Guia da Alcachofra → Benefícios, Funcionamento e Dosagens

Nutrição e bem-estar
Entenda as atuações e benefícios da Alcachofra, um extrato natural rico em nutrientes, antioxidantes e fibras, importante para otimizar a saúde e funcionamento de todo o organismo.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica
Você vai ler: FAQ / Para que serve? / Como tomar? / Benefícios /

A alcachofra é uma planta que possui diversos efeitos benéficos (detox) para a saúde, por exemplo, estimula a secreção biliar, ajudando assim a aliviar problemas digestivos.

É muito conhecida por ser pouco calórica e repleta de proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais, que fornecem muitos benefícios à saúde.

Seus antioxidantes, ajudam a combater os radicais livres e seus efeitos nocivos, contribuindo na prevenção precoce das células, estimular a produção de glóbulos brancos e fortalecer o sistema imunológico.

Essa ação positiva sobre as defesas naturais do organismo é igualmente reforçada por ser rica em vitamina C, K e B9, assim como minerais, como o magnésio, o cálcio, fósforo e potássio.

Resumo do Alcachofra
Nome comum:
  • Alcachofra;
  • Cachofra;
  • Alcachofra-hortense;
  • Alcachofra rosa.
Auxilia em:
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Contribui na saúde hepática;
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue;
  • Promove perda de peso saudável.
Dosagens típicas:
  • 250mg;
  • 500mg.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Ajuda a emagrecer?

A Alcachofra melhora a sensibilidade à insulina, dessa forma, ela ajuda a metabolizar os carboidratos de forma mais eficiente, evitando o ganho de peso devido à distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2 e doença policística do ovário.

2
Alcachofra aumenta a pressão?

Não, muito pelo contrário, o uso de Alcachofra pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com os níveis já elevados. Isso acontece porque ela é uma boa fonte de potássio, o que auxilia na regulação arterial.

3
Tem contraindicação?

Sim! O suplemento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a extratos de Alcachofra, pacientes com doença obstrutiva das vias biliares, crianças menores de 12 anos, grávidas e lactantes.

Caso apresente algum desses quadros, é importante ter um acompanhamento médico para melhores orientações.

4
Faz mal para os rins?

Não, essa substância tem propriedades antioxidantes e ainda protege os rins da excreção de oxalatos (que pode levar a formação de cálculos renais) e também da exposição ao cádmio.

Para que serve?

Devido aos seus compostos, melhora principalmente a função hepática, favorecendo a perda de peso, agindo indiretamente em todo o organismo.

Além disso, contém quantidades significativas de potássio, conhecido por seus efeitos diuréticos.

Logo, é indicada para combater a retenção de líquidos e promover a purificação de todo o organismo.

Possui diversos efeitos positivos sobre o sistema imunológico, a prevenção de problemas cardiovasculares, e ainda uma melhor digestão.

Como tomar?

Para aproveitar todos os compostos ativos do suplemento e assim, potencializar seus efeitos, recomenda-se tomar 1 cápsula, três vezes ao dia, de preferência antes das refeições e com um pouco de água.

No entanto, antes de tomar, deve-se tomar os seguintes cuidados:

  1. É contraindicado para grávidas e crianças menores de 12 anos;
  2. É contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a extratos de alcachofra;
  3. Pacientes com cálculos biliares devem consultar o médico, pois estimula a produção de bile;
  4. Em qualquer outra condição de saúde, recomenda-se conversar com um profissional de saúde para avaliar se há alguma contraindicação. 

Benefícios

Em razão de todas as suas propriedades terapêuticas, podemos destacar os seguintes benefícios:

#1
Reduz os níveis de colesterol

Taxas altas de colesterol são muito preocupantes, uma vez que é um fator de risco para doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morte atualmente.

A alcachofra contém princípios ativos que são capazes de retardar ou prevenir a oxidação dos lipídios, tais como o LDL (o colesterol ruim), o que permite combater a arteriosclerose, que se caracteriza por acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

#2
Melhora a saúde do fígado

Com a ajuda da cinarina e luteolina, duas de suas moléculas ativas, a alcachofra fortalece a função do fígado e da vesícula biliar, estimulando a produção de bile. 

Dessa forma, protege o fígado de toxinas, tendo resultados na diminuição de inflamações e de sobrecargas de gordura, e assim, melhora a saúde do fígado.

Além disso, tem a capacidade de estimular o crescimento de novos tecidos hepáticos.

#3
Diminui a glicemia

É um suplemento que ajuda a equilibrar a taxa de açúcar no sangue, podendo auxiliar no diabetes ao estimular determinadas enzimas importantes no controle da glicemia.

De fato, a fibra solúvel pode agir como uma substância útil contra o diabetes.

Estudos foram feitos e mostraram que pacientes com índice glicêmico alto ao consumirem o extrato de alcachofra, apresentaram uma redução considerável da glicemia no sangue.