Guia do Glucomannan → Para que Serve, Dosagens e Seus Benefícios

Perda de Peso
Quer perder peso com saúde e segurança? O Glucomannan é uma fibra alimentar utilizada em todo o mundo para beneficiar o processo de emagrecimento, além de garantir a qualidade de vida e bem estar.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O glucomannan ou glucomanano é uma fibra dietética solúvel em água. Ela é extraída das raízes do inhame-elefante e se tornou muito popular graças aos seus benefícios à perda de peso.

O emagrecimento, tornou-se uma procura de alta demanda dado os índices de sobrepeso mundiais. Esse produto participa neste processo por causar maior saciedade, por retardar o esvaziamento do estômago, por conter baixas calorias e diminuir a absorção de gordura.

Mas seus benefícios não se limitam a isso, ele pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, melhorar o funcionamento da flora intestinal e auxiliar no tratamento da diabetes.

Resumo do Glucomannan
Nomes comuns:
  • Glucomannan;
  • Konjak Mannan.
Auxilia em:
  • Promove a saciedade;
  • Reduz o colesterol;
  • Retarda o esvaziamento do estômago;
  • Reduz a absorção das proteínas e gorduras.
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 600mg;
  • 1200mg.

Para que serve?

Como já mencionado, esse produto visa, principalmente, auxiliar no processo de emagrecimento. Ele faz isso de diferentes maneiras, por ser rico em fibras ele pode absorver a água e se transformar em um gel, que ocupa espaço no estômago, causando maior sensação de saciedade.

Além disso, ele retarda o esvaziamento do estômago, o que reduz o apetite, por fazer com que o corpo se sinta satisfeito por mais tempo. Essa ação acaba diminuindo a quantidade de alimento ingerido nas refeições.

Ele contêm níveis baixos de calorias e assim como outras fibras solúveis, ele reduz a absorção de proteínas e gorduras pelo organismo.

Ainda mais, seu alto teor em fibras, ajuda a manter um bom funcionamento da flora intestinal, regulando-a e melhorando a digestão.

Não o bastante, pode participar no controle do colesterol total, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, e aumentando os de HDL (colesterol bom).

Também reduz os níveis de glicose no sangue, o que pode ajudar no tratamento e na prevenção da diabetes.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados, é importante sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A posologia recomendada deste produto é de 1 cápsula 30 minutos antes do almoço e jantar, com dois copos d'água. As dosagens costumam variar entre 500mg e 2g.

Para potencializar os resultados, você pode associá-lo a:

  1. Glucomannan 500mg + Agar Agar 500mg;
  2. Glucomannan 300mg + Pholia Magra 300mg;
  3. Glucomannan 200mg + Cassiolamina 300mg + Faseolamina 400mg.

Gestantes, lactentes e crianças devem consultar um médico antes de utilizar esse suplemento.

Benefícios

O glucomanano tem diversos benefícios potenciais para a saúde. Muitos dos seus benefícios são por conta da fibra dietética presente em sua composição. Veja mais informações sobre as suas vantagens para a saúde.

#1
Auxilia na perda de peso

Como já mencionado, o glucomanano é uma fibra dietética solúvel em água, por isso, promove o emagrecimento de diversas maneiras.

O seu uso promove sensação de saciedade, fazendo com que coma menos em uma refeição subsequente. Além disso, ele contém baixas calorias e reduz a absorção de gorduras e proteínas.

O glucomanano também beneficia as bactérias intestinais boas, transformando-as em ácidos graxos e protegendo o seu corpo contra o ganho de peso.

#2
Ajuda no tratamento de colesterol alto

O colesterol alto pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como o derrame e o infarto do miocárdio. E pelo fato do glucomanano conter fibras solúveis em água, ele controla os níveis de colesterol e também o ganho de peso.

Foi descoberto por cientistas que o uso desse suplemento reduziu significativamente os níveis de colesterol total, como a lipoproteína de baixa densidade, mais conhecida como colesterol ruim (LDL).

Portanto, foi comprovado que o uso do glucomanano pode melhorar diversos fatores de risco de doenças cardíacas. Incluindo o colesterol total, o colesterol ruim (LDL), o açúcar no sangue em jejum e o triglicerídeos.

#3
Bom para prisão do ventre

O glucomanano por possuir fibras solúveis ajuda a manter ou a melhorar a digestão. Ele age nos movimentos intestinais e previne a prisão do ventre.

Dessa forma, o uso deste suplemento é excelente para ajudar no tratamento de constipação crônica, e os seus resultados têm sido excelentes para prisão do ventre.

Além disso, foi comprovado que o glucomanano melhorou a constipação em mulheres grávidas e também em crianças. Mas vale lembrar que antes de fazer o uso do suplemento é importante consultar um médico para melhores orientações.