Guia do Gengibre → Para que Serve, Efeitos Colaterais e Benefícios

Perda de Peso
Além de ser um popular ingrediente culinário, o Gengibre possui poderosas propriedades medicinais capazes de garantir a saúde de todo o organismo. Suas cápsulas são muito procuradas para facilitar o processo de emagrecimento. Nas próximas linhas, acompanhe seus principais benefícios e atuações.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O Gengibre é uma planta tropical nativa da China, África, Caribe e outras regiões de climas quentes. Já muito popular como alimento, vem agora ganhando lugar entre os suplementos, graças aos inúmeros benefícios ao organismo, por ele ofertado.

Em sua composição podemos encontrar, em grandes quantidades, uma substância chamada gingerol, que contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam no combate aos radicais livres.

Resumo do Gengibre
Nome comum:
  • Gengibre;
  • Mangarataia;
  • Mangaratiá;
  • Gengivre.l
Auxilia em:
  • Reduz os sintomas da TPM;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Melhora a saúde cognitiva;
  • Melhora a digestão.
Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 400mg;
  • 500mg.

Além disso, ele auxilia no alívio de náuseas e vômitos, na perda de peso e redução de medidas, controle da glicose e do colesterol, na melhora cognitiva, na redução das dores menstruais e na melhora do sistema gastrointestinal.

O que é?

Para os povos antigos, o Gengibre já era usado como um medicamento e, com o passar dos anos, ele foi se popularizando como tempero alimentício. Entretanto, atualmente, ele está sendo buscado por conta das suas grandes propriedades em ajudar a melhorar a saúde humana.

Como já dito, conta com uma grande ação anti-inflamatória, o que é benéfico para tratar de doenças causadas por inflamações ou infecções, como dores de garganta, que surgem com uma inflamação e são seguidas de gripes e resfriados.

Devido a essa ação, também está tendo grandes resultados quando se trata de auxiliar pessoas que sofrem com problemas nas articulações, uma vez que é capaz de tratar a inflamação e, consequentemente, diminuir as dores.

Segundo pesquisas, o uso do Gengibre em forma de suplemento pode ajudar na saúde dos homens, pois ajuda a aumentar os níveis de testosterona no organismo. Esse fato, está ligado com a sua composição, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e ainda promover o 

a atividade de substâncias importantes para esse aumento.

Dessa forma, é possível entender que o seu uso não se restringe apenas a um benefício, mas sim, ao melhoramento de todo o organismo, para garantir um bem-estar elevado para todos.

Para que serve?

Como vimos acima, o gengibre contém um bioativo chamado gingerol, que demonstra poderosa atividade antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos às células e tecidos. 

Ação que beneficia todo o organismo, podendo prevenir doenças, restaurar a imunidade e demonstrar mais cuidado com a pele.

Além disso, o estresse oxidativo e a inflamação crônica podem acelerar o processo de envelhecimento. Estudos indicam que esse produto pode prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, aumentar o tempo de reação e a memória de trabalho e proteger contra o declínio relacionado à idade na função cerebral.

Não o bastante, o gingerol contém propriedades anti cancerígenas, podendo reduzir o risco de aparecimento de diversos tipos de câncer.

Mas seus benefícios não se limitam a isso. Esse produto pode ser muito eficaz para reduzir náuseas e vômitos, incluindo as relacionadas à quimioterapia, náuseas pós-cirúrgicas e enjôos matinais causados pela gravidez.

Ele também ajuda na perda de peso, isso inclui o peso corporal e a relação cintura-quadril, isso porque aceleram o metabolismo. 

Atua controlando os níveis de insulina no sangue, valores elevados de insulina podem estar diretamente associados à obesidade. Ainda mais, essa redução pode melhorar diversos fatores de risco de doenças cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2. 

Ainda outro de seus benefícios é acelerar o esvaziamento do estômago, o que é benéfico para pessoas com indigestão e desconforto estomacal relacionado.

Perguntas frequentes

Veja agora algumas das perguntas mais frequentes a respeito do Gengibre.

1
Aumenta a pressão?

O uso do Gengibre em cápsulas não aumenta a pressão arterial, ao contrário, por conta da sua ação em aumentar os vasos sanguíneos, ajuda as pessoas que sofrem com a pressão elevada, pois facilita o transporte de oxigênio nas artérias.

2
Faz mal?

Não há nenhum estudo que comprove os malefícios desse suplemento para a saúde. Por outro lado, é importante lembrar que não é recomendado a ingestão excessiva do Gengibre, pois pode causar efeitos reversos para o corpo humano. Por isso, indicamos o uso correto das recomendações de como tomar.

3
Qual é a sua composição?

O Gengibre apresenta uma composição totalmente natural. Alguns de seus componentes são:

  • Ferro;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B3 e B6.

