Guia da Fucoxantina → O que é, Como Tomar e Seus Benefícios

Perda de Peso
Quer perder peso de forma rápida e segura? A Fucoxantina é um suplemento alimentar capaz de acabar com a gordura localizada no abdômen e regular o metabolismo, garantindo um emagrecimento saudável.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A fucoxantina é um carotenóide, uma substância química semelhante a um pigmento, encontrado nas algas marinhas marrons. Entre suas propriedades encontramos antioxidantes poderosos, que lhe conferem a habilidade de oferecer uma variedade de benefícios para a saúde.

Um de seus principais benefícios, podemos dizer que o mais procurado, é a perda de peso. Ela pode acelerar o metabolismo e estimular a capacidade do corpo de queimar gordura. Além disso, ela impede o acúmulo lipídico e controla o apetite.

Mas elas ainda demonstram outros benefícios como oferecer ajuda no tratamento e na prevenção do diabetes, promover um funcionamento saudável dos ossos, cérebro e fígado e garantir saúde para o coração, pele e olhos, aumentando a qualidade de vida.

Resumo do Fucoxantina
Nome comum:
  • Fucoxantina;
  • Laminaria japonica.
Auxilia em:
  • Combate a gordura abdominal;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Regula o metabolismo;
  • Tem efeito antioxidante.
Dosagens típicas:
  • 150mg;
  • 300mg.

Para que serve?

Como vimos, a fucoxantina contém poderosas ações antioxidantes, o que promove a neutralização dos radicais livres, bloqueando os danos oxidativos causados às células e tecidos. 

Estudos indicam que essa ação pode reduzir a inflamação, bem como promover o funcionamento saudável do fígado, vasos sanguíneos, cérebro, ossos, pele e olhos.

Além disso, ela estimula a produção de um tipo de ácido graxo ômega 3, ácido docosahexaenóico (DHA), que oferece proteção contra uma série de problemas de saúde como a artrite, a aterosclerose e a depressão.

Mas isso não é tudo, ela também controla os níveis de glicose no corpo e melhora a resistência à insulina, se tornando de grande ajuda no tratamento da diabetes.

Ainda mais, age inibindo o acúmulo de gordura no abdômen e diminuindo o acúmulo de gordura no fígado. Também acelera o metabolismo, estimulando a capacidade de queimar as células lipídicas. 

Não o bastante, pode afetar os níveis de leptina do corpo, o que dá um maior controle ao apetite, facilitando a redução alimentar.

De quebra, ainda age como remédio natural para reduzir o colesterol ruim (LDL), aumentando os níveis de HDL, o que fornece maior controle do colesterol total.

Como tomar?

Uma forma de garantir os melhores resultados e a sua segurança, é sempre seguir as recomendações de uso, respeitar as dosagens e buscar orientação médica antes de iniciar a suplementação.

A posologia recomendada é de 1 cápsula, duas vezes ao dia. As dosagens desse produto podem variar de 100 a 300mg.

Para potencializar seus resultados, você pode associá-la a:

  1. Fucoxantina 150mg + L-Theanina 100mg;
  2. Fucoxantina 100mg + Morosil 250mg + Resveratrol 5mg;
  3. Fucoxantina 150mg + Picolinato de Cromo 150mcg + 5-HTP 50mg;
  4. Fucoxantina 100 mg + Picolinato de Cromo 200 mcg + Café Verde 250mg.

Deve-se usar a Fucoxantina com cautela pacientes com sensibilidade ao iodo. Gestantes, lactantes, crianças e adolescentes devem consultar o médico antes de ingerir este produto.

Benefícios

São inúmeros os benefícios associados ao uso da fucoxantina, entre eles podemos destacar:

#1
Perda de peso

Esse produto demonstra grande poder emagrecedor, podendo agir de diferentes maneiras para promover a perda de peso. Ela pode acelerar o metabolismo lipídico, aumentando a degradação de gordura, que é usada como fonte de energia, aumentando a queima de calorias.

Além disso, ela impede o acúmulo de gordura no tecido adiposo, fornecendo uma redução de medidas, principalmente no abdômen. Também reduz esse acúmulo no fígado.

Outra de suas ações é sobre o hormônio leptina, responsável por funções como controlar o apetite e reduzir a ingestão de alimentos, o que diminui as calorias adquiridas nas refeições.

Não o bastante, sua ação antioxidante também pode demonstrar apoio na perda de peso, visto que reduz a inflamação o que facilita os processos de emagrecimento.

#2
Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Esse produto contém poderosa atividade antioxidante, sendo capaz de inibir os radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos às células e tecidos. Ação essa, que é extremamente benéfica para todo o organismo.

Ela auxilia nossa imunidade, ou seja, reforça o sistema imune, fortalecendo o bloqueio contra agentes patogênicos como fungos e bactérias, causadores de doenças virais e infecções.

Além disso, estimula ação anti-inflamatória que além de reduzir a inflamação, pode promover o funcionamento saudável do fígado, vasos sanguíneos, cérebro, ossos, pele e olhos.

#3
Auxilia no tratamento da diabetes

O diabetes melittus tipo 2, assim como o tipo 1, é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, o que pode levar a diversas complicações de saúde como perda da visão e infarto,

A Fucoxantina pode ajudar tanto no tratamento como na prevenção dessa doença crônica. Isso porque este produto pode estimular um aumento da sensibilidade à insulina.

Essa hormona, produzida pelo pâncreas, tem como responsabilidade metabolizar a glicose para produção de energia. Ou seja, podemos compará-la com uma "chave", abrindo as células do corpo, como se fossem "fechaduras'', fazendo com que a glicose se adentre e seja utilizada como fonte de energia.