Guia da Cavalinha → Benefícios, Para que Serve e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
A Cavalinha é um suplemento medicinal usado há séculos, sendo utilizada para tratar hemorragias, menstruações desregradas e facilitar o processo na perda de peso. Entenda!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

A cavalinha (Equisetum arvense) é uma erva com poderes medicinais, nativa de regiões do norte da Europa e América. Era usada a milênios, para tratar hemorragias e menstruações desregradas, que podem aumentar o fluxo sanguíneo.

Mas esses não são seus únicos benéficos, na verdade ela possui diversos nutrientes e outros compostos que podem conferir diversos benefícios para nosso organismo.

Resumo da Cavalinha
Nomes comuns:
  • Cavalinha;
  • Cavalinha-gigante;
  • Erva-canudo;
  • Cola-de-cavalo.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 100mg;
  • 300mg;
  • 500mg.

 

É exatamente por isso que atualmente seu uso como suplemento em cápsulas vem ganhando popularidade.

Ela se destaca, principalmente, por seus poderosos antioxidantes, que promovem ao corpo mais saúde, isso porque pode neutralizar a ação dos radicais livres, impedindo danos oxidativos às células, o que previne diversas doenças e o envelhecimento precoce.

Para que serve?

Por conta da presença de Vitamina C em sua composição, a cavalinha pode ser muito benéfica para prevenir gripes e resfriados.

Isso porque, ela é um de seus antioxidantes, que reforçam nosso sistema imunológico, auxiliando no combate de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, prevenindo e tratando problemas como infecções, inflamações e doenças virais.

Além disso, sua ação antioxidante pode contribuir para a manutenção da elasticidade da pele e também para a prevenção do envelhecimento precoce, evitando aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Por ser rica em nutrientes, ela pode ajudar na sua reposição, o que é benéfico tanto para pessoas que fazem dietas hipocalóricas como para prevenir problemas de saúde como a anemia, causada pela deficiência de ferro.

Ela também tem ação diurética, que além de evitar a retenção de líquidos, auxilia no combate a problemas urinários e renais, tais como infecções urinárias, cistite e nefrite.

Também pode oferecer ajuda na cicatrização óssea, isso pode impedir e tratar problemas como a osteoporose.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui contraindicações?

Nas dosagens recomendadas o uso de cavalinha não traz efeitos colaterais.

2
Corta o efeito da pílula anticoncepcional?

Não. Desde que tomado em horário distinto da pílula, não há problema.

3
Grávidas podem tomar?

Grávidas e lactantes devem, sempre, consultar o médico antes de iniciar uma suplementação.

4
Cavalinha combate a insônia?

Não há evidências consistentes de que Cavalinha seja efetiva para combater a insônia.

5
Pode ser encontrado em outras formas?

Além de ser encontrada com suplemento em cápsulas, a Cavalinha pode ser encontrada em outras formas, como por exemplo: Chá, Xarope, Tópico e em Pó.

6
É seguro fazer o uso contínuo?

Apesar de não existirem especificações sobre o tempo de consumo, é recomendado fazer o uso de três a 18 semanas, evitando qualquer tipo de toxidade ou reação adversa.

Como tomar?

Para garantir a sua segurança e os melhores resultados, é importante sempre seguir as recomendações.

A dose posológica desse da cavalinha é de 1 cápsula de 300mg, de 2 a 3 vezes ao dia, preferencialmente junto das principais refeições.

Algumas recomendações do uso são:

  1. Não deve ser usado por gestantes;
  2. Esse produto contém nicotina, pessoas alérgicas ou que pretendam parar de fumar, devem evitar o uso.

Combinações

Muitas pessoas optam por associar a cavalinha a outros compostos e extratos naturais. Desta maneira,  os efeitos são maximizados, proporcionando melhora mais rápida em diferentes funções.

Abaixo, acompanhe algumas das principais combinações.


Cavalinha + Hibisco: Nessa combinação há maior efeito diurético, sendo essencial para a eliminação de toxinas, combate a celulite e redução do inchaço, assim como melhora na aparência da pele;
Cavalinha + Chá Verde: Estes dois chás combinados podem promover maior efeito termogênico, aumentando a queima de gordura e, consequentemente, favorecendo a perda de peso;
Cavalinha + Gengibre: Juntas, essas substância podem aumentar o metabolismo, elimina toxinas e combater a retenção de líquidos, favorecendo tanto a perda de peso quanto o bem estar e saúde;
Cavalinha + Canela: Esta dupla é essencial para reduzir a inflamação e o acúmulo de gordura, melhorando sua absorção, além de favorecer a saúde intestinal e digestiva.

Benefícios

Veja abaixo alguns dos inúmeros benefícios que o suplemento da cavalinha proporciona:

#1
Tratamento de pele

Por ser rica em minerais, a cavalinha pode oferecer maior saúde para nossa memória celular. Isso oferece uma proteção rápida e duradoura contra o reaparecimento de infecções cutâneas.

Alguns desses, como o ferro, potássio e cálcio, podem também aumentar a síntese do colágeno, uma das principais proteínas presentes nos tecidos.

O colágeno proporciona à pele mais hidratação, proteção, elasticidade, além de prevenir o envelhecimento precoce, deixando-a com um aspecto mais saudável e jovial.

Além disso, a cavalinha possui ação antioxidante, o que a ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, evitando a degradação do colágeno. Pode também fornecer proteção contra os raios UV, que podem causar tanto o envelhecimento, como doenças de pele.

