Guia da Betaína HCL → Para que Serve, Doses e Como Tomar

Nutrição e bem-estar
A Betaína HCL é um ácido que age auxiliando na má digestão, regulando os níveis de suco gástrico e garantindo uma melhor digestão dos nutrientes no organismo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
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A betaína HCL ou trimetilglicina (TMG) é um ácido hidroclorídrico que age para que o organismo não seja afetado por problemas de má digestão, como azia, gases e refluxos, além de prevenir doenças que afetam o estômago e o fígado

Ou seja, pessoas com dificuldade em produzir suco gástrico, usam este suplemento para fazer melhor digestão dos alimentos, potencializando a ação do fluido digestivo.

Além disso, possui uma substância capaz de acelerar a osmose, um processo fundamental para a proteção dos tecidos, moléculas e células do nosso organismo.

Resumo do Betaína HCL
Nomes comuns:
  • Betaína HCL.
Auxilia em:
  • Combater a deficiência de ácido clorídrico;
  • Regulação dos níveis de suco gástrico;
  • Combatendo a má digestão.

 

Dosagens típicas:
  • 100mg;
  • 300mg;
  • 325mg;
  • 650mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Betaína HCL engorda?

Betaína não engorda e, em certos casos, pode ajudar a diminuir o volume abdominal por facilitar a digestão.

2
Possui bula?

Por se tratar de um produto magistral, não acompanha bula.

3
Existe contraindicações?

Não há contraindicações do uso, desde que em dosagens recomendadas.

4
Possui efeitos colaterais?

Não há efeito colateral no consumo de betaína.

Para que serve?

A betaína HCL proporciona melhor funcionamento digestivo, além disso, ela acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gorduras e na absorção de vitaminas e proteínas.

Por conter em sua composição o liotrópico, a betaína HCL ajuda a reduzir e a prevenir o acúmulo de gorduras no fígado, além de colaborar com a perda de peso.

Ademais, serve para suprir a falta de ácido hidroclorídrico, onde a carência desse ácido pode causar problemas infecciosos intestinais, como parasitárias e bacterianas.

Como tomar?

Para melhores resultados é aconselhável fazer uso do produto da seguinte forma:

  1. Para melhorar a digestão: tomar 1 cápsula de 300mg por dia, pela manhã;
  2. Para melhorar a saúde do fígado: tomar 1 cápsula de 150mg até três vezes por dia.

As cápsulas devem ser tomadas acompanhadas de uma refeição, para que haja uma melhor absorção e tenha um resultado mais eficaz.

Benefícios

A betaína HCL atribui diversos benefícios para o nosso corpo, entre eles ressaltamos:

#1
Melhora a digestão

A betaína HCL mantém o sistema digestivo saudável, fazendo com que o organismo consiga absorver mais nutrientes, auxiliando na prevenção de inúmeras doenças gastrointestinais.

Existem alguns alimentos que levam mais tempo para serem digeridos, por exemplo, carnes, arroz e feijão. Ou seja, este suplemento é capaz de acelerar e melhorar o processo de digestão, por meio da ação do ácido clorídrico presente em sua composição.

Além disso, este suplemento também colabora para a reposição da falta de suco gástrico no estômago, sendo capaz de eliminar os refluxos, azia e outros problemas causados pela má digestão.

#2
Melhora a saúde do fígado

Muitas pessoas atualmente sofrem de excesso de gorduras no fígado, e às vezes isso acontece pela má alimentação, excesso de álcool e falta de exercícios, que levam ao sedentarismo.

A betaína HCL tem a capacidade de realizar uma redução nesse acúmulo de gordura, auxiliando na recuperação do fígado e, consequentemente, aumentando a defesa do organismo.

Ademais, possui em sua composição o liotrópico, moléculas capazes de auxiliar na prevenção desse problema.

#3
Melhora qualidade de vida

A betaína além de tudo, consegue melhorar o rendimento muscular, aumentando a potência e força durante os exercícios físicos.

Alguns agentes presentes na betaína HCL favorecem o desenvolvimento físico, estabelecendo a capacidade de aumentar a massa muscular e diminuindo a gordura corporal.

Além disso, a betaína HCL protege e também previne infecções renais e cardiovasculares.