Guia da Cobamamida → Para que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Desempenho Físico
A Cobamamida é um tipo específico de vitamina, capaz de favorecer o ganho de massa muscular magra e melhorar o desempenho atlético durante a prática de exercícios físicos. Nas próximas linhas, acompanhe as principais utilizações deste poderoso nutriente.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A cobamamida pertence a um grupo restrito de vitaminas hidrossolúveis, que fazem parte o complexo de vitaminas B e C.

A cobamamida é uma das coenzimas essenciais de vitamina B12, que participa do metabolismo de todas as células reprodutoras, especialmente dos glóbulos vermelhos, nervos, material genético e das proteínas.

No entanto, a vitamina B12 se encontra exclusivamente em produtos de origem animal, onde uma deficiência é praticamente inevitável em veganos e vegetarianos, onde sua suplementação se torna necessária.

Resumo do Cobamamida
Nomes comuns:
  • Cobamamida.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 5mg;
  • 8mg.

A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas, como anemia, fadiga, perda de apetite, náuseas, assim como sintomas neurológicos, por exemplo, formigamentos, perda de memória e demência.

Portanto, veja abaixo mais informações e detalhes sobre esse suplemento, além dos seus principais benefícios.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Cobamamida engorda?

Não necessariamente. A Cobamamida aumenta o apetite para ajudar pessoas com dificuldade de ganhar peso e engordar. 

Portanto, para pessoas que já sentem muito apetite e tem facilidade em ganhar peso, não é indicado que consuma este suplemento.

2
Tem efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais frequentes são a sonolência e a sedação. Em pessoas com anorexia, a sedação pode causar efeito desejável, pois pode diminuir a tensão emocional que está frequentemente associada ao transtorno.

3
Pode tomar amamentando?

Apesar de não ter nenhuma contraindicação, aconselhamos que evite tomar compostos para ganho de peso durante a amamentação. Para melhores orientações consulte um profissional.

4
A bula é disponibilizada?

Não, a Cobamamida é um produto natural, por isso, não é necessário o envio da bula. Mais informações você encontra através deste artigo.

Para que serve?

A cobamamida contém diversas propriedades terapêuticas e benéficas à saúde e bem-estar. Possui propriedades para prevenir diversos tipos de anemia e seus efeitos correlatos.

A vitamina B12 é indispensável ao funcionamento da bainha de mielina que protege os nervos, onde sua carência pode acarretar fraqueza muscular, incontinência, transtornos de humor, entre outros.

Também possui propriedades anabolizantes, mas sem provocar efeito esteroide, o que estimula o ganho de massa muscular. Tem uma ação eficaz ao estimular o apetite, gerado pela deficiência da vitamina B12.

Acompanhe nas próximas linhas suas principais utilizações e mecanismos de ação.

#1
Mais energia

A cobamamida (coenzima B12) possui a função de apoiar um metabolismo saudável. Segundo estudos, uma de suas principais funções é na síntese dos ácidos graxos e na produção de energia, além de auxiliar o corpo humanos a absorver ácido fólico, outro nutriente essencial para disposição. 

Sendo assim, pode reduzir a fadiga e indisposição.

 

 

#2
Tratamento de distúrbios neurológicos

Este substância também possui a capacidade de melhorar e proteger as funções mentais. Estudos de longo prazo apontam que ela pode auxiliar na prevenção da atrofia cerebral, ou sejam da perda de neurônios, comumente associados a doenças degenerativa, demência e declino cognitivo.

Ademais, pode prevenir os danos neurológicos associados com anemia maligna.

 

#3
Ganho de massa muscular

Por participar de maneira notável na síntese proteica, este poderoso nutriente pode auxiliar no ganho de massa muscular magra e hipertrofia muscular. 

Diferente de outras substancias anabolizantes, conhecidas como esteroides, a Cobamamida não possui efeitos androgênicos (responsáveis pela manutenção das características masculinas), como por exemplo, aumentar a testosterona, podendo estimular o anabolismos das células em todo o corpo humano. 

Ou seja, você pode ganhar massa muscular, sem causar alterações no sistema endócrino. Entretanto, é essencial ressaltar que a prática de exercícios físicos é indispensável para alcançar os resultados pretendidos.

 

#4
Formação dos glóbulos vermelhos

Um de seus papeis vitais no organismo é para sintetizar os glóbulos vermelhos (hemácias), células sanguíneas essenciais para transportar oxigênio para todos os órgãos. Por conta disso, seu consumo é essencial para previne anemia megaloblástica ( anemia perniciosa).

