Guia do Colostro → O que é, Funcionamento e Benefícios

Desempenho Físico
Rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes, o suplemento Colostro é utilizado em todo o mundo para melhorar seu rendimento no treino, além de adquirir diversos benefícios à saúde. Nas próximas linhas, observe algumas informações importantes sobre seus usos.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

É um suplemento semelhante ao colostro humano, rico em vitaminas, minerais, gorduras e proteínas, muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

Tornou-se popular nos últimos anos, pois pode aumentar a imunidade, combater as infecções e melhorar a saúde intestinal.

Resumo do Colostro
Nomes comuns:
  • Colostro;
  • Beestings;
  • Bisnings;
  • Primeiro leite.
Auxilia em:
  • Aumenta a imunidade ✅;
  • Melhora a capacidade fisíca ✅;
  • Combate inflamações e infecções intestinais ✅;
  • Promove a recuperação muscular ✅.
Dosagens típicas;
  • 315mg;
  • 500mg.
Como Tomar: 2x ao dia ⭐⭐⭐⭐⭐

Embora seja rico em macronutrientes, vitaminas e minerais, seus benefícios para a saúde estão ligados a compostos proteicos específicos, como fatores do crescimento, lactoferrina e imunoglobulina.

Confira, a seguir, o que é, para que serve, como tomar e uma lista com alguns de seus principais benefícios.

O que é?

O Colostro é conhecido como o primeiro leite que sai da mama da mãe, considera-se ele, um dos mais importantes alimentos para garantir um bem-estar tanto de bebês como de bois, vacas e bezerros.

Sua importância está no fato de ser rico em proteínas e nutrientes que são essenciais para um bom crescimento e desenvolvimento, além disso, ele não apresenta quase nenhuma quantidade de gordura, assim, é de fácil ingestão e não causa danos.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a se interessar pela sua ingestão em forma de suplemento, isso fez com que a sua forma em cápsulas de suplemento fosse criada.

Essa técnica favoreceu a saúde de muitas pessoas, pois foi importantíssimo para aumentar a imunidade e reduzir a exposição das células aos danos oxidativos do dia a dia.

Por isso, o seu uso é tão importante para manter a saúde de todo o organismo, visando a qualidade de vida.

Para que serve?

Contendo alto teor de proteínas e imunoglobulinas, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais, ajuda a estimular o sistema imunológico, o que se traduz na prevenção de uma série de doenças.

Possui propriedades anti-inflamatórias naturais, auxiliando no combate de doenças infecciosas, como por exemplo, do trato respiratório.

Ajuda a melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular, além de estimular a epiderme graças às vitaminas A, E, B12 e D.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Pode tomar Colostro na gravidez?

Não há contraindicações sobre o uso do Colostro. Mas, antes de fazer o uso do suplemento, recomendamos que faça um acompanhamento médico para melhores orientações.

 

2
Ele tem efeitos colaterais?

Não há relatos e nem estudos sobre os efeitos colaterais do Colostro. Caso apresentar algum sintoma adverso, procure por orientação de um profissional de saúde.

 

3
É bom para HPV?

Ainda não há estudos suficientes que comprovem a eficácia do Colostro para tratar o HPV, mais pesquisas são necessárias. No entanto, o suplemento fortalece o sistema imune, reforçando as defesas do organismo que estão fragilizadas por conta do vírus.

 

4
Aumenta a imunidade?

Sim, o Colostro é rico em substâncias antimicrobianas e anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e defendendo o corpo contra os radicais livres, como bactérias e vírus.

 

5
Dá cólica no bebê?

Nenhum dos estudos feitos comprovam que esse suplemento cause cólicas em bebês, porém, recomendamos que siga corretamente as indicações de uso e, se necessário, faça a ingestão após o período de amamentação.

 

6
Funciona mesmo?

Todas as pessoas que fazem uso do Colostro em forma de suplementação, garantem uma melhora em seu sistema imunológico, além de recomendarem para as outras pessoas por conta da sua eficácia.

 

7
Onde comprar?

Alguns dos lugares que é possível se encontrar são: 

  • Guna;
  • Genex;
  • Gamma.

Mas, na DrogaRio é possível encontrar o Colostro manipulado, com substâncias naturais e de qualidade que preservam a saúde e o bem-estar. Além disso, os preços são imperdíveis, facilitando a sua compra.

8
O que é colostroterapia?

É um processo feito em crianças que nascem antes do tempo previsto, ou seja, prematuras. Como o Colostro é uma das partes mais importantes para o crescimento, ele é dado para essas bebês que só conseguem se alimentar por sonda por um tempo, através da colocação de uma pequena quantidade de Colostro dentro da boca do recém-nascido.

É uma técnica totalmente segura e sem risco para os bebês, favorecendo o sistema imunológico.

