Guia do Cranberry → Benefícios, Dosagens e Funcionamento

Nutrição e bem-estar
O Extrato de Cranberry é utilizado em todo o mundo para combater as infecções no trato urinário, a candidíase e até mesmo gastrite. Quer conhecer mais sobre suas atuações? Acompanhe a leitura deste artigo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

Cranberry é uma planta originária do nordeste da América, chamada por muito tempo como um “fruto da saúde”, por conta de sua composição, e tem se mostrado eficaz contra as infecções urinárias.

Mas, ao longo dos anos, isso despertou o interesse de muitos cientistas e acabaram descobrindo que os benefícios do suplemento vão muito mais além do que apenas para tratar infecções urinárias.

Resumo do Cranberry
Nomes comuns:
  • Cranberry;
  • Oxicoco;
  • Arando-vermelho;
  • Mirtilo-vermelho.
Auxilia em:
  • Prevenir e tratar de infecções urinárias;
  • Prevenir e tratar de úlceras no estômago;
  • Reduzir o colesterol ruim;
  • Prevenir doenças do coração.
Dosagens típicas
  • 400mg;
  • 500mg;
  • 1000mg;
  • 4200mg.

Também contém flavonoides e antioxidantes, que permitem neutralizar os radicais livres do organismo e, assim, prevenir diversas doenças ligadas ao envelhecimento e doenças cardiovasculares.

Veja, a seguir, algumas de suas ações, como tomar e uma relação com seus principais benefícios.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Tomar Cranberry ajuda a emagrecer?

Foi comprovado por estudos que o Cranberry possui um potente efeito antioxidante que ajuda eliminar o excesso de toxinas do corpo, o que pode resultar na perda de peso.

2
Aumenta a imunidade?

Sim, o Cranberry possui polifenóis que ajudam a neutralizar os radicais livres e aumentar a imunidade do organismo.

3
A bula é disponibilizada?

Por se tratar de um produto totalmente natural, a bula não disponibilizada.

4
Tem contraindicações?

O suplemento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e também para pacientes com pedras nos rins.

Para mulheres grávidas, lactantes, crianças e adolescentes é indicado que procure orientações de algum profissional antes de fazer o uso.

Para que serve?

O cranberry é conhecido principalmente na prevenção de infecções urinárias, pois possui propriedades que impedem as bactérias, como a E.Coli, de se fixar nas células das paredes do trato urinário.

Também é benéfica para a saúde cardiovascular, onde os flavonoides permitem aumentar os níveis do colesterol bom no sangue, diminuindo o risco de arteriosclerose.

A substância, também age na saúde bucal, pois inibe o desenvolvimento de bactérias, principalmente nos dentes e gengivas. 

Portanto, ele ajuda a reduzir as cáries e a placa bacteriana, como doenças que atingem as gengivas, que causa sangramento e até mesmo o mau hálito.

Como tomar?

Para aproveitar todas as propriedades do cranberry é preciso seguir algumas orientações, a fim de indicar a dose mais adequada. Veja:

  1. Para prevenir infecções do trato urinário: tomar uma cápsula de 500mg três vezes ao dia;
  2. Para reduzir o estresse: tomar duas cápsulas de 200mg três vezes ao dia;
  3. Para uso diário: tomar uma cápsula de 500mg duas vezes ao dia.

Se caso houver algum efeito adverso ou usa medicamentos diariamente, é importante que consulte um médico para mais informações, para que não haja nenhum dano à saúde.

Combinações

Para maximizar os efeitos positivos da Cranberry no organismo, especialistas recomendam o uso associado a outros suplementos alimentares naturais. Nas próximas linhas, conheça algumas das principais opções.

  1. Cranberry + Vitamina C + Selênio + Zinco: A combinação de Cranberry a esses poderosos nutrientes são essenciais para melhorar as defesas do organismo contra patógenos (estimulando a imunidade) e para promover maior saúde para a pele, garantindo um aspecto mais jovial e viçoso;
  2. Cranberry + Hibisco: Maior efeito diurético e imunomodulador, capaz de modular e melhora a imunidade, sendo assim, essencial para o tratamento da infecção urinária;
  3. Cranberry + Goji Berry: Importantes por seus efeitos antioxidantes, podem juntas prevenir o envelhecimento precoce, assim como doenças cardiovasculares e combater as células cancerosas.

Benefícios

Justamente em razão de seus compostos ativos, podemos destacar os seguintes benefícios:

#1
Previne e trata infecção urinária

A infecção urinária é causada por bactérias, onde causa os sintomas de dor, ardência, vontade de urinar regularmente e entre outros.

