação de agentes externos, doenças crônicas e neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.

Podem restaurar o sistema imunológico, ajudando a bloquear a atividade de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, responsáveis por causar inflamações, infecções e doenças virais.

Esses antioxidantes também garantem proteção contra as células cancerígenas, bloqueando-as. Podem retardar o crescimento do tumor, reduzir a inflamação e a remover substâncias nocivas ao corpo, promovendo uma renovação das células.

Além disso, auxiliando no cuidado com a pele e os olhos. A Goji Berry, propõem uma pele mais saudável. Em sua composição encontramos o betacaroteno, importantes para reduzir a irritação, diminuir os efeitos do sol e diminuir o impacto do envelhecimento.

Pode também prevenir doenças oculares, isso porque contém poderosos antioxidantes saudáveis, como a zeaxantina.

Também melhora a saúde do coração, prevenindo doenças cardiovasculares por reduzir seus fatores de risco, como o colesterol alto. Além de prevenir danos ao fígado, aliviar os sintomas da depressão e ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Um de seus principais benefícios é a ajuda na perda de peso, isso porque ela possui poucas calorias e ajuda a melhorar a digestão, e aumentando a sensação de saciedade devido às fibras que contém. 

Como tomar?

Para garantir os melhores resultados e a sua segurança é essencial seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A posologia recomendada é de uma cápsula, duas a três vezes ao dia, com ou sem alimentos. As dosagens podem variar de 400 a 600 mg.

Para potencializar seus resultados, você pode associá-lo a:

  1. Para controlar a glicose e emagrecer: Goji Berry 100mg + Picolinato de Cromo 200mcg;
  2. Para emagrecer: Goji Berry 500mg + Chá Verde 200mg + Cafeína de 300mg;
  3. Para ação antioxidante: Goji Berry 250mg + Astaxantina 6mg;
  4. Para pele saudável: Goji Berry 500mg + Biotina 2mg.

Existem contraindicações de uso, por isso, é importante buscar orientação médica antes de iniciar a suplementação.

Benefícios

Como a popularidade desse suplemento vem crescendo, cientistas estão fazendo diversos estudos sobre as vantagens do goji berry para a saúde. Aqui estão alguns dos benefícios potenciais para o bem-estar deste suplemento: 

#1
Protege a saúde dos olhos

O goji berry é um suplemento que protege a saúde dos olhos contra doenças relacionadas ao envelhecimento, além de impedir que a luz UV, radicais livres e estresse oxidativo causem danos oculares.

O uso desse suplemento ajuda na visão pois contém altos níveis de antioxidantes, principalmente, a zeaxantina, aumentando os seus níveis no organismo.

Além disso, foi comprovado por cientistas que o goji berry protege a retina das células ganglionares, responsáveis pelo glaucoma. Essa é uma das condições que pode levar até mesmo a perda de visão.

Portanto, o uso desse suplemento vai proporcionar mais saúde aos olhos, além de protegê-lo contra os danos causados pelos radicais livres.

#2
Promove uma pele saudável

O goji berry contém em sua substância o beta-caroteno, um fitoterápico vegetal muito conhecido por sua capacidade de proporcionar uma pele saudável.

Geralmente essa substância é usada para melhorar a aparência da pele, reduzir alguma irritação, proteger contra a exposição ao sol e retardar o envelhecimento precoce, como rugas, flacidez e manchas.

Dessa forma, foi comprovado por estudos que o goji berry tem antioxidantes suficientes para proteger a pele contra os danos de luz ultravioleta e também doenças da pele.

#3
Melhora o sono, ansiedade e depressão

Foi comprovado por estudos que o uso do goji berry pode melhorar a depressão e os sintomas relacionados à ansiedade. Além de melhorar o humor, energia e saúde digestiva.

Sendo assim, foi relatado que o seu uso causa sensação de bem-estar, e também melhora a saúde neurológica e psicológica. Por isso, ele melhora a energia, concentração, relaxamento e, além de tudo, melhora o desempenho atlético.

Por conta dos seus benefícios calmantes, o goji berry também melhora a qualidade do sono, principalmente em pessoas que ficam mais agitadas. Dessa forma, o seu uso é recomendado apenas durante a noite antes de dormir ou antes de treinar.