Como tomar?

Primeiramente, indivíduos que apresentam intolerância à lactose não devem tomar o suplemento.

A recomendação usual é de 1 a 2 cápsulas ao dia, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado.

Apenas reforçando suas principais indicações:

  1. Fortalecimento do sistema imunológico;
  2. Prevenção de infecções intestinais;
  3. Melhora da performance atlética;
  4. Prevenir doenças respiratórias.

Algumas pessoas ficam em dúvidas se é melhor fazer uso em cápsulas ou em pó. A resposta é que não há muitas controvérsias entre essas duas formas. Entretanto, a forma mais indicada é em cápsulas.

Uma vez que, nem sempre as pessoas se adaptam ao gosto e cheiro, sendo melhor a ingestão em cápsulas que não causam reações adversas e ainda protege o seu organismo por causa do seu revestimento.

É importante sempre consultar um médico antes de começar a tomar um suplemento, seja para indicar a dosagem mais adequada ou avaliar a condição de saúde ou qualquer contraindicação.

Composição

Além dos compostos relatados acima, outras substâncias presentes neste suplemento são:

  • Citocinas;
  • Lactoferrina;
  • Aminoácidos;
  • Carboidratos;
  • Glicoproteínas;
  • Polissacarídeos;
  • Lactoalbuminas;
  • Micronutrientes;
  • Imunoglobulinas IGA e IGG.

Toda essa composição atua em conjunto para garantir um bom funcionamento dos sistemas internos do corpo humano.

Benefícios

Assim como o colostro humano, esse suplemento contém diversas propriedades benéficas ao organismo, onde algumas incluem:

#1
Aumento do rendimento nos treinos

Um dos benefícios do colostro bovino é devido aos fatores de crescimentos, os quais têm uma ação no intestino, promovendo a regeneração das células e consequentemente, aumentam a absorção de proteínas e carboidratos.

Assim, otimiza a performance e rendimento nos treinos, justamente por conta da melhor absorção dos nutrientes, o que leva ao fortalecimento dos músculos.  Ainda mais, ajuda na hipertrofia, ou seja, no crescimento dos músculos, uma vez que suas propriedades influenciam nesse aumento.

Além disso, estudos científicos comprovam que pode melhorar a recuperação pós-treino, o que reforça sua ação na melhora do desempenho e na regeneração dos tecidos.

Não só isso, mas, todo esse auxílio nos treinos, gera mais queima de gordura, o que favorece a perda de peso para pessoas que buscam, também, por esse benefício.

#2
Diminui a inflamação no intestino

Pode fortalecer o intestino e combater as infecções do tubo digestivo, pois estimula o crescimento de células intestinais e reforça a parede intestinal, o que ajuda a diminuir a inflamação no intestino.

Esses efeitos benéficos são provavelmente em razão da lactoferrina e dos hormônios do crescimento.

Um estudo realizado com 14 adultos portadores de colite, que é uma inflamação caracterizada por uma inflamação da parede interna do cólon, mostrou uma redução significativa dos sintomas.

#3
Reduz o risco de problemas respiratórios

Ao fortalecer o sistema imunológico, deixa o organismo mais resistente às bactérias e mais protegido contra os vírus, o que se reflete em uma redução de problemas respiratórios.

Isso porque é rico em anticorpos, vitaminas, minerais e enzimas, responsáveis por várias funções no organismo.

Portanto, um sistema imunológico mais forte está menos sujeito a infecções, incluindo as respiratórias, como gripes e resfriados.

Depoimentos

Veja agora o relato de algumas pessoas que começaram a fazer uso do Colostro e garantem os seus benefícios.

Leandro Borges
Sorocaba, SP
O Colostro me ajudou muito durante os treinos físicos, com ele eu consegui ganhar mais músculos e tive uma ótima recuperação depois dos exercícios. Percebi também que perdi peso, mas sem perder a massa muscular, isso me deixou bem satisfeito. Recomendo.
Mariana Souza
Balneário Camboriú, SC
Desde que comecei a tomar este suplemento, os meus exames de rotina mostraram um aumento na minha imunidade. Além disso, não fico mais doente com tanta facilidade como antes e, como também pratico atividades físicas, foi possível sentir uma melhora também. Ele é muito bom.

Conclusão

Diante do que foi apresentado, fica evidente o quão importante é o Colostro para o bem-estar do ser humano.

Os seus inúmeros benefícios comprovam que ele aumenta a imunidade sem prejudicar os sistemas do organismo. Ainda mais, a sua composição mostra que é totalmente natural, o que garante mais qualidade de vida.

Lembre-se, a sua saúde merece prioridade, por isso, o Colostro foi suplementado, assim, você consegue garantir o melhor.