Guia da Erva de São João → Para que Serve, Como Tomar e Benefícios

Nutrição e bem-estar
A Erva de São João é utilizada desde a antiguidade para promover maior sensação de bem estar e qualidade de vida. Suas principais atuações são o combate a ansiedade e depressão e o alívio dos sintomas da TPM e menopausa.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A Erva de São João, também conhecida como hipericão, é uma planta muito utilizada na medicina tradicional como remédio natural para reduzir os sintomas da depressão. Seu uso vem ganhando popularidade atualmente como suplemento em cápsulas. 

Isso se dá pois esse produto pode acalmar a mente e restaurar o funcionamento cerebral, fazendo com que ele trabalhe em seu padrão normal. Agindo de forma semelhante aos antidepressivos prescritos. 

Resumo do Erva de São João
Nome comum:
  • Erva de São João;
  • Hipericão;
  • Hipérico.
Auxilia em:
  • Reduz os sintomas da ansiedade e depressão;
  • Alivia os sintomas da TPM e menopausa;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda no processo de emagrecimento.
Dosagens típicas:
  • 300mg;
  • 400mg;
  • 500mg.

Mas esses não são seus únicos benefícios, ele possui propriedades diuréticas, antitérmicas, laxantes, cicatrizantes, analgésicas e antiviral, podendo ser considerado um verdadeiro "tônico" para a saúde.

Para que serve?

Como vimos, a Erva de São João é um poderoso antidepressivo natural. Isso se dá porque essa erva contém substâncias, como a hipericina e a hiperforina, que agem diretamente no sistema nervoso central, elevando os níveis de certas substâncias quimicas cerebrais como a serotonina.

Sua ação ajuda a melhorar o humor de pessoas com depressão leve e moderada. Mas esses não são seus únicos benefícios, ela pode melhorar também sintomas relacionados à menopausa, a TPM, ansiedade e ajuda na luta contra o tabagismo.

Além disso, esse produto contém poderes antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, impedindo que causem danos ao organismo, além de prevenir diversas doenças.

Age como antifúngico, antibacteriano e antiviral, impedindo a atividade de agentes patogênicos, evitando problemas como infecções, inflamações e doenças virais como gripe e resfriado.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados, é importante sempre seguir as orientações de uso e respeitar as dosagens.

A dose posológica recomendada é de uma cápsula de 300mg, três vezes ao dia, junto das refeições.

A superdosagem desse produto pode levar a reações indesejáveis como:

  1. Dor no estômago;
  2. Fadiga e cansaço;
  3. Dor de cabeça.

Existem algumas contraindicações e interações medicamentosas associadas ao uso da Erva de São João, por isso, antes de iniciar qualquer suplementação consulte um médico.

Benefícios

A Erva de São João possui diversos benefícios à saúde, entre eles podemos destacar:

#1
Alivia os sintomas da ansiedade e depressão

A Erva de São João vem sendo usada há tempos como remédio para reduzir a ansiedade e os sintomas da depressão. Ela pode, por exemplo, acalmar a mente e restaurar o funcionamento cerebral

Podemos associar essa ação a seus principais componentes: a hipericina e a hiperforina. Isso faz com que ela transmita sinais para o sistema nervoso central, elevando os níveis de certas substâncias quimicas cerebrais como a serotonina.

Ação que traz benefícios como a melhora do humor de pessoas com depressão leve e moderada, alívio nos sintomas relacionados à menopausa, a TPM, ansiedade e, ainda mais, ajuda no combate contra o tabagismo.

#2
Ação antioxidante

Esse produto contém propriedades antioxidantes, o que lhe concede o benefício de neutralizar a ação dos radicais livres, impedindo que causem danos oxidativos às células. 

Isso ajuda na prevenção de doenças crônicas e neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson. Além disso, promove proteção contra o envelhecimento precoce, o que beneficia principalmente a pele, reduzindo e inibindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Ainda mais, fortalece o sistema imunológico, bloqueando a atividade de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, responsáveis por causar doenças virais como resfriado ou gripe e, infecções e inflamações.

#3
Auxilia o emagrecimento

Outro benefício da Erva de São João, é seu auxílio no emagrecimento. Por conter propriedades calmantes, colaborando para a redução da ansiedade e da depressão, esse produto pode ajudar a compulsão alimentar, que está extremamente associada com esses distúrbios psicológicos.

Além disso, suas propriedades antioxidantes podem estar relacionadas com a perda de peso, isso porque, têm ação anti-inflamatória. Ou seja, podem diminuir a inflamação, fazendo com que o organismo responda melhor ao processo de emagrecimento.