Todos eles agem em conjunto para que o organismo funcione corretamente e elimina as toxinas que causam diversas doenças.

4
Qual é a melhor marca e onde comprar?

Atualmente, uma das marcas conhecidas no mercado é o Kampo de ervas, que pode ser comprado pela internet.

Porém, na DrogaRio, é encontrado o Gengibre manipulado, com compostos naturais que visam o bem-estar do cliente, sem falar que a compra no site deles garante descontos incríveis que cabem no bolso.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados é importante sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A posologia recomendada deste produto é de 1 cápsula até 3 vezes ao dia ou segundo a prescrição médica. As dosagens desse produto podem variar de 250 a 1200mg.

A superdosagem desse produto pode causar efeitos colaterais indesejados como:

  1. Arritmias;
  2. Sonolência;
  3. Dor de estômago.

Existem algumas contraindicações associadas ao uso, como: pessoas que fazem tratamento para maior circulação sanguínea, tratamento para diabetes e pessoas alérgicas a algum dos componentes.

Por isso, é indicado procurar orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Benefícios

O Gengibre é um ingrediente muito comum na cozinha. Muitas vezes, ele também é usado em alimentos processados e cosméticos, por isso, o seu uso tem diversos benefícios para a saúde. Veja!

#1
Ajuda a melhorar náuseas e enjoos

O Gengibre é altamente eficaz contra as náuseas. Ele pode ajudar a aliviar os sintomas de vômitos e náuseas em pessoas submetidas a certos tipos de cirurgias.

Ele também tem bons resultados para ajudar pessoas com sintomas da quimioterapia, que causa mal-estar, ânsia e até mesmo vômitos.

Porém, o seu uso pode ser mais eficaz ainda quando se trata de enjoos na grávidez, como as náuseas matinais. De acordo com estudos, usar o suplemento de gengibre todos os dias, pode reduzir significativamente os sintomas de náuseas.

Mas vale lembrar, que mulheres grávidas devem consultar o médico antes de ingerir qualquer suplemento para melhores orientações.

#2
Auxilia no emagrecimento

De acordo com estudos, o uso do Gengibre ajuda na perda de peso, reduzindo significamente a proporção da cintura e quadril em pessoas com sobrepeso ou obesas.

O Gengibre ajuda a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de insulina no sangue de pessoas com sobrepeso. Os níveis de insulina elevados estão associados à obesidade.

Além disso, o consumo deste composto reduz o peso corporal mesmo com dietas ricas em gorduras. Ou seja, ele ajuda a diminuir inflamações e também ajuda na queima de calorias.

#3
Reduz os níveis de açúcar no sangue

Foi comprovado por estudos que ao usar 2 gramas de Gengibre por dia em jejum baixa os níveis de açúcar no sangue em 12%.

Além disso, ele também melhorou rapidamente a hemoglobina A1c (HbA1c), que é um marcador para manter os níveis de açúcar no sangue regulados a longo prazo. A hemoglobina reduziu em 10% no período de 2 meses.

Também concluiu-se que o gengibre reduz significativamente a HbA1c em pacientes com diabetes tipo 2.

Depoimentos

A seguir, alguns relatos de pessoas que começaram a fazer uso desse suplemento e comprovam a sua eficácia.

Paloma Viana
Milagres, BA
Uma amiga do trabalho começou a tomar o Gengibre em forma de suplemento para conseguir perder peso. Ela conseguiu perder uma quantidade significativa de peso e me indicou, pois eu também estava buscando por isso. Comecei o tratamento, no primeiro mês eu já percebi que algumas roupas estavam mais largas. Continuei tomando e não demorou muito para subir na balança de novo e ver que eu tinha perdido mais do que imaginava. Isso me deixou muito feliz, recomendo.
Fabíola Machado
Belo Horizonte, MG
Durante as minhas duas gestações, eu tomei esse suplemento para aliviar os enjoos matinais. Eu sentia muitas náuseas no período da gravidez e os remédios não me ajudaram muito, quando encontrei o Gengibre em forma de suplemento, logo comprei para começar a tomar. Percebi os efeitos nas primeiras semanas, depois de alguns meses, quase não sentia mais nenhum enjoo. Ele é muito bom, super indico.

Conclusão

Essa planta conhecida como Gengibre apresenta fatores positivos tanto em chá e pó, mas, o que está ganhando mais reconhecimento, é a sua forma em cápsulas.

Muitas pessoas não se acostumam com o gosto forte ou com o cheiro, por isso, preferem a sua ingestão em suplemento.

Devido ao seu mecanismo de ação, é possível sentir uma garantia de bem-estar e bom funcionamento de todo o organismo, pois ele age diretamente nas células e nos agentes invasores que são responsáveis por diversas doenças.

Sendo assim, o Gengibre é uma ótima opção para as pessoas que desejam melhorar os sistemas do corpo humano e elevar a saúde.