Guia da Amora Negra → Benefícios, Como Tomar e Dosagens

Nutrição e bem-estar
A Amora Negra é um suplemento natural muito utilizado por mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, ela é um ótimo tratamento para combater as ondas de calor, irritabilidade, ansiedade e insônia. Saiba mais como ela funciona no artigo abaixo!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A Morus nigra L., popularmente conhecida como amora negra, é uma planta rica em diversas propriedades medicinais. Ela tem ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-séptica, laxante, diurética, calmante, entre muitas outras.

Deve ser por isso que seu uso como suplemento vem crescendo cada vez mais. Seus poderes antioxidantes lhe dão a capacidade de neutralizar a ação dos radicais livres, evitando danos às células que levariam ao estresse oxidativo.

Rica em nutrientes e fibras, propõe ao corpo maior saúde, podendo ser considerada um "tônico” para o organismo, sendo usada para prevenir e tratar diferentes condições como colesterol alto, diabetes, pedra nos rins e até para regular os hormônios femininos.

Resumo do Amora Negra
Nomes comuns:
  • Amora Negra;
  • Amoreira;
  • Amora Preta.
Auxilia em:
  • Reposição hormonal;
  • Combate aos radicais livres;
  • Preveção e tratamento de diferentes condições crônicas;
  • Estimula a atividade do sistema imune.
Dosagens típicas:
  • 500mg.

 

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Amora Negra emagrece?

Por auxiliar o metabolismo de glicose ela pode sim ajudar no processo de emagrecimento.

2
Possui efeitos colaterais?

Não há efeitos adversos no consumo de Amora Negra.

3
Existe contraindicações?

Não existem restrições no uso deste composto.

4
É bom para os cabelos?

Diversas mulheres relatam melhoria do crescimento e da hidratação do cabelo ao utilizar esta fórmula.

Para que serve?

Como mencionado, a amora negra contém poderosos antioxidantes, como antocianinas, ácido elágico e resveratrol, que além de proteger nossas células, podem ajudar na prevenção de doenças.

São esses antioxidantes que garantem apoio e fortalecimento ao nosso sistema imunológico, ajudando a inibir a atividade de agentes patogênicos.

Ainda mais, é benéfica para a saúde da nossa pele. O ácido elágico, contido nesse produto, é um antioxidante que pode ajudar a diminuir as rugas e outros sinais de envelhecimento causados pela exposição aos raios UV.

A amora negra também auxilia na saúde cardiovascular, tanto a tratar, quanto a prevenir problemas como a hipertensão arterial e o colesterol alto, que são fatores de risco para doenças como AVC e infarto.

Um dos benefícios mais procurados do suplemento de amora negra, é para proporcionar equilíbrio no sistema endócrino, se tornando um forte aliado para mulheres com menopausa, ajudando a aliviar os sintomas.

Além disso, tem ação no processo de emagrecimento, isso porque, ele contém antioxidantes e substâncias que inibem o acúmulo de gordura no corpo. 

Também contém fibras, que ao se juntar a essas substâncias, promovem uma ação semelhante à termogênese, aumentando a quantidade de gordura eliminada nas fezes e acelerando o metabolismo da gordura.

Como tomar?

Para garantir os melhores resultados e a sua segurança, é importante sempre seguir as recomendações e respeitar as dosagens.

A dose posológica recomendada é de 250 a 500mg de 2 a 3 vezes por dia. Recomenda-se ingerir 20 antes das refeições.

 Ainda outros benefícios da amora negra são:

  1. Previne a queda de cabelo;
  2. Melhora o funcionamento do fígado e rins;
  3. Traz saúde para os ossos;
  4. Regula a flora intestinal;
  5. Diminui a taxa de glicose no organismo.

Benefícios

Esse suplemento oferece uma série de benefícios para a nossa saúde, que podem nos ajudar a combater e tratar algumas doenças.

#1
Aumento da Imunidade

Diversos fatores podem levar ao enfraquecimento do sistema imunológico, entre eles o estresse, a má alimentação e o consumo excessivo de álcool ou cigarro, o que pode facilitar a entrada de substâncias estranhas no nosso organismo.

Por conter poderosos antioxidantes, como a vitamina C, a amora negra tem a capacidade de reforçar nosso sistema imunológico.

Essa ação é extremamente importante, visto que nossa imunidade inibe a ação de agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias, responsáveis por causar infecções, inflamações e doenças virais, como a gripe e o resfriado.

#2
Regulação dos hormônios na menopausa

A menopausa é o último ciclo menstrual da mulher, é nele que há uma alteração muito grande dos hormônios, o que pode ocasionar diversos sintomas como alteração de humor, fadiga e ondas de calor, além de deixar o organismo feminino mais suscetível à doenças.

A amora negra, possui propriedades que ajudam a controlar os hormônios, principalmente o estrogênio. Essa ação diminui o mal estar causado por essa desregulação, proporcionando sensação de bem estar e melhorando a qualidade de vida feminina.

Com o uso desse produto, o organismo consegue ajustar o sistema endócrino, regulando os níveis hormonais, fazendo com que essa etapa seja mais fácil para as mulheres.

A redução desses sintomas, traz maior qualidade de vida, mesmo durante e depois da menopausa.

#3
Ação anti-inflamatória

A amora negra possui grandes ações anti-inflamatórias. A inflamação é um processo natural do nosso organismo. Ela é uma resposta sobre algum dano causado por agentes patogênicos como vírus e bactérias.

Porém, em alguns casos a inflamação pode ter um período prolongado, o que acaba destruindo os tecidos, tornando mais fácil contrair doenças graves. Esse produto age para cessar a  inflamação.

Por ser rica em antioxidantes e outros nutrientes, ela pode fazer com que nosso organismo utilize e produza substâncias que combatem a inflamação.

Devido a essa ação, a amora negra vem sendo utilizada para o tratamento de doenças inflamatórias. Além disso, ela auxilia no processo de cicatrização da pele e trata feridas no corpo.