Não o bastante, possui ação diurética, o que ajuda a reduzir inchaços e edemas causados pelo acúmulo de água.

#4
Melhora a qualidade do sono

Por promover maior sensação de calma e relaxamento através da modulação de químicos cerebrais essenciais, como a serotonina, a Erva de São João pode promover uma melhora no sono.

Segundo pesquisadores, este neurotransmissor está amplamente associado ao controle de funções importantes do nosso organismo, como humor, sono e cognição.

Além disso, pode atuar em sinergia com a Melatonina, hormônio responsável pela indução e manutenção do sono.

Onde comprar?

A Erva de São João pode ser facilmente encontrada em diferentes plataformas digitais e farmácias. No geral, especialistas afirmam que não existe grande diferença entre esses produtos. Algumas das marcas e distribuidoras mais conhecidas são:

  • Ultrafarma;
  • Oficial Farma;
  • Drogasil;
  • Florien; 
  • Drogaria São Paulo.

Entretanto, acredita-se que o consumo de cápsulas manipuladas se mostram mais eficientes e seguras. Desta maneira, costumamos recomendar a compra e consumo da Erva de São João da DrogaRIO.

Esta importante farmácia de manipulação é conhecida por seus resultados imediatos, produtos de alta qualidade, preço justo e entrega expressa, sendo considerada a melhor opção.

Perguntas frequentes

A Erva de São João é um suplemento alimentar muito popular. Por  conta disso, é comum existir diversas dúvidas. Neste tópico, acompanhe as principais perguntas feitas por internautas interessados no consumo e suas respostas.

1
Precisa de receita?

Por se tratar de um composto 100% natural, não existe a obrigatoriedade de apresentar receita médica para adquirir este produto.

2
Qual a média de preço?

O preço pode variar de acordo com a dosagem, quantidade de cápsulas e marca do produto, desta maneira, não é possível informar uma média real de preço. No entanto, podemos encontrar produtos de 20,oo a 100,00.

3
Funciona mesmo?

Sim, para garantir a eficácia e bons resultados foram realizados uma série de estudos e pesquisas, que comprovaram seus efeitos positivos e segurança. Além disso, é comum encontrar depoimentos positivos sobre o consumo desta substância, como veremos mais adiante.

4
Possui efeitos colaterais?

O consumo dos suplementos de Erva de São João são comumente seguros e não costumam apresentar efeitos colaterais. No entanto, como vimos acima, o uso incorreto e indiscriminado pode causar sintomas como:

  1. Boca seca;
  2. Dor de cabeça;
  3. Tontura;
  4. Inquietação.

Sendo assim, é importante ressaltar a necessidade de sempre seguir as orientações e recomendações de uso impostas pelo fabricante e/ou nutricionista.

5
Pode ser encontrado em outras formas?

Apesar de ser consumida como suplemento em cápsulas, algumas pessoas optam pelo uso deste produto como chá de ervas secas ou naturais ou solução em gotas (produto líquido).

Depoimentos

Acompanhe a seguir agora alguns relatos de pacientes satisfeitos com os resultados obtidos através da suplementação da Erva de São João.

Victória Passos
Guadalupe, PI
A Erva de São João da DrogaRIO me ajudou a ter mais bem estar durante o dia. Por muito tempo, sofri com a ansiedade e estresse e isso além de reduzir minha qualidade de vida, diminuía minha produtividade no serviço. Com poucos dias de uso este produto me ajudou a me sentir mais relaxado e disposto. Realmente vale muito a pena.
Joana Moraes
Catalão, GO
Este produto é maravilhoso! Em poucos dias de uso, consegui me sentir mais animado, disposto e relaxado. A ansiedade e o estresse desapareceram. Ainda mais, ele melhorou a qualidade do meu sono e me ajudou a perder uns quilinhos indesejados. Indico o uso para todas as pessoas.

Conclusão

Como vimos, a Erva de São João é muito popular por seus efeitos na saúde física e mental. Seu consumo como suplemento alimentar vem ganhando popularidade por sua capacidade de reduzir e combater os sintomas do estresse e ansiedade. 

Sendo assim, pode promover maior sensação de relaxamento e bem estar, além de melhorar a qualidade do sono e aumentar a disposição.

Outrossim, possui poderosa ação antioxidante capaz de proteger e modular todo o organismo, prevenindo contra os danos causados pelos radicais livres. 

Por fim, está amplamente associada ao processo de emagrecimento, podendo facilitar a perda de peso de maneira natural e segura.  Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado, garantindo mais qualidade de vida.