#2
Ajuda a desinchar o corpo

Esse produto pode agir sobre a diurese, o que o proporciona a capacidade de reduzir o inchaço. A cavalinha pode prevenir e combater a retenção de líquidos, caracterizada pelo acúmulo anormal de água no corpo.

Graças à presença de saponinas e flavonóides, substâncias com ação diurética ela impede que a retenção cause inchaço nos braços, pernas, rosto, costas e barriga.

Além disso, pode auxiliar na eliminação de toxinas, prevenir o aparecimento de celulite e outros sintomas associados a esse problema.

Essa ação ainda apresenta outros benefícios como a proteção à saúde dos rins e o emagrecimento, visto que, esse acúmulo pode causar um aumento significativo no peso.

#3
Redução de peso

A cavalinha também pode oferecer benefícios emagrecedores. Em sua composição encontramos substâncias antioxidantes, diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes.

Essas substâncias podem auxiliar em processos importantes para a perda de peso, como a termogênese, levando a um maior gasto calórico e queima de gordura através da aceleração do metabolismo, que utiliza as células lipídicas (gordura) como fonte de energia.

Também inibe a retenção de líquidos, que pode causar sensação de inchaço e edemas, isso porque é rica em saponinas e flavonoides, que atuam como diuréticos.

#4
Reduz a pressão arterial

De acordo com pesquisas, a Cavalinha pode ser coadjuvante na redução da pressão arterial elevada. Podemos atribuir isto à sua capacidade de combater a retenção de líquidos dos vasos sanguíneos.

Esta ação diminui a pressão ou esforço realizado pelo coração no movimento de contração (batimentos), facilitando o bombeamento e transporte de sangue e, por sua vez, reduzindo a hipertensão.

#5
Combate infecção urinária

O efeito diurético proporcionado pela Cavalinha pode auxiliar no combate às infecções no trato urinário. Isto ocorre porque ao aumentar a quantidade de urina, este produto faz com que mais toxinas e bactérias sejam excretadas. 

Desta forma, há maior prevenção contra infecções, além de auxiliar no tratamento de outras doenças como cistite e nefrite, por exemplo.

#6
Reduz a glicemia sanguínea

O controle da glicemia é essencial para controlar e prevenir doenças como o diabetes. Estudos sugerem que a suplementação da cavalinha pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue. 

Além disso, tem função importante na regeneração do tecido pancreático danificado, órgão responsável pela liberação da insulina, garantindo seu bom funcionamento. 

Desta maneira, ele auxilia no tratamento da diabetes de maneira natural e segura, potencializando os efeitos dos remédios, além de prevenir o seu surgimento.

Onde comprar?

A Cavalinha pode ser disponibilizada em diferentes plataformas digitais e farmácias. Algumas das marcas e distribuidoras mais conhecidas deste suplemento alimentar são:

  • Oficial Farma;
  • Florien;
  • Unicpharma;
  • Ultrafarma.

No geral, não existe grande diferença entre esses produtos. Mas, segundo especialistas da área de saúde, o consumo de cápsulas manipuladas oferece efeitos mais potentes, sendo a melhor opção.

Desta maneira, gostaria de indicar a DrogaRIO, uma farmácia de manipulação com anos de experiência no mercado e que vem ganhando espaço com sua novíssima plataforma digital.

Seus produtos são conhecidos por sua alta qualidade, eficácia e resultados imediatos, além disso, está farmácia oferece frete expresso e preço justo, sendo acessível a todas as pessoas.

Antes e depois

Para comprovar os resultados mencionados neste artigo, trouxemos aqui a história da Maria Fernanda, que conseguiu perder peso em pouco tempo, além de ter mais saúde e qualidade de vida, acompanhe.

“Oi gente,  me chamo Maria Fernanda e a alguns meses comecei a tomar a Cavalinha da DrogaRIO visando perder peso. Os resultados são surpreendentes! Em poucos dias, você consegue notar a redução no inchaço e retenção de líquidos.

Com o passar do tratamento, as gordurinhas acumuladas vão sumindo e você consegue tanto perder peso como modelar o organismo. E isso nem é tudo, além de me ajudar a emagrecer, a cavalinha reduz as celulites e me dá mais saúde.

Agora, posso afirmar que tenho qualidade de vida e bem estar. Este suplemento é surpreendente e superou todas minhas expectativas. Indico para todas as mulheres que, assim como eu, sofreram por muito tempo com a obesidade, baixa autoestima e problemas de saúde associados a essa condição.

Vale muito a pena!  Veja abaixo o meu antes e depois.”

FOTO ANTES E DEPOIS

Conclusão

Como vimos, o suplemento da Cavalinha vem ganhando cada vez mais popularidade. Podemos atribuir isso aos seus poderosos benefícios, capazes de promover saúde, bem estar e qualidade de vida.

Ela possui um efeito diurético poderoso, capaz de auxiliar em diferentes processos, facilitando a perda de peso, combatendo infecções, melhorando a aparência da pele e muito mais.

De acordo com pesquisas, a suplementação deste extrato pode apoiar a saúde do coração, auxiliar no tratamento do diabetes e muito mais. Sejam quais forem seus objetivos, este produto pode ser seu grande aliado.

Gostou deste artigo, acompanhe mais conteúdos como esse neste site e conheça outros produtos naturais e seus benefícios.