Guia da Biotina (Vitamina B7) → O que é, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Beleza
Conheça tudo o que você precisa saber antes de comprar (e tomar) sua Biotina,
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

Conhecida por Vitamina B7, a Biotina é uma importante vitamina hidrossolúvel do complexo B cuja suplementação tem sido cada dia mais procurada, uma vez que os alimentos consumidos no Brasil muitas vezes possuem baixas concentrações deste composto.

Nota-se com frequência que a deficiência desta vitamina traz prejuízos tanto à saúde quanto à beleza das pessoas, uma vez que os cabelos ficam enfraquecidos, a pele traz marcas excessivas de expressão e as unhas tornam-se demasiadamente fracas.

Resumo da Biotina
Nomes comuns:
  • Biotina;
  • Vitamina B7;
  • Vitamina H;
  • Coenzima R.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 5mg;
  • 10mg.

A boa notícia é que sua suplementação é de fácil acesso e baixo custo e seus benefícios são notados já na primeira semana de uso.

Muitas mulheres fazem a sua suplementação e notam melhorias drásticas em seus cabelos, unhas e na própria pele do rosto.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Vem com a bula?

A biotina é um produto manipulado, portanto, não é necessário o envio da bula. Nós enviamos junto ao produto um informativo com recomendações de uso.

2
Biotina engorda?

A biotina não engorda, pois ela possui um nível de calorias bem baixo, não sendo capaz de aumentar significativamente o peso das pessoas.

3
Possui efeitos colaterais?

A maioria das pessoas que consomem esta vitamina afirmam não sentirem nenhum efeito colateral. Porém, com o excesso de uso, ela pode causar acnes, náuseas e reações alérgicas na pele.

4
Gestantes podem tomar?

Sim, gestantes podem tomar a biotina. Durante a gestação é gerado um aumento da necessidade da vitamina, tornando-a muito importante para as gestantes.

5
A Biotina altera a menstruação?

Não existem evidências que alegam que a Biotina possa alterar o ciclo menstrual. Sendo assim, no aparecimento deste sintoma, é importante buscar ajuda médica para descobrir as causas da alteração.

6
Pode ajudar a preencher a barba?

Alguns especialistas acreditam que este produto pode auxiliar no crescimento da barba cabelo.

7
Pode causar hipotireoidismo?

Apesar de não alterar diretamente o funcionamento da tireoide, estudos mostraram que a biotina pode simular um hipo ou um hipertireoidismo.

Para que serve?

A Biotina tem diversas funções no organismo, atua como fator coadjuvante no metabolismo dos carboidratos e está presente em inúmeras reações químicas importantes.

Engana-se quem acredita que somente existem benefícios estéticos em seu consumo, seu uso pode aumentar a qualidade de vida e bem estar, embora seja claro que seus benefícios mais facilmente visíveis estejam sim ligados a estética.

Em termos práticos, seu uso se relaciona a uma maior qualidade de cabelos, um crescimento mais acelerado e uma redução dramática da quebra.

Além disso, nota-se também, por ser um item participante da construção física, uma melhora nas unhas, tornando-as mais brilhantes, resistentes e saudáveis.

Muitos médicos recomendam sua suplementação, sobretudo para pessoas que passaram por cirurgias bariátricas e que passam a ter deficiência nas vitaminas do completo B.

Como tomar?

As dosagens de B7 podem variar de acordo com o paciente, normalmente, utiliza-se somente 5mg diários.

É bem comum que se utilize também 10mg diários, em duas tomadas por dia. Uma em jejum, logo ao acordar, outra em um intervalo entre refeições.

Por se tratar de uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve e é absorvida em água, ela não necessita de ser tomada junto às refeições.

Algumas recomendações também são várias para tomar biotina com os melhores resultados:

  1. Ingerir junto a outras vitaminas do complexo B: usá-la em conjunto a outras vitaminas do complexo B pode potencializar os resultados e a absorção;
  2. Evitar excessos desnecessários: por se tratar de uma vitamina solúvel em água, tomar uma dose alta em um horário do dia pode ser desnecessário e a mesma será excretada pela urina;
  3. Evitar irregularidades nas tomadas: por não se acumular no corpo, o ideal é tomar biotina diariamente, sem pular dias e, por conveniência, sempre no mesmo horário.

