Guia do Bitter Melon → O que é, Como Tomar e Principais Benefícios

Nutrição e bem-estar
Se você está à procura de um produto que aumente sua imunidade, o Bitter Melon pode ser seu grande aliado. Rico em nutrientes e antioxidantes, possui a capacidade de estimular a resposta de defesa do organismo, combatendo infecções e doenças virais.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

O bitter melon, também conhecido como Melão de São Caetano ou Momordica charantial, é uma planta muito utilizada para o tratamento da diabetes.

Existem diversos estudos devido às suas propriedades benéficas para a saúde, como: diminui as taxas de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico, é um grande aliado na perda de peso, entre outros.

Este suplemento é rico em ferro, cálcio e outras vitaminas, além de conter propriedades antibacterianas, sendo totalmente eficaz no combate de infecções e vírus, assim, fortalecendo o sistema imunológico.

Portanto, confira a seguir mais alguns benefícios do bitter melon, assim como para que serve e como tomar.

Resumo do Bitter Melon
Nomes comuns:
  • Bitter Melon;
  • Melão-amargo;
  • Melão-de-São-Caetano;
  • Fruto-negro.
Auxilia em:
  • Combate infecções e doenças virais;
  • Evita a multiplicação de células cancerígenas;
  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue;
  • Desintoxicação do organismo.

 

Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 500mg;
  • 1200mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Tem efeitos colaterais?

Sim, o Bitter Melon pode causar hipoglicemia em pessoas que não tem diabetes e também em diabéticos que aplicam insulina. Por isso, é preciso ingerir este suplemento apenas depois/junto com as refeições ou próximo da hora de aplicar a insulina.

2
Faz bem para tosse?

Sim, o composto possui inúmeros ativos essenciais para a saúde. Dessa forma, ele pode ajudar no tratamento de diversas doenças e problemas de saúde, como a tosse.

3
Tem bula?

A bula não é disponibilizada, pois por se tratar de um composto totalmente natural, não há necessidade. Porém, você pode ver mais detalhes e informações sobre o suplemento neste artigo.

4
Ajuda na menstruação?

Sim, o Bitter Melon tem recomendação terapêutica para regular o fluxo menstrual, além de aliviar as cólicas e os demais sintomas.

Para que serve?

O bitter melon é um composto muito benéfico à saúde, pois ele age em praticamente todo o organismo, além de ser indicado para diversos tratamentos.

Estudos têm mostrado seus efeitos em pacientes com câncer, pois ajuda a evitar a multiplicação de células cancerígenas.

Além disso, ele é um potente anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, indicado como “tônico” do fígado, purifica o sangue e desintoxica o organismo.

Dessa forma, por ser um potente antioxidante, ele ajuda a combater os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Contando também que ele merece destaque por agir na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, sendo vantajoso para os pacientes diabéticos.

Como tomar?

Antes de fazer o uso de qualquer medicamento ou suplemento, é importante estar ciente sobre o seu uso.

Ou seja, independente da indicação, é importante que converse com algum profissional para avaliar qual a dosagem mais adequada para o seu organismo e as contraindicações.

Portanto, as dosagens mais indicadas deste suplemento variam entre 200 a 300mg, podendo tomar entre 2 ou 3x ao dia.

As cápsulas devem ser ingeridas logo após as principais refeições do dia. Portanto, veja também as principais indicações deste suplemento:

  1. Diabetes;
  2. Coadjuvante no tratamento de câncer;
  3. Limpeza do fígado;
  4. Reforça o sistema imunológico;
  5. Reduzir os níveis do colesterol ruim.

Benefícios

Em razão de todas as propriedades mencionadas acima, podemos destacar os seguintes benefícios:

#1
Reduz os níveis de açúcar no sangue

O bitter melon contém excelentes compostos capazes de reduzir os níveis de açúcar no sangue, como fitonutrientes e insulina.

Ou seja, ele é uma excelente alternativa para diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a síntese de glicogênio nas células do fígado, auxiliando no tratamento em pacientes com diabetes.

Dessa forma, ele preserva as células beta-pancreáticas e aumenta a resistência à insulina, bem como a absorção de glicose pelas células do fígado e tecidos adiposos e periféricos.

#2
Auxilia na perda de peso

Em razão de sua capacidade de estimular a degradação de lipídios ou gorduras, o suplemento pode reduzir o acúmulo de gorduras nos tecidos.

Impede também a síntese de triglicerídeos, o que contribui bastante na perda de peso.

Uma outra vantagem é que contém poucas calorias, mas é rico em vitaminas, principalmente a vitamina A, C e K, e minerais, como cálcio, magnésio e potássio. 

Ou seja, além de auxiliar na perda de peso, o bitter melon contribui em diversos aspectos da saúde, proporcionando um bem-estar melhor e mais qualidade de vida.

#3
Propriedades de combate ao câncer

Depois das doenças cardiovasculares, o câncer é a segunda causa de morte no mundo, segundo a OMS. 

Entre os fatores de risco, a genética, mas também o estilo de vida, o sedentarismo ou uma má alimentação podem contribuir para o surgimento de tumores.

Vários estudos vêm sendo feitos para demonstrar a capacidade do Bitter melon de evitar o crescimento e a propagação de células cancerosas.