 

#5
Aumenta o apetite

A Coenzima da vitamina B12 também  esta amplamente associada as dietas como estimulante do apetite. Pessoas espalhas em todo o mundo apresentam dificuldade para sentir fome e se alimentar da maneira adequada.

Esta suplementação serve como tônico, aumentando o gasto de energia e a sensação de fome, fazendo com que a pessoa ingira mais alimentos. Entretanto, é essencial optar por uma alimentação saudável, uma vez que pode repor todos os nutrientes essencial para o organismo.

 

#6
Previne a osteoporose

A deficiência deste mineral está associada a falta de mineração óssea. Por conta disso, uma suplementação pode evitar a perca da densidade dos ossos, prevenindo o aparecimento de doenças como a osteoporose.

 

#7
Melhora pele, unhas e cabelo

Esta vitamina também está associada a melhora da aparência. Podemos atribuir efeito sobre a absorção dos nutrientes e produção das proteínas. Sua deficiência pode levar ao enfraquecimento das unhas e cabelos, além de causar sintomas dermatológicos como:

  • Hiperpigmentação;
  • Descoloração das unhas;
  • Alterações no cabelo;
  • Vitiligo (perda da cor da pele em manchas;
  • Estomatite angular (cantos da boca inflamados e rachados).
#8
Saúde ocular

Outro de seus importantes benefícios é a proteção da saúde ocular.

Segundo estudos, este nutriente possui a capacidade de reduzir o risco da degeneração macular, uma vez que reduzir os níveis de homocisteína da circulação e aumenta a absorção de outros nutrientes importantes para os olhos.

 

 

#9
Tratamento de inúmeras doenças

Além das condições de saúde mencionadas acima, este produto pode participar no tratamento de diferentes doenças, entre elas podemos destacar:

  • Síndrome de má absorção;
  • Doenças causadas por deficiência de vitamina B12;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Anemia na gravidez;
  • Anemia pós-gastrectomia;
  • Anemia devido à insuficiência hepática;
  • Leucopenia devido à radiação,
  • Neuralgia,
  • Mialgia;
  • Artralgia;
  • Neurite periférica;
  • Paralisia de nervos periféricos;
  • Distúrbios nervosos centrais;
  • Tratamento de difilobotríase;
  • Distúrbios neurológicos causados por anemia maligna.

Por fim, também pode promover maior bem estar e melhorar as capacidades físicas, participando na melhora das dores musculares e articulares.

 

#10
Melhora o humor

A Coenzima B12 possui um papel essencial na metabolização da serotonina, um neurotransmissor do sistema nervoso central, responsável pela regulação do humor. Sendo assim, ela apresenta efeitos positivos sobre os sintomas da ansiedade e depressão.

Funciona mesmo?

Sim, todos os benefícios propostos neste artigo contam com estudos de longo prazo, objetivando promover a segurança e bem estar do pacientes que optam por sua suplementação. 

Além disso, é possível encontrar uma série de relatos positivos sobre o consumo.

Como tomar?

É importante consultar um médico antes de começar a tomar, principalmente para indicar a dosagem mais adequada de acordo com o objetivo.

Geralmente, a recomendação é tomar de 1 a 2 cápsulas ao dia, antes das refeições, ou conforme orientação de um profissional habilitado.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns sinais de deficiência de vitamina B12, tais como:

  1. Fadiga excessiva;
  2. Anemia;
  3. Constipação;
  4. Diarreia;
  5. Formigamentos.

Portanto, ao observar quaisquer um desses sintomas, converse com seu médico para melhor orientá-lo.

Benefícios

Justamente pela vitamina B12 ser fundamental para a saúde como um todo, sua suplementação apresenta os seguintes benefícios:

#1
Previne e trata a anemia

A vitamina B12 representa um papel muito importante na fabricação dos glóbulos vermelhos na medula espinhal, que permite transportar o oxigênio e os nutrientes no sangue até as células.

Logo, uma diminuição do transporte de oxigênio e nutrientes no corpo impacta muito o sistema, causando a anemia, que se não tratada, é muito perigosa.

Então, associada ao ferro e à vitamina B9, a vitamina B12 contribui de forma eficaz à divisão celular, indispensável para produzir um nível suficiente de glóbulos vermelhos. Permite assim prevenir e tratar a anemia, além da fraqueza e fadiga associadas.

#2
Ajuda no ganho de massa muscular

Possui uma ação semelhante ao anabolizante, porém, sem os efeitos dos esteroides, e assim, ajuda no ganho de massa muscular e sem afetar o sistema endócrino.

Além disso, participa na síntese de proteínas no fígado, o que se traduz em um aumento de massa magra.

Para potencializar os efeitos, é fundamental manter uma dieta balanceada e prática de exercícios regulares.

