Guia da Astaxantina → O que é, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Nutrição e bem-estar
Tenha uma vida mais saudável com a Astaxantina e seus efeitos antioxidantes.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A astaxantina é um carotenóide, pigmento facilmente encontrado em microalgas, leveduras e camarões, entre outras criaturas marinhas. O salmão do Pacífico, é um dos mais populares portadores dessa substância, visto que é ela que dá ao peixe sua cor rosada.

Seu uso como suplemento vem crescendo cada vez mais, isso se dá graças aos inúmeros benefícios. 

Ela se destaca por sua poderosa ação antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres, evitando que ocorra danos nas células e tecidos, ação benéfica para todo o organismo.

Mas seus benefícios não ficam apenas nos poderes antioxidantes, ela também está repleta de propriedades anti-fadiga e anti-inflamatórias, bem como uma série de outros benefícios para a saúde.

Resumo da Astaxantina
Nomes comuns:
  • Astaxantina.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 4mg;
  • 5mg;
  • 10mg;
  • 12mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Astaxantina emagrece?

Sua ação antioxidante auxilia o corpo no processo de peso, combatendo os radicais livres.

2
Possui bula?

Enviaremos um folheto informativo com instruções de uso.

3
É aprovado pela Anvisa?

Sim, Astaxantina é um composto vastamente estudado e aprovado pela Anvisa.

4
Ajuda a prevenir a celulite?

Não há relação entre seu consumo e a redução da celulite.

Para que serve?

Como já mencionado, esse produto é muito procurado por seus benéficos a saúde, principalmente por ser um poderoso antioxidante. Essa ação dá a ele o poder de prevenir diversas doenças.

Além disso, pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce de todo organismo, principalmente da pele.

Ou seja, pode promover maior saúde da pele, isso porque ela  oferece proteção contra os raios UV, principal responsável pelas doenças de pele. Pode auxiliar ainda evitando o envelhecimento, proporcionando mais viçosidade e um aspecto jovial.

Também é responsável por reforçar nosso sistema imune, promovendo maior proteção contra agentes patogênicos.

Outro de seus benefícios é a melhora na saúde ao coração, regulando os níveis de colesterol, aumentando o fluxo sanguíneo e melhorando a circulação e reduzindo o estresse oxidativo do sangue, retardando a coagulação.

É um grande aliado na prevenção e no controle do diabetes, reduzindo os níveis de glicose no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina.

Ela contém atividade anti-inflamatória e analgésica, propriedades que ajudam a manter a saúde dos olhos, pulmões, estômago e outros.

Como tomar?

Para garantir sua segurança e os melhores resultados é importante sempre seguir as recomendações de uso e respeitar as dosagens.

A dose posologia recomendada é de 1 cápsula de 4mg ao dia.

Dependendo da condição individual, esta recomendação pode variar e deve ser considerada. Algumas recomendações de uso são:

  1. Para obter uma melhor absorção uma boa dica é ingeri-la junto de alguma gordura saudável;
  2. Gestantes e lactantes devem evitar o uso sem acompanhamento médico;
  3. Não associar o uso com bebidas alcoólicas e drogas.

Benefícios

Existem inúmeros benefícios no consumo deste produto, dentre eles, podemos destacar:

#1
Ação antioxidante

A astaxantina contém poderosos antioxidantes, isso dá a ela a habilidade de neutralizar a ação dos radicais livres, impedindo que danifique as células, causando o estresse oxidativo.

Essa ação é importante para prevenir doenças crônicas e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, por exemplo.
 
Além disso, pode ajudar a reforçar nosso sistema imunológico, possibilitando inibir a ação dos agente patogênicos como fungos, vírus e bactérias, evitando assim problemas como infecções, inflamações e doenças virais.

Ele também ajuda a combater o envelhecimento precoce, o que oferece grandes benefícios principalmente para a pele, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão, dando à pele viçosidade e uma aparência jovial.

Ainda mais, pode fornecer maior saúde ao coração, ao cérebro, participar na eliminação de toxinas e ajudar no controle do diabetes.

#2
Protege o cérebro contra doenças neurológicas

Esse produto também tem como função promover proteção ao cérebro. A astaxantina pode ajudar no tratamento de doenças neurológicas como a demência, e também, retardar ou prevenir a taxa de declínio cognitivo, diretamente relacionado ao envelhecimento.

Estudos indicam que doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer podem ser causadas pelo estresse oxidativo das células. 

Por neutralizar os radicais e impedir esse estresse, ela pode promover maior proteção aos neurônios, para que não sejam danificados, ajudando assim a manter e melhorar nossa memória, nossa coordenação motora, prevenindo e evitando a progressão dessas doenças.

#3
Excelente para quem pratica exercícios físicos

O uso da astaxantina vem se tornando popular também entre os atletas. Isso porque ela pode ajudar a potencializar seu desempenho físico durante os treinos.

Ela pode ser benéfica, por exemplo, para aumentar a resistência e reduzir a fadiga muscular, que normalmente aparece após os exercícios. 

Além disso, pode auxiliar na recuperação e prevenção de lesões causadas pelo estresse oxidativo, especialmente entre atletas que praticam exercícios intensivos. Isso acontece graças a sua ação antioxidante, que impede essa oxidação.