A alcachofra é uma planta que possui diversos efeitos benéficos (detox) para a saúde, por exemplo, estimula a secreção biliar, ajudando assim a aliviar problemas digestivos.
É muito conhecida por ser pouco calórica e repleta de proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais, que fornecem muitos benefícios à saúde.
Seus antioxidantes, ajudam a combater os radicais livres e seus efeitos nocivos, contribuindo na prevenção precoce das células, estimular a produção de glóbulos brancos e fortalecer o sistema imunológico.
Essa ação positiva sobre as defesas naturais do organismo é igualmente reforçada por ser rica em vitamina C, K e B9, assim como minerais, como o magnésio, o cálcio, fósforo e potássio.
Resumo do Alcachofra | |
---|---|
Nome comum: |
|
Auxilia em: |
|
Dosagens típicas: |
|
A Alcachofra melhora a sensibilidade à insulina, dessa forma, ela ajuda a metabolizar os carboidratos de forma mais eficiente, evitando o ganho de peso devido à distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2 e doença policística do ovário.
Não, muito pelo contrário, o uso de Alcachofra pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com os níveis já elevados. Isso acontece porque ela é uma boa fonte de potássio, o que auxilia na regulação arterial.
Sim! O suplemento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a extratos de Alcachofra, pacientes com doença obstrutiva das vias biliares, crianças menores de 12 anos, grávidas e lactantes.
Caso apresente algum desses quadros, é importante ter um acompanhamento médico para melhores orientações.
Não, essa substância tem propriedades antioxidantes e ainda protege os rins da excreção de oxalatos (que pode levar a formação de cálculos renais) e também da exposição ao cádmio.
Devido aos seus compostos, melhora principalmente a função hepática, favorecendo a perda de peso, agindo indiretamente em todo o organismo.
Além disso, contém quantidades significativas de potássio, conhecido por seus efeitos diuréticos.
Logo, é indicada para combater a retenção de líquidos e promover a purificação de todo o organismo.
Possui diversos efeitos positivos sobre o sistema imunológico, a prevenção de problemas cardiovasculares, e ainda uma melhor digestão.
Para aproveitar todos os compostos ativos do suplemento e assim, potencializar seus efeitos, recomenda-se tomar 1 cápsula, três vezes ao dia, de preferência antes das refeições e com um pouco de água.
No entanto, antes de tomar, deve-se tomar os seguintes cuidados:
Em razão de todas as suas propriedades terapêuticas, podemos destacar os seguintes benefícios:
Taxas altas de colesterol são muito preocupantes, uma vez que é um fator de risco para doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morte atualmente.
A alcachofra contém princípios ativos que são capazes de retardar ou prevenir a oxidação dos lipídios, tais como o LDL (o colesterol ruim), o que permite combater a arteriosclerose, que se caracteriza por acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
Com a ajuda da cinarina e luteolina, duas de suas moléculas ativas, a alcachofra fortalece a função do fígado e da vesícula biliar, estimulando a produção de bile.
Dessa forma, protege o fígado de toxinas, tendo resultados na diminuição de inflamações e de sobrecargas de gordura, e assim, melhora a saúde do fígado.
Além disso, tem a capacidade de estimular o crescimento de novos tecidos hepáticos.
É um suplemento que ajuda a equilibrar a taxa de açúcar no sangue, podendo auxiliar no diabetes ao estimular determinadas enzimas importantes no controle da glicemia.
De fato, a fibra solúvel pode agir como uma substância útil contra o diabetes.
Estudos foram feitos e mostraram que pacientes com índice glicêmico alto ao consumirem o extrato de alcachofra, apresentaram uma redução considerável da glicemia no sangue.