Feno Grego → Para que Serve, Dosagens e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
O Feno Grego é um composto natural com inúmeros benefícios à saúde. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, afrodisíaca e laxativa. Por isso, é muito utilizado por homens e mulheres que buscam aumentar a libido. Quer entender melhor sobre como esse suplemento atua e os seus demais benefícios? Leia o artigo abaixo!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O feno grego é uma planta medicinal também conhecida como alforvas ou fenacho. Seu nome científico é Trigonella foenum-graecum, pois sua principal substância ativa é chamada de trigonelina, que é responsável por fornecer energia ao corpo.

Contando também, que ele tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, além de ser muito usado para tratar problemas de pele e proteger o organismo de diversas doenças.

Por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o feno grego é indicado para amenizar cólicas menstruais, dores de garganta e desconfortos abdominais.

Porém, este suplemento pode ter vários benefícios para a saúde que você precisa saber.

Resumo do Feno Grego
Nomes comuns:
  • Feno-grego.
  • Fenacho;
  • Alforvas;
  • Trigonela.
Auxilia em:
  • Tratamento da gastrite;
  • Controle do colesterol;
  • Aumento dos níveis de energia;
  • Reduzir a inflamação e a dor.
Dosagens típicas:
  • 200mg;
  • 300mg;
  • 500mg;
  • 1000mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Este suplemento engorda?

Feno greto não influencia no ganho de peso ou no emagrecimento.

2
Quem amamenta pode tomar?

Lactantes e gestantes sempre devem consultar um médico antes de utilizar qualquer suplementação.

3
Feno Grego dá sono?

Não há relatos de aumento do sono com seu consumo.

4
Precisa de receita?

Não, pode ser comprado sem apresentação de receita médica.

Para que serve?

Este produto é usado principalmente como anti-inflamatório natural, mas, também pode ser usado para controlar os níveis de colesterol no corpo, além de auxiliar na perda de apetite.

Estudos comprovaram que a ingestão do feno grego pode ajudar a regular os níveis de colesterol e melhorar a pressão arterial, sendo assim, pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Além disso, há muitos anos essa substância é usada para aliviar a dor por conter alcalóides, que bloqueiam os receptores sensoriais da dor no cérebro.

Ao usar este suplemento sentirá diversos benefícios na saúde, pois ele contém os nutrientes essenciais que o corpo precisa.

Como tomar?

A recomendação para tomar o feno grego é antes das principais refeições, para que haja uma melhor absorção. Sendo assim, siga as instruções abaixo:

  1. Para mulheres lactantes: tomar de 500 a 1000mg por dia;
  2. Para homens que desejam aumentar a libido: tomar de 500 a 600mg por dia;
  3. Para demais benefícios: tomar entre 1000 a 2000mg por dia.

Para melhores informações sobre as dosagens, consulte um profissional da saúde para mais orientações.

Benefícios

Existem inúmeros benefícios no consumo deste produto, dentre eles, podemos destacar:

#1
Controle do colesterol

Pessoas que têm colesterol alto podem a qualquer instante sofrer um infarto ou ter algum problema no coração. O feno grego pode ajudar a regular os níveis de colesterol e melhorar a pressão arterial.

Quando o colesterol está alto, o fluxo sanguíneo diminui, ou seja, a irrigação do sangue pelo seu corpo diminui. Uma das áreas mais afetadas é o coração, que pode acabar sofrendo uma parada cardíaca, o que muitas vezes leva a pessoa a óbito.

Com o uso diário do feno-grego, os níveis de colesterol ficam regulados, se estabilizando, reduzindo o risco de infartos e de desenvolver problemas cardíacos.

#2
Ações anti-inflamatórias

O feno grego contém ação anti-inflamatória que pode ajudar a combater inflamações dentro e fora do corpo.

Dentro do corpo, ele atua curando bronquite, tosses crônicas, doenças renais, cólicas menstruais e ajuda prevenir o câncer. Fora ele atua em feridas na epiderme, furúnculos e úlceras. Ele também trata faringite e cáries.

Este produto também ajuda no tratamento de gastrite, que é uma infecção que se dá nas paredes do estômago causando um grande desconforto abdominal.

#3
Atua no couro cabeludo

O feno grego pode ser usado também para auxiliar tratamentos no couro cabeludo, como calvície, queda de cabelo e caspas.

Este produto também oferece uma excelente hidratação para os cabelos e estimula e acelera o crescimento dos fios, deixando seus cabelos com mais maciez, saudável e ainda ajuda a recuperar o brilho que seu cabelo merece.

Para aplicações nos cabelos, pode-se usar o shampoo feno-grego ou colocá-lo em máscaras capilares, pois facilita o uso do produto e promove uma maior aplicação, fazendo com que a absorção do produto seja melhor.

#4
Reduz o risco de diabetes

O feno grego é um suplemento muito útil para quem tem diabetes. Pois ele contém fibras e outras substâncias que ajudam a retardar a digestão e absorção de carboidratos e açúcar no organismo.

Isso ocorre porque o corpo usa o açúcar produzido e aumenta a quantidade de insulina liberada pelo organismo.

Estudos afirmam que tomar o suplemento de feno grego em jejum tem uma diminuição significativa na glicose.