Guia do Dente de Leão → Para que Serve, Dosagens e Benefícios

Nutrição e bem-estar
As cápsulas naturais de Dente de Leão vem ganhando popularidade devido sua poderosa composição rica em nutrientes, antioxidantes e propriedades diuréticas, capaz de desintoxicar o organismo e garantir maior qualidade de vida.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O Dente de Leão é uma planta que possui alta concentração de ativos naturais, vindo das suas folhas e raízes, que são os ácidos graxos, flavonóides, colina, frutose, silício, minerais, vitaminas e betacaroteno.

Por isso, promove uma série de benefícios à saúde, como ação anti-inflamatória, antioxidante para tratar e prevenir diversas condições, assim como reumatismos, problemas digestivos, infecções urinárias e até mesmo obesidade.

Resumo do Dente de Leão
Nomes comuns:
  • Dente de Leão;
  • Radite-bravo;
  • Chicória-silvestre;
  • Chicória-louca.
Auxilia em:
  • Tratamento de transtornos digestivos;
  • Eliminar as toxinas do organismo;
  • Combater o estresse oxidativo;
  • Reduzir a retenção de líquidos.
Dosagens típicas:
  • 200mg;
  • 250mg;
  • 520mg.

E além de suas qualidades gustativas, é conhecido por suas propriedades detoxicas, favorecendo a digestão, a drenagem do organismo de toxinas e a purificação do fígado.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o suplemento, como tomar e alguns de seus benefícios à saúde.

O que é?

O Dente de Leão é usado como uma planta medicinal pelas pessoas por conta da sua grande capacidade de ajudar a cuidar da saúde de forma eficiente. 

Muitas pessoas se interessam apenas pela sua beleza e para trazer sorte, pois foi como ela ficou conhecida. Por isso, é reconhecida como PANC, pois as pessoas não têm o costume de consumir.

Mas, o que poucos sabem é que o suplemento dessa erva pode auxiliar na melhora de diversos sistemas do corpo humano.

Seus mecanismos de ação permitem que as pessoas que a ingerem tenham uma redução de peso, pois tem a age com propriedades diuréticas que eliminam toxinas que atrasam o emagrecimento.

Além disso, apresenta forte influência para ajudar no tratamento do diabetes, pois gera o aumento de substâncias benéficas para o organismo, reduzindo a sensibilidade da insulina e controlando os níveis de açúcar no sangue.

Portanto, a utilização do Dente de Leão em forma de cápsulas é necessária para ajudar as pessoas que a buscam para tratar de problemas relacionados com o acúmulo de toxinas no organismo.

Para que serve?

Uma das principais indicações do dente de leão é na ação detoxificante, pois conta com propriedades diuréticas e depurativas. Ou seja, permite aumentar a frequência urinária, eliminando todas as toxinas presentes no organismo. 

Além disso, o suplemento também tem poder antioxidante que age no combate ao estresse oxidativo, auxiliando então no fortalecimento da imunidade e na prevenção do envelhecimento das células.

Portanto, facilita a digestão e previne problemas digestivos, possuindo uma leve ação laxante, permitindo acelerar o trânsito intestinal.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
A bula é disponibilizada?

Não, por ser um composto natural, não disponibiliza bula para os usuários. Você encontra mais informações neste mesmo artigo.

2
O Dente de Leão diminui o colesterol?

Estudos mostram que as substâncias do Dente de Leão e suas propriedades antioxidantes, podem controlar os níveis de gordura do corpo, como o colesterol. Pois, os seus ativos têm a capacidade de eliminar a gordura ruim do organismo. 

Sendo assim, ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, livrando o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

3
Tem alguma contraindicação?

O suplemento não é indicado para crianças menores de 2 anos de idade. Também não deve ser utilizado por pacientes com obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal, cálculos biliares, úlcera gastro duodenal e gastrite.

Além disso, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade ao composto, devem consultar um médico antes de fazer o uso do suplemento.

4
O seu uso desincha?

Sim, o Dente de Leão tem ação antioxidante e limpa o trato digestivo, além de ter uma ação diurética. Portanto, sim, o Dente de Leão ajuda a "desinchar" e, consequentemente, favorece uma redução do peso significativa.