Mas muitas pesquisas mostraram que o cranberry possui flavonoides, que são capazes de impedir as bactérias aderir nas células da bexiga, prevenindo a infecção.

Ou seja, as bactérias serão eliminadas naturalmente através da urina. Sendo capaz de reduzir o número de infecções em mulheres e homens.

#2
Acelera a cicatrização da pele

Os antioxidantes presentes são muito benéficos para a pele, pois previne surgimento de acnes e cravos, além de dar uma aparência mais jovem. 

De uma parte, protegem a pele contra a ação dos radicais livres, que podem provocar inflamações cutâneas e contribuir para o envelhecimento.

Por outro lado, estimulam a produção de colágeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele, acelerar a cicatrização e prevenir o aparecimento de rugas.

#3
Previne gastrites e úlceras

Pode contribuir na eliminação da Helicobacter pylori, um germe responsável pelas úlceras gástricas e duodenais.

Além disso, seus princípios ativos são antes de tudo antimicrobianos naturais, tendo uma ação nas bactérias presentes no intestino e atenuando o mal funcionamento da barreira intestinal.

Dessa forma, permite restabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal, melhorar a digestão e prevenir assim gastrites e úlceras.

#4
Aumenta a imunidade

Nossa imunidade é essencial para proteger nosso corpo contra substâncias nocivas como vírus, fungos e bactérias. Entretanto, este sistema é extremamente sensível a oxidação causada pelos radicais livres.

Por possuir poderosa ação antioxidante, a Cranberry se mostra grande aliada ao sistema imunológico, garantindo sua proteção e modulação. 

Desta forma, o consumo deste suplemento pode auxiliar na prevenção de doenças, inflamações e infecções, proporcionando mais qualidade de vida, saúde e bem estar.

#5
Ajuda na candidíase

Estudos indicam que as proantocianidinas tipo A encontradas na composição da Cranberry lhe dão a capacidade de inibir a atividade da Candida Albicans, bactéria responsável pelo aparecimento da candidíase.

Desta forma, reduzem sintomas como a secreção (corrimento), coceira, inchaço e vermelhidão nos órgãos genitais, principalmente femininos.

Cranberry ajuda a emagrecer?

A busca por métodos emagrecedores eficazes cresce exponencialmente na atualidade devido aos índices da obesidade e sobrepeso. Apesar de não ser um benefício direto desse produto, estudos indicam que a Cranberry possui um efeito emagrecedor significativo

Podemos atribuir isto a seu potente efeito antioxidante que ajuda eliminar o excesso de toxinas do corpo, o que pode resultar na perda de peso.

Formas de consumo

A Cranberry pode ser consumida de diferentes formas, muitas pessoas optam pelo seu consumo natural, ou seja, da fruta, suco ou fruta desidratada. Também, é comum encontrar este produto como pó e sachê para chá.

No entanto, a maneira mais eficaz para o consumo, capaz de proporcionar todos os resultados esperados, são as cápsulas. A suplementação é essencial para aumentar o bem estar e saúde.

Onde comprar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual marca é a melhor e onde comprar a Cranberry. Algumas das marcas mais conhecidas, que disponibilizam este produto são:

  • Top Therm;
  • Unilife;
  • Ultrafarma;
  • Bionatus;
  • Drogasil;
  • Manipulado.

Mas, de acordo com especialistas, a melhor opção (mais eficaz e segura) é a das cápsulas manipuladas. 

Desta forma, gostaríamos de apresentar a DrogaRIO, uma conhecida farmácia de manipulação conhecida por seus produtos de alta qualidade, boas avaliações e entrega expressa.

Depoimentos

Acompanhe agora alguns depoimentos positivos sobre o consumo dos suplementos de Cranberry.

Roberta Montenegro
Belo Horizonte, MG
A Cranberry é uma grande aliada na saúde. Além de aumentar a imunidade e as defesas do organismo, este produto pode promover uma melhor aparência para a pele. Estou muito satisfeita com os resultados e recomendo o consumo para todas as pessoas.
Valdirene Matias
São Paulo, SP
Comecei a tomar o suplemento de Cranberry para combater as infecções urinárias e os resultados foram surpreendentes. Antes deste produto, tinha com alta frequência este problema, mas agora, tenho mais saúde e bem estar e nunca mais fui afetada pelas infecções.

Conclusão

A Cranberry é uma fruta extremamente benéfica para a saúde. Segundo estudos, ela é indispensável por possuir poder antioxidante eficaz na melhora da imunidade, combate a infecções e melhora da aparência da pele.

Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado, proporcionando maior qualidade de vida e bem estar. Não deixe de experimentar. Gostou deste artigo? Neste site você encontra outros conteúdos como esse, voltados para a saúde. Acesse já.