Guia da Citrulina → Para que Serve Efeitos Colaterais e Como Tomar

Desempenho Físico
Conheça todos os benefícios da Citrulina, melhore a vasodilatação e colha os frutos em diversas áreas da sua saúde.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

Embora a citrulina seja um aminoácido não-essencial, seu uso é cada vez mais comum em pessoas que buscam benefícios relacionados a circulação.

Por aumentar o óxido nítrico, que age diretamente nas paredes das veias, aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, ela é capaz de trazer uma série de benefícios.

Resumo da Citrulina
Nomes comuns:
  • Citrulina;
  • L-citrulina.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 800mg.

Ela pode ser utilizada por desportistas que buscam mais performance e melhor estética, como também pode ser utilizada por aqueles que visam apenas mais saúde.

Atua também na excreção de substâncias no corpo humano, agindo na quebra de amônia e favorecendo o trabalho dos rins.

Muitas vezes é utilizada em conjunto com arginina para uma ação sinérgica na vasodilatação, buscada muitas vezes por fisiculturistas que procuram veias mais dilatadas.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Citrulina aumenta a testosterona?

Não, na verdade, este suplemento auxilia mais na parte de vasodilatação, ou seja, melhora a dureza da ereção em homens com problemas de disfunção erétil.

2
Tem contraindicações?

Não é aconselhado que mulheres grávidas, lactantes e pessoas com problemas hepáticos façam o uso do suplemento. Então, se apresenta um desses quadros, é importante que procure um médico para mais informações.

3
Faz mal para o fígado?

Não há estudos que comprovem que a citrulina faz mal para o fígado, mas como ela serve como intermediária no ciclo da ureia no fígado, é aconselhado que pessoas que já sofrem com problemas hepáticos não façam o uso do suplemento sem um acompanhamento médico.

4
Esse suplemento é natural?

Sim, a citrulina é encontrada na forma de suplemento alimentar com fontes 100% naturais, garantindo mais saúde e qualidade de vida para quem o usa.

5
Onde comprar?

Você pode encontrar os suplementos de Citrulina em diferentes marcas. Em geral, não existem grandes diferenças para esses produtos. Algumas das marcas mais populares são: 

  • Ultrafarma;
  • Unilife;
  • Oficial Farma.

No entanto, especialistas acreditam que o uso de substâncias manipuladas pode ser mais eficaz e segura. Sendo assim a DrogaRIO, uma poderosa farmácia de manipulação conhecida por seus produtos de alta qualidade e resultados rápidos, é a melhor opção.

6
Funciona mesmo?

Sim, foram realizados diversos estudos para confirmar os efeitos positivos e segurança da Citrulina. Além disso, é comum encontrar diversos comentários positivos sobre sua suplementação.

Para que serve?

A citrulina, por possuir diversos mecanismos de ação no corpo humano, serve a uma vasta quantidade de propósitos.

Auxilia desde aqueles esportistas de alta performance que buscam maior nutrição celular, gerada pelo aumento do óxido nítrico e consequente vasodilatação, até aqueles que simplesmente buscam veias com maior calibre por questões estéticas.

Ainda há benefícios para aqueles que só buscam saúde, trazendo impactos positivos em casos de disfunção erétil masculina, ação também mediada pelo aumento de óxido nítrico.

Como tomar?

Citrulina pode ser tomada de diversas maneiras, dependendo dos objetivos esperados. Seus benefícios podem variar da melhora no desempenho físico e sexual ao emagrecimento saudável, já que aumenta o gasto calórico.

No entanto, ela não possui ação tão imediata quanto outros dilatadores: é preciso uso regular e diário para notar suas propriedades.

De acordo com estudos diversos, dividir sua tomada em 4 ou 3 vezes diárias, próximas das refeições, pode ser a melhor estratégia para atingir os resultados esperados.

As doses por tomada podem variar de 500 a 1.000mg dependendo dos objetivos procurados.

Pode-se ainda fazer seu uso com outras substâncias de forma a potencializar seus efeitos:

  • Caso o objetivo seja aumento do fluxo sanguíneo peniano, para ajudar em casos de disfunção erétril, pode-se utilizar l-citrulina junto a tadalafila em baixas doses;
  • Caso o objetivo seja maior vasodilatação aparente, para fisiculturistas ou atletas em geral, pode-se utilizar arginina em doses de 300 a 600mg.
  • É interessante fazer seu uso próximo a refeições para uma melhor absorção.

Combinações

Para maximizar os efeitos obtidos com essa suplementação, especialistas indicam associar a Citrulina a outros compostos naturais, como por exemplo:

  • Citrulina com Arginina: A combinação destes aminoácidos é essencial para o tratamento de doenças crônicas/cardiovasculares, para aumentar o ganho de massa muscular e para melhorar a prática de exercícios físicos;
  • Citrulina com Tadalafila: Juntas, essas substâncias podem maximizar os efeitos vasodilatadores, maximizando os resultados dos treinos e proporciona um ganho de massa muscular;
  • Citrulina com Creatina: Esta junção pode fornecer maiores níveis de energia para o músculo e favorecer o ganho de massa muscular e melhorar o desempenho físico;
  • Citrulina com Taurina: Maior energia para os treinos, maior proteção para o cérebro e prevenção contra doenças cardiovasculares.