5
Onde comprar e onde encontrar?

Os lugares onde esse suplemento é encontrado são:

  • Florien;
  • Mercado Livre.

Porém, também é facilmente encontrado na DrogaRio, uma farmácia de qualidade que trabalha com compostos naturais que visam melhorar a saúde de todos. A compra é feita de forma online com preços excelentes que promovem a facilidade na hora da compra.

6
Serve para a tireoide?

Sim, estudos comprovam que esse suplemento apresenta uma forte ação para ajudar a tireoide a funcionar corretamente, pois ajuda a regular as substâncias importantes para o bom funcionamento dessa glândula.

Como tomar?

O extrato natural de Dente de Leão é contraindicado para pessoas que apresentam doença renal, obstrução e úlcera intestinal.

Quanto às doses recomendadas, pode variar conforme o objetivo:

  1. Para constipação: tomar 1 cápsula de 500mg ao dia;
  2. Para retenção de água: tomar 1 cápsula de 250mg ao dia;
  3. Para estimular o fígado: tomar 2 cápsulas de 250mg uma vez ao dia, antes das refeições.

É necessário seguir as doses recomendadas para obter todos os benefícios, além de consultar um médico para mais orientações e contraindicações.

Benefícios

Seus princípios ativos são os responsáveis por promover diversos benefícios, entre os quais podemos destacar:

#1
Ação antioxidante

As vitaminas e antioxidantes presentes no dente de leão são ótimos para a visão, pele e mucosas garantindo maior qualidade de vida e beleza.

Portanto, é eficaz para evitar o envelhecimento da pele, pois é rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e oligoelementos.

Sua ação contra os radicais livres ajuda a manter a pele saudável e jovem por mais tempo.

#2
Efeito diurético

Suas propriedades diuréticas estão associadas aos princípios ativos presentes na raiz e nas folhas. 

Devido ao teor de potássio, não provoca, assim como outros diuréticos, um déficit em potássio, ou seja, é um diurético natural.

Favorece a eliminação de água em caso de retenção, de insuficiência renal, celulite e obesidade. 

Esse benefício também é importante para promover maior controle da pressão arterial. Pois, uma vez que diminui o líquido acumulado, diminui a sensação de inchaço e aumenta a circulação de oxigênio na corrente sanguínea.

#3
Auxilia na saúde do fígado

O dente de leão estimula a secreção da bile, o que favorece a eliminação de cálculos renais e ajuda a prevenir problemas da vesícula biliar e do fígado.

O fígado é considerado como um “motor” do corpo, pois efetua mais de 500 funções diferentes, e por isso é tão importante mantê-lo saudável.

Quando o órgão torna-se lento e sobrecarregado, ele não é capaz de funcionar normalmente, onde o suplemento auxilia bastante na sua saúde.

Depoimentos

Agora, vamos mostrar alguns depoimentos de pessoas que adicionaram o Dente de Leão no seu cotidiano e aprovam os seus benefícios para a saúde.

Mariane Gonçalves
Caracol, MS
Eu não sabia os benefícios que essa erva tinha para a saúde, antes de começar a ingerir esse suplemento, achava que era apenas mais uma erva. Ele me ajudou a desinchar por ajudar na redução do acúmulo de líquidos. Desde quando comecei a fazer uso, consegui perder peso e não estou mais inchada como antes. Isso me deixou muito satisfeita, aprovo o seu uso.
Luana Batista
Aruanã, GO
Em uma consulta com o médico, ele me disse que eu tinha tendência a ter problemas na vesícula biliar e disse que eu poderia começar a fazer uso de algum suplemento para prevenir esses problemas. Escolhi o Dente de Leão por conta de seus benefícios e comecei o tratamento. Depois fiz mais exames e eles mostraram que os sintomas da vesícula estavam diminuindo, ou seja, o suplemento ajudou muito. Estou feliz com esses resultados.

Conclusão

Os benefícios citados acima mostram que o Dente de Leão é muito mais que uma erva que pode ser encontrada em lugares de áreas verdes, mas sim que é essencial para ajudar a manter a saúde do organismo.

A sua ação antioxidante ajuda a desintoxicar o organismo, ajudando na prevenção de diversas doenças causadas por agentes oxidativos.

Por isso, o seu uso é de suma importância para o corpo humano, pois auxilia no funcionamento correto de todos os órgãos.