Guia da Clorela → O que é, Para que Serve e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
A Clorela é um suplemento com um valor nutritivo bem alto, por isso, realiza diversas funções importantes no organismo, confira!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A clorela é uma microalga verde de água doce, que vem se popularizando por possuir um alto índice de valor nutritivo. Entre seus componentes encontramos vitaminas, proteínas, fibras, minerais, ferro e aminoácidos.

Esses compostos realizam funções importantes no organismo, oferecendo diversos benefícios à saúde. Exatamente por isso que seu uso como suplemento em cápsulas vem crescendo cada vez mais.

Ela proporciona excelentes resultados para o tratamento de problemas gastrointestinais, sistema imunológico e doenças degenerativas.

É uma ótima aliada no controle do colesterol, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim), o que garante mais saúde ao coração, evitando doenças cardiovasculares. Isso acontece graças à sua concentração de antioxidantes, fibras e carotenóides.

Além disso, a clorela é eficaz para o controle das taxas de glicose no sangue, o que pode auxiliar na prevenção da diabetes.

Resumo da Clorela
Nomes comuns:
  • Clorela.
Auxilia em:
  • Desintoxica o organismo;
  • Estimula o funcionamento digestivo;
  • Promovem o crescimento das bactérias benéfica.
Dosagens típicas:
  • 200mg;
  • 300mg;
  • 500mg;
  • 1000mg.

 

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Ajuda a emagrecer?

Certos especialistas afirmam isto pela alta concentração de iodo, que tende aumentar o metabolismo em pessoas com baixa quantidade deste nutriente no sangue.

2
Grávidas podem tomar?

A priori, não há restrição, no entanto, sempre consulte seu médico sobre suplementação.

3
Possui efeitos colaterais?

Não existem efeitos colaterais no consumo de clorela.

4
Clorela faz mal para os rins?

Em pessoas com rins saudáveis o consumo de clorela não causará qualquer adversidade.

Para que serve?

A clorela pode ajudar em diversos tratamentos, principalmente por ser rica em vitaminas como a C e a B12, ferro e minerais, que auxiliam na prevenção de anemias e na produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Por conter vitamina C e betacaroteno, ela estimula a síntese de colágeno, proteína que proporciona mais saúde à pele, deixando-a com mais viçosidade, e com um aspecto jovial, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. 

Ainda mais, pode agir como vasodilatador, relaxando os vasos sanguíneos e auxiliando no controle da pressão arterial. Essa ação pode ser atribuída a presença de compostos como a arginina, potássio, cálcio e ômega-3, que ajudam a proteger as artérias do endurecimento. 

Ela ainda tem ação antioxidante, que reforça nosso sistema imunológico, previne doenças e evita o envelhecimento precoce.

Outro de seus benefícios, muito procurado por pessoas que praticam exercícios físicos, é o aumento da resistência aeróbica. Ele pode melhorar a saturação do oxigênio em nossos pulmões, aumentando nosso desempenho.

Ela também promove saciedade, o que ajuda a reduzir a quantidade de alimento ingerida durante as refeições, o que a torna um grande auxiliar nas dietas de emagrecimento e redução de peso. 

Além disso, ela oferece uma melhora na flora intestinal, excretando toxinas e reduzindo a prisão de ventre, o que reduz o inchaço.

Como tomar?

Para garantir maiores resultados e a sua segurança, é importante sempre seguir as orientações de uso e dosagem.

A dose posológica recomendada costuma variar entre 2 e 6g, sendo indicado tomar meia hora antes das principais refeições.

Algumas recomendações de uso são:

  1. Para desintoxicação: tomar entre 2 a 3g por dia;
  2. Para cicatrização: tomar entre 3 a 4g por dia;
  3. Para fortalecer o sistema imunológico: tomar 6g por dia;
  4. Para prevenção do diabetes: tomar 3g por dia;
  5. Para controle da hipertensão arterial: tomar entre 4 a 5g por dia.

Benefícios

Esse produto contém inúmeros benefícios, entre eles podemos destacar:

#1
Auxílio no funcionamento intestinal

Por apresentar fibras em sua composição, a clorela pode se mostrar um excelente regulador intestinal e, juntamente com a clorofila, se ligar às toxinas presentes no corpo, como os metais pesados e pesticidas, eliminando-as.

Como as fibras não são digeridas pelo nosso corpo, são excretadas através das fezes levando com elas às substâncias tóxicas. O que dá a clorela essa ação desintoxicante e, ao mesmo tempo, promove o estímulo do bom funcionamento digestivo, evitando constipações.

Além disso, as fibras também ajudam a promover o crescimento das bactérias benéficas do intestino, como o Lactobacillus, ajudando a equilibrar a flora intestinal.

#2
Alta concentração de aminoácidos

Esse produto apresenta grande concentração de aminoácidos. Entre eles, por exemplo, está o triptofano, que possui vastos benefícios.

Isso porque, ele pode aumentar a produção da serotonina, um neurotransmissor que estimula a sensação de bem-estar. A serotonina está relacionada com o controle do estresse e ansiedade, com a regulação do nosso sono e de nosso humor.

Ela também pode promover ações nootrópicas como melhorar nossa memória e concentração.

Além disso, é uma fonte completa de proteínas, o que a permite conter todos os nove aminoácidos essenciais, o que pode beneficiar nosso desempenho físico, prevenir a perda muscular, levar a perda de peso e reforçar nossa imunidade.

Esses aminoácidos são: fenilalanina, valina, treonina, metionina, leucina, isoleucina, lisina, histidina e o já mencionado triptofano.

#3
Ação antioxidante

Na composição da clorela apresenta a vitamina C e E, minerais e a clorofila, que possuem ação antioxidante, auxiliando no combate e na neutralização dos radicais livres.

Isso impede que ocorra danos oxidativos às células, prevenindo assim doenças crônicas e neurodegenerativas, como o Alzheimer, e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.

O envelhecimento precoce pode afetar todo nosso corpo, a mais beneficiada com essa ação é nossa pele, que consegue manter um aspecto mais jovial e viçoso, reduzindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, esses antioxidantes podem reforçar o sistema imunológico, ajudando a inibir a atividade de agentes patogênicos como os vírus, fungos e bactérias, prevenindo e tratando doenças virais, infecções e inflamações.