#3
Aumenta o apetite

Um dos sintomas da carência de vitamina B12 é a perda de apetite, diferente da vitamina B5 que auxilia no processo de emagrecimento.

Por isso, é importante não confundir, pois logo, quando há um equilíbrio nos níveis de vitamina B12, o apetite retorna.

Infelizmente, pode ser difícil obter as quantidades suficientes da vitamina de forma a estimular o apetite, onde uma suplementação é uma boa alternativa.

Além disso, pode ajudar pessoas que estão se convalescendo de uma cirurgia ou doença, que podem apresentar uma falta de apetite.

O que uma deficiência pode causar?

A deficiência deste nutriente, como brevemente mencionado, esta associado a problemas de saúde como anemias, perca da mineração óssea e mau funcionamento de diversos órgão.

Há evidências de que seu principais efeitos incluem uma capacidade diminuída de absorver essa vitamina devido à baixa secreção de ácido clorídrico, certos medicamentos ou doenças gastrointestinais e cirurgias.

Os veganos e vegetarianos são os mais afetados por este problemas, uma vez que a B12 só é encontrada em produtos de origem animal.

Sendo assim, é de extrema importância garantir níveis adequados desta vitamina, garantindo qualidade de vida.

Contraindicações

A Cobamamida não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, assim como para mulheres em período de lactação. Além disso, uso deste medicamento não deve ser feito por pacientes que apresentam:

  1.  Glaucoma de ângulo fechado; 
  2. Retenção urinária; 
  3. Úlcera péptica estenosante; 
  4. Obstrução piloro-duodenal.

Outrossim, a suplementação deste nutrientes é recomendado para adultos, apesar de não ter contraindicações especificas  sobre faixa etária.

ATENÇÃO

É de suma importância manter todos os cuidados necessários com a embalagem, como por exemplo, mantê-la em temperatura ambiente, protegida luz do calor e da umidade, além de estar fora do alcance das crianças. 

Ademais, é essencial respeitar o prazo de validade indicado na embalagem e não consumi-lo com o prazo de validade vencido. 

Depoimentos

Neste tópico, trouxe alguns relatos positivos associados a suplementação de Vitamina B12 ou Coenzima B12, feito por internautas satisfeitos com os resultados obtidos. Acompanhe.

Tereza Reis
Fortaleza, CE
Comecei a usar este produto por recomendação de um profissional de saúde e estou adorando os resultados. Em poucas semanas de uso notei uma melhora no meu humor e mais disposição, era tudo que eu precisava. Saber que este produto também cuida da minha saúde e previne doenças me deixa aliviada. Todas as pessoas deveriam utilizar a cobamamida.
Ysma Rodrigues
Taubaté, SP
A Cobamamida tem me ajudado a ter mais saúde e qualidade de vida. Descobri através de um e-mail que recebi do meu médico que ela poderia me dar mais disposição, me ajudar a comer melhor e vencer a anemia. Decidi ir às compras logo em seguida., adicionei ao carrinho e paguei a vista. Assim que chegou comecei o tratamento. Estou me sentindo bem mais saudável. Recomendo para todos que queiram mais qualidade de vida.
Claudia Santos
Parati, RJ
Estou adorando os resultados da cobamamida. Realizei a compra em um site de minha confiança (com o cartão de crédito e sem juros) logo depois que uma amiga me mostrou todos seus benefícios. Realmente vale muito a pena, ele não só combate problemas de saúde, como previne o aparecimento no futuro, além de melhorar o humor, promover bem estar e dar muita energia para realizar as atividades.
Elizeu Gomes
Belo Horizonte, MG
Este nutriente me ajudou a alcançar todos os objetivos que estabeleci para meus treinos.O melhor de tudo é que este "medicamento" não necessita de prescrição médica. Comprei a Cobamamida 5mg e consegui ganhar mais massa muscular e aumentar minha disposição. Realmente vale muito a pena.

Conclusão

A Cobamamida é um nutriente essencial capaz de modular o funcionamento do organismo e impulsionar a formação do DNA, das hemácias e de energia. 

Além de melhorar as capacidades físicas, estimulando a síntese protéica e garantindo maior ganho de massa muscular, pode aumentar o apetite, controlar o humor e combater os declínios cognitivos, protegendo o sistema nervoso e prevenir uma série de doenças, oferecendo mais qualidade de vida e bem estar.

Este é o suplemento perfeito para quem quer garantir saúde agora e no futuro.

Para acompanhar mais artigos como este, acesse outros temas encontrados neste site. Eles foram preparados com um conteúdo exclusivo, visando um estilo de vida mais saudável.