Guia da Centella Asiática → Para que Serve, Como Tomar e Principais Benefícios

Cérebro
A Centella Asiática é utilizada a séculos pela medicina tradicional por aumentar o desempenho cognitivo. Sendo assim, seu uso é essencial para garantir estimulação das funções cognitivas e maior produtividade.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Centella Asiática é uma planta herbácea, utilizada há séculos na medicina indiana, e muito conhecida por seus benefícios em melhorar a função cognitiva, aumentar a concentração e reduzir a ansiedade.

Vários pesquisadores mostram que pode reduzir certas reações em pessoas que sofrem de problemas ligados à ansiedade, como o estresse pós-traumático e os ataques de pânico.

Além disso, ele também é conhecido pelo seu composto tônico para a saúde geral, pois ajuda a tratar desde a cicatrização de feridas até atenuar os sintomas de ansiedade e depressão.

Confira, a seguir, algumas de suas propriedades, como tomar e uma lista com principais benefícios.

Resumo do Centella Asiática
Nomes comuns:
  • Centella Asiática;
  • Centela;
  • Gotu Kola;
  • Brahmi.
Auxilia em:
  • Tratamento da celulite localizada;
  • Melhora as capacidades cognitivas;
  • Alivia a ansiedade e a depressão;
  • Estimula a produção de colágeno.
Dosagens típicas:
  • 500mg;
  • 300mg;
  • 200mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Centella Asiática emagrece?

Não há estudos totalmente comprovados que a Centella Asiática emagrece. Ela tem efeito diurético que auxilia na diminuição da retenção de líquidos, resultando na diminuição do volume e peso corporal.

2
É bom para celulite?

Sim, a Centella Asiática possui propriedades vasodilatadoras que melhoram a circulação sanguínea, ou seja, elimina do organismo as células adiposas que compõem a celulite.

3
É aprovado pela Anvisa?

Sim. Antes de sua aprovação, esse suplemento passou por rigorosos testes feitos pela Anvisa.

4
Aumenta a pressão?

Não, muito pelo contrário. A Centella Asiática fortalece a parede dos vasos sanguíneos, auxiliando no aumento do fluxo e resultando na redução da pressão arterial.

Para que serve?

A lista de suas indicações é longa, mas devido aos seus efeitos sobre a microcirculação do cérebro, melhora as capacidades cognitivas, de memória e concentração.

Serve também para combater o estresse e aliviar os sintomas da ansiedade e depressão. Estudos mostram que causa uma desaceleração da atividade motora e uma redução da angústia.

Tem um efeito protetor vascular, ou seja, fortalece tanto as artérias quanto veias, estimulando a produção de colágeno, uma proteína fibrosa que permite a regeneração dos tecidos na parede dos vasos sanguíneos e na pele.

Como tomar?

Geralmente, a dose recomendada é de 2 a 4 cápsulas ao dia, distribuídas antes das refeições e com água.

A concentração de Centella Asiática nos suplementos permite:

  1. Mais eficácia;
  2. Rapidez de ação;
  3. Melhor assimilação pelo organismo.

É aconselhável não exceder a dose diária, e lembrando que antes de consumir o suplemento, é importante que procure um médico para mais orientações.

Benefícios

Já é conhecida em muitas culturas por seus benefícios à saúde e qualidade de vida, entre os quais podemos destacar:

#1
Ação cosmética

Muitos estudos mostram que a Centella Asiática tem uma ação sobre a regeneração das células, a circulação sanguínea e sobre a reparação dos tecidos.

Seus compostos estimulam, em quantidade e qualidade, a síntese de colágeno, uma proteína presente na pele, que dá aos tecidos mais resistência e elasticidade.

Seu efeito sobre a saúde cutânea é devido seu alto teor em fenólicos, antioxidantes, o que também previne o envelhecimento precoce, como por exemplo, rugas e falta de elasticidade.

#2
Diminui os sintomas da ansiedade

Possui propriedades ansiolíticas naturais, que são eficazes para aliviar os sintomas da ansiedade, depressão ou até problemas de origem nervosa.

Na medicina tradicional, tem um efeito protetor cerebral, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Então, além de conter efeitos positivos na memória, ela também possui propriedades relaxantes, por isso, é muito utilizada para melhorar a saúde mental.

#3
Aumenta a cicatrização

É conhecida por suas qualidades cicatrizantes, reparadoras e protetoras, benéfica para tratar afecções dermatológicas e capilares.

Utilizada também para acelerar a cicatrização de feridas, queimaduras e úlceras, e como anti-inflamatório para tecidos inflamados e doloridos. 

Tem uma ação eficaz para acalmar eczema e psoríase, além de recomendada para tratar todos os problemas de pele e das mucosas, assim como proteger a pele contra a poluição e exposição solar.