Combinações

A Biotina é uma vitamina essencial para nossa aparência. Para maximizar estes efeitos sobre o cabelo, pele e unha, é comum associá-las a outras substâncias naturais como por exemplo:

  • Biotina + Zinco e Cobre;
  • Biotina + Ácido Hialurónico;
  • Biotina + Colágeno;
  • Biotina + Cistina; 
  • Biotina + Ácido Pantotênico.

Benefícios

Dada a variedade de reações onde a B7 está presente, seus benefícios são impossíveis de serem completamente listados.

No entanto, abaixo listamos os principais benefícios de sua ingestão:

#1
Melhora do cabelo

Um dos mais visíveis e instantâneos benefícios da biotina é a melhora na saúde dos cabelo.

Nota-se não somente um aumento do brilho, mas uma maior velocidade de crescimento dos fios, que passam a cair menos, quebrar menos e durarem muito mais antes de sua queda.

Diversos artigos científicos e relatos de clientes provam este benefício.

#2
Melhora das unhas

Assim como acontece com o cabelo, a qualidade das unhas é visivelmente melhorada com a utilização desta vitamina.

Mulheres que normalmente deixam suas unhas crescerem muito e que suplementam com biotina, notam que elas crescem mais resistentes e brilhantes.

Diversos estudos científicos suportam esta afirmação.

#3
Melhora da pele

Muitas mulheres notam que, além de reduzir as manchas, a suplementação com este composto é capaz de trazer uma pele mais brilhante, que se renova com maior facilidade.

Em conjunto com Vitamina A, nota-se hidratação extrema e um aumento de autoestima das mulheres que tendem a sofrer mais com rugas.

Isto relaciona-se com a importante função relativa a síntese de colágeno e queratina, para qual a B7 é essencial.

#4
Reduz os cabelos brancos

Além de melhorar a aparência e saúde dos fios, favorecendo seu crescimento, a Biotina (vitamina B7) possui a capacidade de ajudar  na manutenção da pigmentação do cabelo, reduzindo o aparecimento de fios brancos por bastante tempo.

Emagrece ou engorda?

Segundo especialistas, a suplementação da biotina pode aumentar e facilitar o processo de emagrecimento. 

Diferente da crença popular, esta poderosa vitamina pode aumentar o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico e queima de gordura. Desta forma, ela favorece uma perda de peso segura e saudável.

Formas de Biotina

O consumo da Biotina como suplemento alimentar vem ganhando cada vez mais popularidade por seus efeitos positivos na aparência e saúde. Mas, você sabia que além de ser produzido como cápsulas, este produto pode ser encontrado em outras formas?

Sim, algumas formas mais populares no mercado são:

  • Líquido; 
  • Goma;
  • Injetável;
  • Shampoo;
  • Manipulado.
#1
Produto 100% vegano

Um grande diferencial deste produto para outros cosméticos é sua composição 100% natural e vegana, podendo alcançar diferentes públicos com seus poderosos benefícios para pele, unhas e cabelos.

Qual a melhor marca?

Existem diversas marcas para a Biotina, entre as mais populares podemos destacar:

  • Bionatus; 
  • Drogasil; 
  • Droga Raia; 
  • Katigua; 
  • Lowell; 
  • Lavitan; 
  • Ultrafarma; 
  • Maxinutri; 
  • Oficial Farma.

Mas, qual será a melhor marca? Em geral, não existe muita diferença entre esses produtos. Na realidade, especialistas costumam recomendar este produto como manipulação. 

Sendo assim, a marca mais indicada é a DrogaRIO, um poderosa farmácia de manipulação, conhecida por seus produtos de alta qualidade e segurança.

Antes e depois

Acompanhe neste tópico os resultados obtidos por uma internauta satisfeita com os efeitos da biotina em seu cabelo.

“Sou Gabriela Nunes, e a alguns meses estava sentindo meu cabelo fraco, sem brilho e o crescimento era mínimo. Então, comecei a tomar a biotina para melhorar a saúde e aparência dos meus cabelos.

Confesso que no início, não acreditei que os resultados chegariam tão rápido, mas me surpreendi. Em poucas semanas de uso meu cabelo ficou totalmente diferente, as pessoas sempre me perguntavam o que eu fiz para mudar tanto a saúde dos fios.

Indico para todas as pessoas! Agora, com alguns meses de uso, meu cabelo cresceu cheio de vida, brilho e mais forte do que nunca. Acompanhe uma foto dos resultados que tive.”

ANTES E DEPOIS