Benefícios

Dada sua ampla gama de ações, a citrulina traz inúmeros benefícios, principalmente para a performance física. Listados abaixo estão os principais benefícios relatados por aqueles que fazem o uso contínuo desta suplementação.

#1
Maior vasodilatação

Conforme mencionado anteriormente, o aumento de óxido nítrico traz maior vasodilatação àquele que utiliza citrulina diariamente.

Esse benefício pode ser notado rapidamente no calibre das veias, que tornam-se mais espessas e conseguem transportar mais nutrientes.

Há benefícios diretos na estética por fazer sua utilização, dando uma aparência mais sólida aos músculos, impressão de maior definição muscular, aumento do ganho de massa magra e aspecto mais "empedrado".

#2
Auxilia na disfunção erétil

Excelente para aqueles que buscam uma solução natural para disfunção erétil, a citrulina mostra-se a aliada perfeita.

Utilizada junto a outros aminoácidos similares, como a arginina, seus efeitos podem ser extremamente potencializados.

Usuários relatam benefícios similares ao do tadalafil ao fazer o uso de ambos os compostos, com a vantagem de estarem ingerindo ingredientes 100% naturais.

#3
Auxilia na saúde cardíaca

Por conta de seus efeitos vasodilatadores, suplementar com citrulina é capaz de trazer mais saúde para o coração.

Com veias dilatadas, exige-se muito menos esforço para que o sangue seja bombeado através do corpo, reduzindo o stress no músculo cardíaco.

Nota-se benefícios também relativos a glicose sanguínea, o que a longo prazo pode evitar problemas cardíacos por trazer uma saúde mais equilibrada.

#4
Tratamento da artrite reumatóide

Por possuir poderosa ação anti-inflamatória, a Citrulina pode beneficiar a saúde das articulações, combatendo condições crônicas com a artrite e, consequentemente, aliviando a dor, aumentando a flexibilidade e garantindo a mobilidade.

#5
Melhora a musculação

Estudos concluíram que a suplementação de Citrulina pode melhorar o desempenho no exercício e a recuperação. No geral,  ela oferece um efeito benéfico na resistência muscular durante exercícios de resistência fatigantes.

Ou seja, por promover um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos durante o exercício, este produto permite que o atleta dure mais sob pressão - e produza bombas musculares maiores para os levantadores de peso.

Fontes naturais de Citrulina

Além de ser produzida naturalmente pelo corpo e consumida como suplemento alimentar, a Citrulina pode ser encontrada em alimentos como:

  1. Melancia;
  2. Melão amarga;
  3. Abóbora;
  4. Grão de bico;
  5. Pepinos.

Sendo assim, você pode adicioná-la a sua dieta de diferentes maneiras.

Efeitos colaterais e contraindicações

A Citrulina é uma substância utilizada em todo mundo. Além de seus benefícios para a saúde, outro de seus pontos positivos é a inexistência de efeitos colaterais associados ao seu consumo.

De acordo com pesquisas, sua suplementação é segura e eficaz, devendo ser utilizada com cautela apenas para pacientes com problemas hepáticos. 

Apesar de não existirem contraindicações, recomendamos que gestantes, lactantes e crianças só façam o uso sob recomendação profissional.

Depoimentos

Acompanhe agora o depoimento de pessoas que testaram e aprovaram os efeitos da suplementação de Citrulina.

Roberto Assis
Campo Limpo Paulista, SP
Este suplemento aumentou as minhas capacidades físicas, impulsionando os resultados dos meus treinos. Depois que comecei o consumo, sinto que tenho mais disposição, força e resistência. Realmente vale muito a pena, recomendo para todas as pessoas que praticam musculação.
Mauricio Anjos
Ubá, MG
A Citrulina é essencial para os esportistas. Em poucos dias, este suplemento maximizou minha força e resistência, garantindo maiores resultados no ganho de massa muscular. Estou extremamente satisfeito com os resultados, indico para todos.

Conclusão

Como vimos neste artigo, a citrulina é um suplemento alimentar utilizado principalmente como veículo para a síntese de ureia no intestino delgado e no fígado. 

Em outros tecidos, como as células endoteliais das artérias, o principal significado da citrulina é um precursor da L-arginina para a síntese de óxido nítrico. Desta maneira, ela pode beneficiar tanto as capacidades físicas quanto a saúde.

Segundo estudos, ela é eficaz em aumentar a resistência, força e ganho de massa muscular, além de proteger o sistema cardiovascular e prevenir e tratar doenças. Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais conteúdos como este sobre outros suplementos alimentares bons para saúde, aparência e capacidades físicas, acesse já.