Guia do Cissus Quadrangularis → O que é, Para que Serve e Benefícios

Perda de Peso
O Cissus Quadrangularis é um suplemento alimentar muito utilizado em todo mundo para favorecer o processo de emagrecimento e controle do apetite. Continue a leitura e conheça mais informações e benefícios.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

Cissus quadrangularis é utilizado na medicina ayurvédica como tônico muscular, analgésico e para curar fraturas ósseas, inclusive neutraliza os efeitos da cortisona no tratamento de fraturas.

As propriedades cicatrizantes desta planta são atribuídas ao seu alto teor de vitamina C e em compostos oxidantes, como os carotenoides, taninas e fenóis.

Desde a antiguidade, é usada para aliviar dores, regular ciclos menstruais e reparar fraturas ósseas. Estudos mais recentes mostram sua eficácia na perda de peso e controle do apetite.

Hoje em dia, está disponível na forma de suplementos, o que ajuda a tratar uma série de condições, o que promove uma melhor saúde geral.

Resumo do Cissus Quadrangularis
Nomes comuns:
  • Cissus quadrangularis;
  • Cissus.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 150mg;
  • 250mg;
  • 400mg;
  • 800mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
É acompanhado com bula?

Não, por ser um composto natural não há necessidade do envio da bula. Sendo assim, é disponibilizada todas as informações do produto através deste artigo.

2
Tem contraindicações?

O suplemento é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças, pois não há relatos de estudos com pessoas nesse quadro. Portanto, procure um médico para melhores orientações.

3
É bom para diabetes?

Sim. O Cissus Quadrangularis é rico em gorduras saudáveis que ajudam na sensibilidade à insulina, além de dar apoio à saúde cardiovascular. Dessa forma, ele é um excelente aliado no tratamento da diabetes e também para doenças cardíacas.

4
Tem efeitos colaterais?

Ainda não há relatos e nem estudos que comprovem a incidência de efeitos colaterais deste produto. Caso fizer o uso dele e apresentar algum sintoma adverso, procure um médico para melhores orientações.

Para que serve?

O Cissus quadrangularis é uma planta que possui forte atividade antioxidante e neutraliza os radicais livres nos diferentes sistemas, o que poderia explicar sua eficácia nos tecidos lesionados.

Foram feitos alguns estudos com indivíduos obesos ou com sobrepeso, e ao utilizarem este suplemento notaram perdas significativas no peso.

Segundo os pesquisadores ela poderia atacar os estafilococos, bactérias que geralmente estão presente em pessoas obesas. 

O suplemento mostra resultados eficazes na redução do colesterol total, o LDL, triglicerídeos e a glicemia em jejum, prevenindo assim os riscos de doenças cardiovasculares.

Como tomar?

Existem alguns fatores que podem determinar a dosagem mais adequada, como sexo, idade, peso, assim como o objetivo a ser alcançado.

Embora a dosagem usual seja de 300 a 600mg ao dia, pode haver uma variação na administração de acordo com a finalidade. Veja, a seguir, as orientações:

  1. Para perda de peso: 2 cápsulas de 600mg ao dia, antes das principais refeições;
  2. Para ganho de massa muscular: 2 cápsulas de 300mg ao dia, após os treinos.

Assim como qualquer suplemento, convém consultar seu médico, especialmente se faz uso de algum medicamento ou tratamento.

Isso é o que vai garantir tomar com segurança e usufruir de todos os benefícios.

Benefícios

Historicamente, é uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas, e entre seus benefícios, podemos destacar:

#1
Controle da obesidade

Pode ajudar a prevenir a síndrome metabólica, que está diretamente ligada à obesidade, que se caracteriza por excesso de gordura abdominal, hipertensão arterial e glicemia, além de um aumento nas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Vários estudos mostraram uma redução significativa no peso corporal e na gordura abdominal, independentemente da dieta alimentar. Melhorou também a glicemia em jejum, e as taxas de LDL, o colesterol ruim.

Portanto, ao permitir a queima de gorduras, é bastante útil no controle da obesidade. 

#2
Controla o apetite

Ao estimular o metabolismo, ajuda a controlar o apetite, além de queimar mais rapidamente as calorias e usar os nutrientes de forma mais eficaz.

O aumento dos níveis de creatina e da enzima 5-HTP faz com que o suplemento tenha uma ação no mecanismo do controle de apetite, favorecendo o crescimento da massa muscular.

Além disso, aumenta os níveis de serotonina, que pode auxiliar a controlar a ansiedade de desejos de comida, ao mesmo tempo que promove maior bem-estar.

#3
Tônico muscular

Contém esteroides que mostram uma eficácia no tratamento de fraturas e na regeneração de todos os tecidos conjuntivos, assim como os músculos.

Rico em compostos ativos, como carotenoides, vitaminas e minerais, que ajuda na manutenção da saúde das articulações, ossos, tendões e ligamentos.

Em razão de suas propriedades anabolizantes, preserva o tecido muscular durante os treinos, o que pode ser muito benéfico para atletas em geral.